Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

CARTA DE ESCLARECIMENTO AOS PAIS DE ALUNOS DE CRECHE E PRÉ-ESCOLA E COMUNIDADES

Esta semana começamos a distribuir aos pais de alunos e comunidades uma segunda carta de esclarecimento sobre a reivindicação da categoria, apenas gostaríamos de lembrar que somente queremos o que for perfeitamente possível e legal, em muitos municípios, profissionais como nós, já conquistaram o reconhecimento e a valorização tão esperada, só queremos que esse direito chegue até nós. Resumidamente o MEC diz que:


Os dados do Censo Escolar 2004 demonstram a existência de aproximadamente 40 mil professores em exercício sem a devida formação. Tal fato justifica a ação do MEC de elaborar, em regime de colaboração com estados e municípios, um Programa para formar os professores de Educação Infantil – o PROINFANTIL.

Dessa forma, todos os que atuam na docência, nas redes pública ou privada sem fins lucrativos, e que muitas vezes são chamados de monitores, pajens, recreadores ou babás são o público alvo deste Programa. Neste contexto, o Departamento de Políticas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB) iniciou as discussões para a elaboração do PROINFANTIL.


(Revista Criança, edição nº 41, editada e distribuