Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

sábado, 29 de maio de 2010

TURMALINA TAMBÉM ESTÁ NA LUTA

Retiramos este comentário da Postagem: O PROFISSIONAL ENGANADO É A VÍTIMA...
"OLA , SOU MONITORA DE CRECHE A 8 ANOS EM TURMALINA (MG), TRABALHO 8 HORAS CORRIDAS COM CRIANÇAS DE 1 A 4 ANOS.DESDE QUE COMECEI A TRABALHAR LUTAMOS POR UM DIGNO SALARIO, MAS ESTAMOS ATE HOJE COM O MINIMO(510,00).ATE O ANO DE 2008 QUEM ERA RESPONSAVEL PELA CRECHE ,ERA ASSISTENCIA SOCIAL,AI EM 2009 A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COMEÇOU A SE RESPONSABILIZAR PELA CRECHES,LUTAMOS PARA TERMOS MELHORIA DE SALARIO , MAS NÃO CONSEGUIMOS ALEGARAM QUE PRIMEIRO DEVE TER A MUDANÇA DO PLANO DE CARREIRA, POIS ATE ENTÃO CONSTA QUE PARA TRABALHAR NA CRECHE ERA PRECISO TER 8ª SERIE, E COM FUNÇÕES LIMPAR E CUIDAR DE CRIANÇAS.MAS ESTAMOS INDIGNADOS POIS DESDE 96 A LDB, DEIXA CLARO A VALORIZAÇÃO QUE DEVERIAMOS TER,ATUALMENTE JA CURSEI PEDAGOGIA E NADA MELHOROU ESTAMOS NA ESPERA DA MUDANÇA NO PLANO DE CARREIRA."
Seja bem vinda,
Assim como vocês, nós também encontramos dificuldades quando descobrimos que o cargo estava em desacordo com a legislação federal e fomos reivindicar nossos direitos.
Este blog é uma pequena contribuição nossa com informações sobre o assunto, aqui já reunimos vários municípios que também estão na luta por reconhecimento e valorização, alguns inclusive criaram seus blogs como Iporá-GO e Balneário Camboriú-SC que nos mantêm informados como andam as negociações por lá.
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Precisamos de união para fazer valer a legilação federal, existem municípios em que os auxiliares de creche conseguiram justiça, como São Paulo-SP, Alegre-ES, Cubatão-SP, Osasco-SP, Poconé-MT, entre outros, sendo reconhecidos como Professores de Educação Infantil.
Aqui em Angra também fizemos concurso a nível fundamental, porém as creches já pertencem a Secretaria de Educação há muitos anos, mas nosso cargo permanece até hoje estagnado como se ainda pertencesse a ação social, como se ainda as autoridades não soubessem que creche é um espaço para a educação e o desenvolvimento das crianças, sendo assim quem atua em sala de aula é professor.
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Exercemos as funções de cuidar e educar, atribuições estas do Professor de Educação Infantil, muitos auxiliares já possuem a formação em magistério, conforme exige a LDB/1996, enquanto outros terão a formação em breve, mas devido ao erro no edital do concurso referente ao nível de escolaridade, temos que trabalhar exercendo uma função complexa e de grande responsabilidade como a nossa, mas sem receber por isso, mesmo tendo a formação exigida pela LDB/1996.
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Dê uma conferida em nossas postagens, principalmente as de Janeiro e Fevereiro, se você tiver mais alguma informação, não deixe de nos passar. No mais estamos a disposição para troca de figurinhas.
Um abraço.

domingo, 23 de maio de 2010

Bertioga...

Comentário retirado da postagem: BERTIOGA NA LUTA!

Anônimo disse...

"Boa tarde, pessoal, estava ausente, pois fiquei sem net, mas já consegui ler todas as postagens!!!
Continuamos na luta, como falei a última vez, um vereador da cidade fez a indicação para que o executivo fizesse o nosso reenquadramento. Como sabemos como tudo funciona na Secretária de Educação, descobrimos que o nosso processo, ficou parado dentro de uma gaveta, por dois meses. E para nossa surpresa, dois meses depois, saiu um decreto que nos transferia para a Secretária da Ação Social, onde iriamos trabalhar com menores infratores, crianças de 0 a 18 anos. Ficamos indignadas, pois, tudo seria diferente do edital do nosso concurso, desde perfil dos atendidos até a carga horária, que seriam 12 horas. Procuramos advogado, vereador, prefeito, e enfim conseguimos conversar com a Secretária da Educação. Está se mostrou bem solícita, e nos garantiu que o nosso processo vai andar. Tudo agora vai depender do jurídico...Mas tenho muitas esperanças que tudo se resolva logo.
Qualquer novidade volto a postar!!!"

Cada dia nos surpreendemos mais com esses gestores caras de pau, eles fazem de tudo para nos barrar, será que não vêem que merecemos ser valorizados? Será que não vêem que nossas atribuições são sim incompatíveis com o grau de instrução e com o salário que recebemos?
Nós em Angra também estamos esperando (sentadas) o nosso processo andar, quando eles não querem não adianta, fingem-se de mortos.


quarta-feira, 19 de maio de 2010

SERÁ QUE AS COISAS MUDARAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL???

Postagem retirada do blog:http://sindsepforte.blogspot.com/

"A história das creches e o preconceito no magistério

Quero falar da integração dos CEIs à rede municipal de ensino desde 2002, mas vamos primeiro deixar as coisas às claras. Os primeiros registros sobre creches no Brasil datam de 1879, e apontam para a preocupação quanto ao que fazer com o filhos de mulheres trabalhadoras pobres e escravas.


Os patrões não queriam a responsabilidade de criar os filhos negros que já nasciam livres. Lembrem-se: 1850 - proibição do tráfico de escravos; 1871 - lei do ventre livre. As creches, durante 100 anos, mais do que uma pressão das trabalhadoras e do movimento feminista, até a década de 1980 foi demanda dos patrões, de donos de escravos a donos de fábricas. A visão que funda a creche, portanto, não é voltada para a criança, ou mesmo para a mulher, mas a das necessidades oligárquicas e posteriormente capitalistas. A creche era pobre porque era para pobres (e negros): crianças e mães. Os movimentos sociais que se deram nas últimas 3 décadas, inclusive resultando nos textos da Constituição de 1988, ECA, LDB e Plano Nacional de Educação e FUNDEB, transformaram o conceito de creche e de direito da criança.

Mas simplesmente mudar o viés de origem das creches ainda é tarefa diária. Em 1996, durante as eleições municipais, o ex-secretário da educação do estado de São Paulo de Quércia, e de Serra (até 2006), Pinotti, sugeriu que a função de educadoras de creche fosse desempenhada por internas da Febem, para ocupar mão-de-obra ociosa, assim como Jânio queria aproveitar espaços ociosos dos metrôs para creches. Essas aberrações conceituais parecem não ter sido enterradas no século XX."

Esse trecho do texto nos fêz lembrar de Recife onde a Secretaria de Educação, segundo Aline Marques, encheu as creches de estagiários para "economizar,"recrutando até crianças de sezesseis anos até para o berçário.

"As professoras nos CEIs (na SME desde 2002) levaram alguns anos para conquistar férias coletivas e recesso em dezembro, e ainda não possuem recesso em julho como se o trabalho com crianças pequenas fosse menos desgastante. Somente em 2009 que realmente passou-se a ter condições reais das professoras realizarem as 5 horas semanais de planejamento. Aspas: todas as conquistas foram pagas pela população sem programas alternativos para pais que necessitam de creche (e pré-escola) para poder trabalhar.

Se o trabalho do professor na creche custa para ser valorizado, sua história é literalmente jogada ao lixo. A maior demonstração de desvalorização do trabalho realizado nas creches é a visão com que SME pensa o tempo antes das transformações de cargo pela lei 13574/03. Exceto pela remoção e atribuição, esse tempo anterior não vale nada para a educação."

As antigas ADIs de São Paulo foram beneficiadas pela lei 13574/03 da vereadora(na época) Claudete Alves, sancionada por Marta Suplicy, lei esta que dá base para todos os outros processos de regularização do cargo em muitos municípios.

"Para eles não importa se o Governo Erundina já traçava diretrizes pedagógicas, capacitação das ADIs e a elaboração dos projetos pedagógicos nas creches, já preocupada com a questão da leitura e escrita (veja mais imagens de material daquela época no painel A história roubada). Querem nos culpar se Maluf e Pitta sucatearam nossas creches. Querem negar que os novos Diretores de Equipamento Social já construíam e reformulavam os projetos pedagógicos antes mesmo da lei da transformação dos cargos assinada por Marta."


Observem que a Governadora Luíza Erundina, já se preocupava com o bem estar das crianças e dos profissionais de creches, enquanto Pitta e Maluf estragaram o que ela havia feito. Esse é o reflexo do bom e mal administrador.

"Alegam que não tínhamos o diploma necessário. Mas foi na Psicologia, diploma do qual me orgulho, que aprendi que não se promove o ser humano negando-lhe sua história. Não há aprendizagem que nasce do vazio. A pós em Gestão Escolar que fiz para transformar o cargo em Diretor da Escola só confirmou o que eu já sabia: a Pedagogia não prega o preconceito, a discriminação e a desconstrução histórica do indivíduo. Então, essa é uma posição política.
Então, que educação é essa proposta por SME? Por qual educação estará condenado o futuro de nossa cidade?
Insisto em tratar tal questão como política, porque sequer há motivações jurídicas para nos negarem a contagem de tempo. Todas as consultas ao Conselho Municipal de Educação trataram nosso tempo como de magistério.

É algo que nos entristece, como pode negar as antigas ADIs o tempo que trabalharam de forma irregular, por culpa dos gestores, cumprindo a mesma função? Se não tinham ainda o diploma de magistério foi por culpa dos administradores que não exigiram esse nível de escolaridade no concurso.

As creches são consideradas educação básica desde a Constituição de 1988. A LDB passou a exigir o magistério dos profissionais da educação e a formação dada pelos municípios em 1996, porque revelou um país desigual com milhares de professores, reconhecidos, porém chamados leigos porque não tinham tal formação inicial. O Plano Nacional de Educação (2001 a 2010) estabeleceu metas para essa formação e integração das creches (com responsabilidade dos Estados e Munícipios) porque identificou a necessidade de uma educação de qualidade com parâmetros nacionais desde a creche.

O que é então, SME e a Prefeitura de São Paulo? Um país com própria carta magna e leis específicas? A interpretação dada pela Procuradoria Geral do Município seguindo a cartilha de SME, só demonstra que o preconceito e discriminação que sempre estigmatizaram a história das creches, agora assumem uma dimensão política, administrativa e jurídica. Quero deixar claro: é só uma interpretação.

Assim como foi revertido o parecer que permitiu a contagem de tempo do Diretor de Equipamento Social, a Prefeitura pode reverter o parecer que impede PEIs de se aposentarem. E SME pode regulamentar que nosso tempo conte para evolução funcional. A aposentadoria é uma emergência, e a evolução, uma necessidade.

Quero deixar claro também: não precisamos, pelo menos agora, de mudar a lei, a Constituição ou debater mudanças nacionais para resolver o problema em São Paulo. Falta vontade política, e, portanto, precisa-se de pressão dos servidores. Dia 20 vou estar no ato em SMG às 14 horas. Penso que todos devem fazer o mesmo: jus a nossa história."

Este último parágrafo deveria servir de exemplo para todos auxiliares de creches do Brasil , entendemos que se possível, os Professores de Desenvolvimento Infantil de São Paulo assim como o Diretores de Equipamento Social, através da união mudam até a constituição e as leis afim de resolverem suas pendências, enquanto em outros lugares é preciso implorar para os auxiliares participarem de uma simples reunião de sindicato, sabemos que a perseguição é algo covarde praticado por pessoas covardes, e muitos não tem estrutura para enfrentar essa situação que realmente é terrível, mas sabemos também que se houvesse união, eles não teriam como perseguir todos ao mesmo tempo!

PARABÉNS AO PREFEITO DE JAÚ-SP!

Comentário retirado da postagem:SÓ FALTAVA ESSA!.‏

Quando há vontade política nada é difícil nem impossível como alegam alguns gestores da educação...

"Prefeito inclui recreadoras em plano e concede aumento

O prefeito Osvaldo Franceschi Junior (PV) se reuniu na noite de ontem com as cerca de 50 recreadoras da rede municipal de ensino para anunciar que elas serão incluídas no Plano de Carreira e no Estatuto do Magistério, que é revisto pela Secretaria de Educação de Jaú.


Isso significa que as recreadoras terão os salários reajustados para o máximo da categoria, cerca de R$ 1 mil, válidos a partir do próximo mês. Após a revisão do Estatuto do Magistério, os vencimentos serão equiparados ao piso nacional da educação, que recentemente subiu de R$ 1.026 para R$ 1.312. Além disso, a categoria terá direito a receber as sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Incorporação

No último mês de fevereiro, o prefeito havia se reunido com grupo de recreadoras que reivindicava a incorporação de suas atribuições no Plano de Carreira e no Estatuto do Magistério, como ocorre com outros profissionais da educação. Na época, Franceschi afirmou que analisaria a viabilidade jurídica.


“Nossa assessoria jurídica aprovou. Fiquei muito feliz em poder dar essa notícia”, disse. Agora, Franceschi vai encaminhar à Câmara lei complementar que legaliza a incorporação.

A recreadora Elisandra Cristina Delovo Fernandes, uma das profissionais que encabeçaram a reivindicação há cerca de um ano e meio, comemorou a incorporação.

“O prefeito fez questão de falar com a gente. Ficamos satisfeitas porque foi uma luta.” (PD) "
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Por Elisandra C. D. Fernandes

Temos que parabenizar ao prefeito que tomou a frente e regularizou a situação vergonhosa das recreadoras de Jaú-SP, e também as recreadoras que lutaram com muita garra até a vitória. Até quando nós de Angra dos Reis esperaremos uma resposta da Secretaria de Educação/ Administração já que cumprimos nossa parte abrindo um processo administrativo conforme nos foi solicitado, com pedido de regulamentação do nosso cargo?

OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM COM EDUCAÇÃO PRECISAM SER VALORIZADOS!

terça-feira, 18 de maio de 2010

DO CÉU SÓ CAI CHUVA...

Postagem retirada do FORUM DE EDUCAÇÃO DO SINDSEPRE

Resolvemos fazer esta postagem somente para mostrar para nossos amigos ociosos que somente com união e muita luta se alcança objetivos...

"JOÃO DA COSTA, PODE ESPERAR, A NOSSA LUTA VAI CONTINUAR!!"

"Hoje os servidores da educação grevistas, juntamente aos demais servidores (IASC, URB) se reuniram no pátio da PCR, às 9h para aguardar a resposta do prefeito, no entanto ainda não foi dessa vez. O que ficamos sabendo é que o projeto de lei de reajuste dos servidores já deve está indo para Câmara dos Vereadores.


Assim, resta por um lado a esperança da sensibilidade do Prefeito em contemplar as categorias do nível médio da PCR, a ampliação e descongelamento da gratificação do exercício da profissão dos quase 2 mil servidores da educação, e a isonomia do IASC, por outro lado surge o sentimento de medo e indignação de mais uma vez ter as reivindicações negadas.

PROTESTO DE SEGUNDA -Os servidores da educação, ADI´s e AAE´s vestiram sacos de lixo no corpo e fitas pretas no braço, como forma simbólica de protesto ao tratamento que vem sendo recebido da gestão do Secretario de Educação nestas nesgociações salariais.
depois, ENTRAMOS NO PRÉDIO, APITAMOS, GRITAMOS, CANTAMOS!!!!
e assim, terminou o movimento de hoje, com o aviso:

"JOÃO DA COSTA PODE ESPERAR, A NOSSA LUTA VAI CONTINUAR!!!!""

AMANHÃ, TERÇA FEIRA, TODOS NO PÁTIO DA PCR 9h
À TARDE, CÂMARA DOS VEREADORES,
VAMOS À LUTA!!!"


O que conseguiram foi pouco com relação ao que merecem, mas imaginem se ficassem esperando cair do céu!

vejam abaixo o desfecho:

FIM DE GREVE, ALGUNS AVANÇOS!

"Graças à luta, mobilização e pressão dos profissionais da educação não-docentes, conseguimos reverter a situação que nos encontrávamos.

Com o projeto de lei de reajuste já enviado à Câmara dos Vereadores, o Prefeito João da Costa, pressionado pelos servidores, sensibilizou-se e descongelou a gratificação de exercício da profissão, ampliando e contemplando cerca de 1.965 profissionais da educação não docentes, ADI´s, AAE´s, ADPP´s e ASG´s de escolas, creches, gerências, secretarias, etc.

O valor da gratificação foi para R$100 e mais o reajuste de 6,13% no salário e serão retroativos ao mês de março, chegando na folha dos servidores ainda neste mês.

Ainda que os servidores da educação só tenham avançado basicamente em uma pauta, ficando as demais pendentes, como: a equiparação do difícil acesso, ampliação do Profuncionário, recesso em julho (creches), reconhecimento da formação pedagógica dos ADI´s, redução de carga horária, entre outras, consideramos, ainda assim, que esta campanha salarial representa um avanço na luta dos servidores da Prefeitura do Recife.

Parabéns a todos e todas, Vamos continuar a luta sempre!

Agradecemos o apoio do Presidente da Câmara, o Vereador Múcio Magalhães e a mediação da comissão de vereadores, nas negociações."

Em Recife a luta continua firme com a intenção de que a função dos ADIs sejam reconhecida como função docente, alguém tem dúvidas que conseguirão???

O Profuncionário é um curso oferecido pelo governo federal em parceria com estados e municípios para capacitar em nível médio a distância os profissionais nas seguintes habilitações: gestão escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos e meio ambiente e manutenção da infraestrutura escolar.

Está aí uma boa dica para os Sindicatos que realmente se empenham em conquistar o melhor para o servidor público pressionar o poder público a fim de trazerem esse curso para Angra dos Reis, nossos amigos zeladores e merendeiras dentre outros que estão incluídos nesse projeto agradecerão!

domingo, 16 de maio de 2010

NENHUM DE NÓS É MELHOR QUE TODOS NÓS JUNTOS.

Bertold Brecht (1898-1956)
Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negroEm seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei
Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.

Martin Niemöller, (1892-1984)
Um dia vieram e levaram o meu vizinho que era judeu.
Como não sou judeu, não me incomodei.
No dia seguinte, vieram e levaram outro vizinho que era comunista.
Como não sou comunista, não me incomodei.
No terceiro dia vieram e levaram o meu vizinho social-democrata.
Como não sou social-democrata não me incomodei.
Quando vieram buscar os sindicalistas não disse nada
não sou sindicalista
Quando vieram e me levaram já não havia ninguém para se ouvir...

E assim caminha a humanidade, não enxergam que calar-se diante de injustiças somente contribui para que mais injustiças sejam feitas, na verdade, talvez enxergar não seja o problema, talvez a covardia e o medo impeça um ato de companherismo e justiça. Isso sem falar daqueles que possuem o pensamento que está certo mesmo o que está acontecendo, afinal se estivessem no papel de superior também teriam a mesma linha de ação.
Seja como for, diante de pessoas conformadas e silenciosas os perversos se engrandecem e ficam livres para dizimar quem bem entenderem. Se as aflições e os medos fossem superados, e as pessoas reagissem contra mentiras e injustiças, jamais chegaria a vez em que você fosse levado.
Unidos e munidos com a verdade somos mais fortes!

Brincar com a criança faz com que ela se torne um adulto melhor!

Postagem retirada do Blog:Creche Municipal Odetinha Vidal de Oliveira

Abaixo podemos ver o quanto é importante nossa função, como contribuímos para o desenvolvimento das crianças num todo. Em um trecho da postagem a autora Bruna Valeriano cita que as crianças que não brincam desenvolvem algumas sequelas que precisam de tratamento.


A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

"Brincar faz parte do ser criança. A brincadeira instintivamente é usada pelo bebê para descobrir o mundo. Brincando a criança descobre o mundo, como ele funciona, aprende, se desenvolve, experimenta. Brincando a criança vai adquirindo noções espaciais, produz sons, desenvolvem o cérebro para funções como a fala e o andar, auxiliando no seu desenvolvimento global.
*
Os tipos de brincadeira e a forma de brincar se modificam de acordo com a etapa de desenvolvimento que a criança apresenta. A criança exercita e organiza o pensamento, a noção de individualidade, a linguagem, a necessidade de perseverar entre outros. Na brincadeira a criança exprime seus medos, desejos, experiências. De forma simbólica o brinquedo torna-se um meio de expressão.
*
Se o brincar é algo tão importante no desenvolvimento da criança, é também fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da fala. A adequada aquisição e desenvolvimento da comunicação depende de vários fatores, entre eles: o biológico, o afetivo e o social.
*
Entre os aspectos biológicos, podemos destacar o processo de maturação do sistema nervoso central, ou seja o sistema nervoso central vai evoluindo, se especializando e todas as suas funções também. O Sistema Nervoso Central é responsável pelo desenvolvimento global do indivíduo.
*
Os aspectos afetivos e sociais são a interação com a criança, o estímulo, a confiança transmitida a ela, a atenção dada a criança e tudo referente ao meio ao qual ela pertence. A criança aprende por intermédio da interação com o ambiente, essa interação é também é realizada com o ato de brincar. Brincando os pais conversam com o bebê, apresentam-lhe objetos, aos poucos será por meio do balbucio (um brincar com os sons) a criança irá imitar os sons que ouve.
*
No bebê, a brincadeira é uma forma de interação do adulto com ele, o bebê sozinho ainda não é capaz de simbolizar e usar a brincadeira para isso. Logo, o brincar inicial do bebê é uma experimentação do mundo, ele manuseia objetos, joga, bate, empilha explora o mundo de forma ainda primária condizente com a sua fase, denominada pelos especialistas de fase sensório-motora (etapa inicial do desenvolvimento cognitivo corresponde a aproximadamente os dois primeiros anos de vida).
*
Quando a criança começa a simbolizar, fase da brincadeira simbólica, construída gradativamente, propicia que a linguagem evolua com mais rapidez, assim a linguagem influencia na evolução da brincadeira e a brincadeira auxilia na evolução da linguagem.

*
A falta de brincadeira pode deixar seqüelas, como dificuldades em se relacionar, medos e outras ainda mais graves. Na dúvida de como lidar com alguma dificuldade em relação ao brincar de uma criança, ou se a mesma não brinca, é importante que se procure um profissional capacitado, como um psicólogo, um pedagogo, para uma orientação específica.
*
Então pessoal, temos uma responsabilidade enorme na educação dessas crianças, através do lúdico elas aprendem e se preparam pra vida!
VAMOS BRINCAR!!!

sábado, 15 de maio de 2010

POR QUÊ???


Por que ser contra nossa causa?

Por que ser contra nossa causa a ponto de mentir?

Por que ser contra nossa causa a ponto de humilhar o próximo?

Por que ser contra nossa causa a ponto de enlouquecer de ódio?

Por que ser contra nossa causa a ponto de prejudicar um inocente?

Por que tanta maldade?

Por quê?

Por que este rosto sorridente e alegre diante de tantos rostos assustados e amedrontados?

Por que este olhar altivo e entusiasmado diante de pessoas acuadas?

Por que meu Deus?
******
Por quê?

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O PROFISSIONAL ENGANADO É A VÍTIMA...

Caros colegas, eis aqui um parecer do Tribunal de Justiça de São Paulo a favor de uma auxiliar de creche que foi aprovada no concurso público em 2006 em que o nível de escolaridade exigido foi o fundamental incompleto e foi impedida de tomar posse em 2008 por não ter o nível de escolaridade exigido por lei, ou seja, nível médio normal, mas "esquecido" de ser cobrado pela prefeitura de Mogi Mirim-SP no edital do concurso.

"PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO
ACÓRDÃO/DECISÃO MONOCRATICA
REGISTRADO(A) SOB N°
ACÓRDÃO /////////////////
*02885896*
Vistos, relatados e discutidos estes autos de
Apelação n° 994.09.003572-0, da Comarca de Mogi-
Mirim, em que é apelante PREFEITURA MUNICIPAL DE MOGI
MIRIM sendo apelado NEUZA APARECIDA DE SOUZA.

ACORDAM, em 13a Câmara de Direito Público do
Tribunal de Justiça de São Paulo, proferir a seguinte
decisão: "NEGARAM PROVIMENTO AOS RECURSOS. V. U.", de
conformidade com o voto do Relator, que integra este
acórdão.

O julgamento teve a participação dos Desembargadores RICARDO ANAFE (Presidente) e BORELLI THOMAZ.

São Paulo, 10 de março de 2010.
PEIRETTI DE GODOY
RELATOR
**** **** ****

PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO
APELAÇÃO CÍVEL N° 994.09.003572-0
APELANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE MOGI MIRIM.
APELADO: NEUZA APARECIDA DE SOUZA.
RECORRENTE : JUÍZO EX OFFICIO

VOTO N0 12.368

MANDADO DE SEGURANÇA -
Concurso Público para ingresso na carreira de Auxiliar de Creche - Exigência de escolaridade diversa damencionada no edital. Inadmissibilidade. A impetrante preenchia as condições exigidas no momento da inscrição, não podendo a Administração alterá-las, posteriormente, desclassificando-a.Observância ao princípio da vinculação ao edital convocatório. Ordem concedida. Sentença mantida. Recursos improvidos.

Trata-se de mandado de segurança, com pedido liminar ,impetrado por Neuza Aparecida de Souza contra ato do Prefeito do Município de Mogi Mirim, consubstanciado na eliminação da impetrante do concurso público para admissão no cargo de Educador Infantil, antigo Auxiliar de Creche, por não preencher os requisitos exigidos quanto à escolaridade.


Aduz que em março de 2006 prestou o concurso público para o cargo de Auxiliar de Creche que exigia como requisito básico de escolaridade o primeiro grauincompleto, conforme determinado no Edital n° 01/2006, publicado em 11/03/2006.

Alega que ao se apresentar para tomar posse, foi informada que não apresentou os documentos exigidos pela Lei n° 207/2006, ou seja, a comprovação do nível de escolaridade (Magistério - Nível Médio e/ou Normal Superior, Curso Superior de Pedagogia com licenciatura plena). Objetiva o direito de nomeação e posse, uma vez que o edital exigia apenas como requisito básico de escolaridade o primeiro grau incompleto.

Foi concedida parcialmente a liminar pleiteada, suspendendo os efeitos do ato de recusa da nomeação da impetrante, reservando-lhe a vaga até o julgamento final do presente "writ" (fls. 52/53).

A r. sentença de fls. 166/174 julgou parcialmente procedente a ação, concedendo a segurança pleiteada, todavia afastou a retroatividade da posse à data da convocação, tendo em vista que a Administração deverá verificar se a impetrante preenche os demais critérios do edital.

Apela a Municipalidade postulando a reforma do julgado
(fls. 176/191).

Contrarrazões às fls. 194/197. y
Apelação Cível n° 994 09.003572-0

*** *** ***
PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO
A douta Procuradoria Geral de Justiça deixou de apresentar parecer, tendo em vista trata de direito individual disponível, envolvendo partes maiores e capazes (fls. 201/204).

E o relatório.

Considera-se interposto o recurso oficial, nos termos do art. 14, § Io, da Lei n° 12.016/2009, a fim de se dar eficácia ao julgado.

A Municipalidade, ora apelante, se insurge contra a sentença que concedeu a ordem para que a impetrante fosse novamente convocada e empossada no cargo em que foi classificada, desde que atendidos na íntegra os demais critérios do edital e que haja vaga a ser preenchida.

Da análise dos autos, verificamos que a impetrante logrou êxito na aprovação do concurso público para o preenchimento do cargo de "Auxiliar de Creche", na forma do edital n° 01/2006, publicado em 08/03/2006. O requisito para investidura no cargo, previsto no edital, era o primeiro grau incompleto.

Entretanto, ao se apresentar para tomar posse, em 10/06/2008, não foi admitida sua contratação sob a alegação de não preencher o requisito referente ao nível de escolaridade exigido pela Lei n° 207/2006, que alterou as regras sobre plano de carreira e salário da rede municipal de ensino.

A lei retro mencionada foi editada para adequar o ensino municipal à Lei Federal n° 9.394/96, que dita as diretrizes e bases
da educação nacional. No entanto, sua publicação foi posterior ao edital n° 01/2006.

O concurso público subordina-se aos princípios da legalidade, da vinculação ao instrumento convocatório (Edital) e da isonomia entre os participantes.

De acordo com os ensinamentos de Hely Lopes Meirelles (Direito Administrativo Brasileiro, Malheiros Editores, 33a edição, 2007, p. 437):

"Os concursos não têm forma ou procedimento estabelecido na Constituição, mas é de toda conveniência que sejam precedidos de uma regulamentação legal ou administrativa, amplamente divulgada, para que os candidatos se inteirem de suas bases e matérias exigidas.
Suas normas, desde que conformes com
a CF e a lei, obrigam tanto os candidatos quanto a Administração. "

Destarte, o instrumento convocatório foi bastante claro ao exigir apenas o primeiro grau incompleto, como pré-requisito para o ingressono cargo de auxiliar de creche, observando-se que a essa época já se encontrava em vigor a Lei Federal n° 9.394/96."

Até aqui mesmo sendo leigos e termos dificuldades para interpretar termos jurídicos,é fácil chegar a conclusão que a administração pública desse município errou o edital como vários municípios que vemos chamando atenção aqui no blog, entre eles Angra dos Reis-RJ.

A LDB é de 20 de dezembro de 1996!!!!!!!


"A Administração Pública é livre para estabelecer as normas do edital, podendo modificá-las a fim de adequá-las às novas legislações ou necessidades coletivas, mas desde que os candidatos, sobretudo os aprovados, sejam adequadamente informados sobre as modificações, como forma de garantir-lhes a devida ciência e segurança jurídica, principalmente quando os efeitos concretos do ato afetarão ou interferirão no direito do candidato. "

No caso dos Auxiliares de recreação e berçário de Angra e de outros municípios a situação é mais complicada, pois fomos admitidos de forma irregular, ou seja, em desconformidades com a LDB e o PNE. E o que fazer? nos demitir? esse mandato de segurança é claro e diz que a administração Pública tem sua responsabilidade na confecção do edital em conformidade com a lei e a Constuição Federal.

"Todavia, é inadmissível alterar as normas do edital somente no momento de apresentação de documentos para empossar o candidato aprovado.

Nesse sentido, julgado desta corte (AP. Cível n° 854.037- 5/0, 6a Câmara de Direito Público, relator Des. Leme de Campos, DJ. 01/06/2009):

"Por certo, se não constava do edital originário o requisito agora cobrado para a carreira pretendida pela impetrante, inadmissível se mostra a postura da Administração em exigi-lo posteriormente, mormente após a homologação do concurso (fls. 24).

Frise-se que a Administração realmente pode, dentro de seu poder de autotutela, alterar as regras do concurso, para adequá-lo ao interesse coletivo e à lei, contanto que haja publicação de novo instrumento, reabrindo-se os prazos para
inscrição, afim de possibilitar que os interessados saibam dos novos requisitos antes de se candidatarem. "

Como bem menciona a MMa. Juíza: "As referidas regras devem valer para os concursos posteriores à entrada em vigor dessa Lei Municipal e não retroagir para atingir um concurso que já estava em andamento, onde os candidatos se inscreveram, pagaram as taxas necessárias e foram realizar as provas, cientes
daquilo que lhes seria exigido.

Ora, no momento da convocação para assumir o cargo, dois anos depois de publicado o Edital n. 01/06, a impetrante é surpreendida com a mudança do nome do cargo para o qual se inscreveu e com exigência de apresentação de diploma em curso de nível superior ou nível médio de magistério, em total afronta ao edital, que previa para o cargo que disputou, tão somente o Io grau incompleto.

(...)
Se houve equívoco da Administração ao dispor sobre as regras e requisitos desse concurso, deveria tê-lo anulado, devolvendo aos candidatos os valores pagos de taxa de inscrição e aberto novo concurso, com as regras corretas, tudo devidamente lançado em edital. " (íl. 169)
"

Aqui a MMa. Juíza garante o direito da impretante ao responsabilizar o município pelo equívoco e a total afronta ao edital.

"Nessa esteira colaciono jurisprudência deste Egrégio Tribunal de Justiça:

"MANDADO DE SEGURANÇA - Concurso Público - Cargo de Auxiliar de Creche - Exigência de requisito não previsto no edital - Inadmissibilidade - A impetrante preencheu as condições exigidas no momento da inscrição, não podendo a Administração alterá-las, posteriormente, desclassificando a candidata quando já homologado o resultado do certame - Necessária observância ao princípio da vinculação ao instrumento convocatório - Segurança concedida - Sentença mantida. Recurso improvido." (Ap. Cível n° 888.922.5/2, 6a Câmara de Direito
Público, relator Des. Carlos Eduardo Pachi, DJ. 03/08/2009.

"Mandado de Segurança - Concurso Público - Cargo de Auxiliar de Creche - Modificação do Edital após a homologação do concurso - Inadmissibilidade - Se a impetrante preenchia as condições exigidas quando da inscrição, não pode a administração alterá-las posteriormente desclassificando-a - Observância ao
princípio da vinculação ao edital de convocação - Ordem concedida sentença mantida - Reexame necessário não conhecido e recurso voluntário improvido." (Ap. Cível n° 889.257.5/4, 12a Câmara de Direito Público, relator Des. Luiz Burza Neto, DJ. 07/10/2009.

Ante o exposto, mantém-se a r.senteça pelos seus próprios fundamentos fáticos e jurídicos.

Para efeito de eventual prequestionamento, importa registrar que a presente decisão apreciou as questões postas no presente recurso sem violar a Constituição Federal ou qualquer lei infraconstitucional. "

Recursos não providos. /
PllRETTI DE GOD
J Relator
Apelação Cível n° 994 09.003572-0


Estamos nessa luta somente para que seja corrigida uma injustiça contra os auxiliares de recreação e berçário, haja vista que nosso edital nos cobrou nível fundamental completo. Vejam vocês em que situação nos encontramos, pois tomamos posse e estamos realizando uma função complexa, ou seja, lidamos diretamente com a educação das crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. Vimos que o prefeito de Mogi Mirim-SP percebeu que não cumpria a legislação, fez a correção do erro mas ao mesmo tempo esqueceu que existe a lei em favor da impretante,e lei é pra ser cumprida.Em nossa opinião e na opinião dos prefeitos que já regularizaram a situação dos auxiliares de creche, o caminho mais justo e correto seria o da qualificação, valorização e enquadramento.
E o nosso prefeito, o que acha???

terça-feira, 11 de maio de 2010

REUNIÃO COM O SEPE(SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO)

Enfim nossa reunião com o SEPE aconteceu, nesse segundo encontro podemos perceber que os representantes do Sindicato vieram para ouvir nossas reivindicações,dessa vez sentimos mais firmesa no plano de uma eventual estratégia de ação, e nas palavras proferidas pelos representantes.


Alguns documentos vão ser providenciados por nós para apreciação da advogada do SEPE que tomará providências cabíveis com relação a regulamentação do nosso cargo, eles não se mostraram contrários a nossa causa até por que alguns municípios já conseguiram o enquadramento, além da regulamentação do cargo, o SEPE propõe uma série de melhorias que serão bem vindas a categoria que é muito desrespeitada pelo poder público.
Vamos ter esperança e aguardar!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

DESVALORIZAÇÃO + FUNÇÃO PENOSA = DESMOTIVAÇÃO

Postagem retirada do BLOG DE EDUCAÇÃO DO SINDSEPRE

"EDUCADORES DE CRECHES VALORIZADOS, ALUNOS E COMUNIDADES BEM ATENDIDAS"

A DESVALORIZAÇÃO PROVOCADA PELO NÃO RECONHECIMENTO DA FORMAÇÃO E DA FUNÇÃO PEDAGÓGICA EXERCIDA PELOS ADI´S NO ATENDIMANTO ÀS CRIANÇAS DE 0 À 3 ANOS, EM SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, JUNTAMENTE AO ACÚMULO DE PERDAS QUE A CATEGORIA TEM SOFRIDO, COMO O INCENTIVO-CRECHE CONGELADO DESDE 1990; EQUIPARAÇÃO DO DIFÍCIL ACESSO PROMETIDO E NÃO CUMPRIDO, REAJUSTE DE APENAS 4%; AUSÊNCIA DE PCC; EXCLUSÃO EM PROGRAMAS COMO BÔNUS BIENAL DOS LIVROS; NOTEBOOK; EM EVENTOS DA EDUCAÇÃO; CONEXÃO 17 (QUE PARTICIPÁVAMOS ANTES) O PLANO DE SAÚDE CADA VEZ PIOR TUDO ISSO, ATRELADO À CARGA HORÁRIA DE 8 HORAS COM CRIANÇAS, TEM GERADO DESMOTIVAÇÃO AOS TRABALHADORES E PROBLEMAS FÍSICOS, PSICOLÓGICOS, COMO ESTRESSE, DEPRESSÃO, DOR DE COLUNA, DOR DE CABEÇA, PROBLEMAS NA AUDIÇÃO, GARGANTA, ETC.

A CARGA HORÁRIA EXCESSIVA PARA O TRABALHO COM CRIANÇAS E A FALTA DE RECONHECIMENTO DO TRABALHO TEM AUMENTADO A INSATISFAÇÃO E AS DEMISSÕES DOS SERVIDORES NAS CRECHES DO RECIFE.

AO INVÉS DE TENTAR NEGOCIAR PARA MELHORAR A QUALIDADE DO TRABALHO DESTES PROFISSIONAIS E NO ATENDIMENTO OFERTADO AS CRIANÇAS, PROVENIENTE DE QUALIFICAÇÃO, FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL, NO ANO PASSADO, O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DISSE, EM MESA DE NEGOCIAÇÃO SETORIAL, QUE “FALTA DE MOTIVAÇÃO SE RESOLVE PEDINDO DEMISSÃO.”

ENTÃO EDUADORES, É ESSE O NÍVEL DE TRATAMENTO QUE OS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO TEM AMARGADO DA GESTÃO DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, CLÁUDIO DUARTE.

"TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO RECONHECIDOS E SATISFEITOS, MAIS QUALIDADE PARA OS ALUNOS E COMUNIDADE ATENDIDA! "

SECRETÁRIO, VALORIZE OS SERVIDORES!!
Aline Marques

É por essas e outras que a educação infantil encontra-se do jeito que está, ou seja, em total decadência. Nestas horas nos envergonhamos de sermos brasileiras, é difícil aceitar que exista um ser humano ocupando o cargo de Secretário de Educação que possua esta linha de raciocínio.

Vamos aprender a votar direito minha gente!!!

Quando um funcionário segue os conselhos de nosso amigo secretário, como muitos já fizeram, e pede demissão, isso por acaso resolve o problema da educação infantil??? Nos parece que não, apenas resolve os problemas do funcionário.

As crianças continuam ali, necessitando de atenção, carinho, educação, cuidados...

Porém, mesmo que você seja um Super-Homem ou a Mulher Maravilha e tente dar conta do recado em condições dificeis, como citado acima, seu trabalho não é o mesmo daquele que você desempenharia se tivesse condições dignas de trabalho e valorização.

É isso aí, por mais que sabemos da importância do nosso esforço em prol do bom desenvolvimento global da criança, é humanamente impossível estarmos motivados diante de tanto descaso com nossa função, ainda mais lendo uma idiotice dita por esse Secretário de Educação que provavelmente é um dos que parou no tempo e está na era do assistencialismo.

Sabemos que problemas de saúde virão como os expostos pela nossa colega, com a carga horária que nos é imposta. Muita coisa precisa ser feita para "consertar" a educação infantil nesse país.

Está tudo errado!

terça-feira, 4 de maio de 2010

A CRUZ DO SERVIDOR...

Cláudia Angélica Mendes Santos, pós-graduada em gestão escolar, funcionária pública municipal nos dá sua contribuição...


A história do servidor público tem sido marcada por lutas constantes que são inerentes à uma categoria. Entretanto, nem sempre os ataques são diretos e claros, pois a administração pública consegue, tenta sutilmente impor-se por abuso de poder, utilizando-se de argumentos de que seus atos são para o bem do serviço público.

Uma das formas mais comuns de se penalizar o servidor público que não “se alinha”, que “não compactua” com as ações desmedidas de politicagem de um administrador, é a perseguição política aplicada ao servidor para que sirva de exemplo aos demais, forçando-os a se calarem.

A perseguição política é uma das formas mais covardes de se manipular e pressionar os servidores, sendo a remoção e transferência um jeito velado de se perseguir. Não podemos expor nosso ponto de vista e manifestarmos qualquer opinião que venha a desagradar os que estão no poder. Somos feridos em nosso direito de ir e vir, quando nos forçam a negar as nossas opiniões e idéias, ou seja, deixamos de ser livres, uma vez que tornamo-nos prisioneiros de um sistema opressor onde gostam de fazer valer aquele ditado popular que se diz:

“Manda quem pode e obedece quem tem juízo.”

Será essa mais uma frase para nos ameaçar ou uma simples demonstração do poder e da liderança imposta pela força?

A perseguição política é um tipo de comportamento, de atitude, que certamente deverá atribuir-se à pessoas inseguras e fracas. Seria pedir demais, que nos deixassem livres para escolhermos de que lado queremos estar? Talvez essa seja uma proposta assustadora para muitos que não sabem conquistar ou que não confiam em si mesmo.

Indigna-nos constatar o fato de que tem administradores públicos que gastam tanta energia investindo em medidas punitivas para os seus subordinados, quando seria mais inteligente devotarem tempo e atenção para motivar, incentivar, qualificar cada trabalhador, para que estes possam sentir-se mais valorizados e respeitados.

Vejo ainda, quão importante são os erros alheios para evitarmos os nossos, mas temos que estar bem atentos para não repetí-los e mais do que isso, desejar não errar novamente.
Exemplificando, basta olharmos para as guerras no Oriente Médio. Até hoje, resultaram apenas em sofrimento, dor e ódio para todo um povo. As guerras não conduzem à paz. Plantam a discórdia e a confusão, jamais colherão a tranqüilidade e o amor. Precisam mudar de estratégia, avançar, dar um passo adiante. E, assim ocorre no serviço público, onde muitos líderes não avançam, gostam de dizer que não são políticos e vivem fazendo politicagem. É incrível como aprendem rápido.

Desde os tempos da escravidão, já tentaram aprisionar os pensamentos e as idéias alheias, mas nunca conseguiram e jamais conseguirão; massacravam o corpo, mas o espírito estava ali gritando, reagindo. Todos temos vida própria, somos dotados de inteligência e raciocínio.

Ninguém é superior num contexto em que fazemos parte de uma mesma humanidade. A espécie humana é uma só. Precisamos, urgentemente, aprender mais sobre o respeito mútuo.

Fico espantada ao ver que existem pessoas tão ingênuas, especialmente na administração pública, que se acham imbatíveis, super poderosas. Será que não param para refletir que tudo é passageiro? Que tudo passa? Inclusive o poder que se julga ter sobre os outros? A morte é a única certeza que temos, sobretudo, que ela virá para todos. Então, por que tantos vivem atropelando os outros, desprestigiando, ferindo, implicando?

É uma pena vermos os nossos representantes andando na contramão da vida. Perdem tempo com coisas pequenas, gostam de valorizar as “picuinhas”. E, o pior, é que vivem cercados de pessoas fingidas e interesseiras. São os amigos do poder. Certa vez, ouvi alguém dizer que

“É melhor puxar saco do que puxar carroça”

E fiquei a refletir, concluindo que essa pessoa não tem amor próprio. Ama o poder e por isso valoriza quem o detém. Entretanto, nem sempre poderá andar de cabeça erguida e estar com a consciência tranqüila, pois inegavelmente, compactuará com injustiças e pecados. Bem se diz que o diploma nem sempre é sinal de sabedoria.

É impressionante como o poder e o dinheiro interferem no comportamento de certas pessoas, transformando-as em seres frios, sem sentimentos e emoção. Essas pessoas ficam como que “dependentes”, já não conseguem mais viver sem estar no poder e lutam, de maneiras absurdas, para manterem-se em qualquer cargo, onde possam exercê-lo. É como um vício, depois que experimentam, passam a querer sempre mais, custe o que custar. É de dar dó. É também de se lastimar que as chances de se aproveitar a vida sejam desperdiçadas, pois já não são capazes de sorrir com sinceridade.

São seres que não conseguem desfrutar das alegrias de coisas simples, não sabem servir, não sabem agradecer, sequer conseguem cumprimentar alguém com simpatia. São seres humanos que se tornaram infelizes, carrancudos, mal humorados. Então, como são infelizes, querem também fazer com que os outros também o sejam: começam a perseguir, usam de autoritarismo, gritam, ironizam. Contudo, calmamente observamos que a tempestade vai passar, e felizmente nós servidores públicos, somos bastante resistentes para agüentar, mas carregamos a esperança de um dia, quem sabe, assim como ocorreu com a escravidão e ditadura, vermos banidas as perseguições covardes que se praticam no serviço público. E que ninguém seja forçado a nada, que haja respeito e parceria entre todos aqueles que caminham juntos, ainda que com ideais diferente

Claúdia,

Compartilhamos da mesma esperança de que um dia os servidores públicos fiquem livres desta covardia, e que suas opiniões possam ser respeitadas.

sábado, 1 de maio de 2010

EM COMPARAÇÃO A VOCÊS NÃO SOMOS NADA!

Comentário retirado da postagem: AINDA CHEGAREMOS LÁ...

"Anônimo disse:

Olá companheiros (as), também trabalho em uma creche municipal e pensei que os problemas só existiam aqui em Cuiabá-MT, mas os nossos são poucos comparados aos de vocês. Conseguimos avançar devido a união da categoria com o sindicato, quando não estamos de acordo com alguma "imposição" da SME,cobramos do sindicato uma solução, agora por exemplo estão dizendo que as creches(daqui)fazem parte do serviço essencial. Estamos no aguardo que eles nos apresentem a lei onde isso está escrito.Para nossa luta estamos nos embasando na Constituíção Federal (que é a Lei maior do nosso país), pois nela estão elencados os serviços essenciais e não consta creche como tal.

Aqui as coisa estão melhores um pouco, pois para o concurso foi exigido nível médio, a prefeitura ofereceu um curso técnico que depois do término do mesmo passamos a ser denominados como Técnico em Educação Infantil, A prefeitura fez uma parceria com a Universidade Federal-UFMT- e estamos terminando um curso de graduação (Licenciatura em Pedagogia para Educação Infantil), nos inscrevemos na pós graduação do Plataforma Freire. Essas realizações e conquistas foram alcançadas com muita luta, nada foi fácil,estou dizendo isso, para dizer que a UNIÃO DA CATEGORIA é a única maneira de se conseguir melhorias,para sermos tratados como professores e termos nossos direitos respeitados.

COBREM DO SINDICATO, afinal ele existe para defender nossos interesses.Busquem sempre os seus direitos nas Leis.

Boa sorte à todos nós nessa caminhada.Bjus!Se desejarem manter contato para troca de figurinhas kkk mande E-mail para rosa.cuiabana@hotmail.com

Terei prazer em engajar nessa luta que deverá ser nacional.

Realmente fazendo uma comparação entre Angra dos Reis e outros municípios, com o de nossos companheiros de Cuiabá, por exemplo, eles estão anos-luz a nossa frente.A prefeitura tomou a iniciativa e ofereceu aos seus servidores o curso técnico e após isso o nível superior, promoveu então um enquadramento do cargo, com a mudança de nomenclatura para Técnico em Educação Infantil e com isso acreditamos que trouxe uma certa valorização dos profissionais, mas ainda não é a correta, pois peca em não reconhecer esses profissionais como professores de educação infantil, que seria o correto, sendo assim os privam de obter todos os direitos inerentes ao trabalhos de docentes que realizam, como por exemplo redução em cinco anos no tempo de aposentadoria.

Quanto ao sindicato, infelizmente ainda não podemos contar com o seu apoio, somos persistentes e não desistimos nunca, estamos sempre batendo a sua porta , justamente por saber que são eles os responsáveis em defender nossos interesses como disse nossa amiga.

Esperamos poder contar com seus comentários aqui no blog da educação infantil e nos trazer informações de como anda a causa de vocês, como também nos fornecer documentos que nos ajude a conquistar nossos direitos.É muito gratificante recebermos comentários como esse que nos mostra que estamos no caminho certo, nossa colega chama atenção para a importância da união da categoria como sendo o único caminho para o reconhecimento.

É importante que todos os profissionais de educação infantil que acessem o blog deixem registrado como vão as coisas por sua cidade, vamos nos encontrar aqui e enquanto não houver a valorização de todos os profissionais de educação infantil, nossa luta continuará, aconteça o que acontecer!

Um abraço.

DEPUTADO FEDERAL NOS RESPONDE

Pesquisando pela internet nos deparamos com o site do Deputado Federal Paulo Rubem do PDT que mantém uma linha de contato com os cidadãos, informamos a ele a situação da causa dos auxiliares de creches e ele nos respondeu:

paulo rubem : abril 16th, 2010 23:53

"Prezada Companheira,

Agradeço sua mensagem e o acesso ao site. Estou nesse momento, às 23:44, em Petrolina, sertão do Rio São Francisco em Pernambuco. Acabo de vir de uma reunião numa comunidade ( VIla Eulália) onde expliquei os projetos para a educação infantil e falei, inclusive, dessa situação dos monitores pelo Brasil afora.


Vou acessar o blog da educação infantil e na próxima semana, após o 21 de abril, no dia 28, vou registrar todas essas mensagens,muitas, que venho recebendo, em nossa reunião da Comissão de Educação e Cultura da Câmara.

Vou alertar o Ministro Haddad sobre a conduta dessas gestões que fazem convênios com o MEC, promovem o Pro-Infância mas não querem enquadrar os monitores das creches no pagamento do Piso. Um absurdo. Vou me organizar para falar disso na próxima terça-feira na Câmara Federal após às 14hs. Vamos informar pelo site. Parabéns pela luta e conte conosco nessa defesa.

Como está o Conselho Municipal de Fiscalização do FUNDEB em Angra ?

Mantenha-se em contato.Caso queira receber mais material informativo sobre educação, funndeb, piso, envie seu endereço de correio para kelly.sergio@camara.gov.br."


Apesar do nobre Deputado ter trocado o nome Proinfantil por Proinfânica, ele demonstra ter conhecimento da causa, citando inclusive que temos direito ao piso que deve ser pago aos docentes e se interessa em nos ajudar.Essa postagem serve além de outras coisas, mostrar aos colegas de luta que precisamos de nos mobilizar, pesquisar, pois, se ficarmos de braços cruzados nada vai acontecer, precisamos mostrar a todos as injustiças cometidas com nossa categoria e como dissemos aqui várias vezes pressioná-los a regulamentar nossa situação.

Agradecemos ao Deputado e estamos esperançosos, confiantes que ele poderá nos ajudar a conquistarmos nossos objetivos que é o devido reconhecimento como educadores que somos sem sombras de dúvidas!

Ps.: Fizemos mais algumas indagações ao Deputado, estamos no aguardo da resposta e postaremos aqui.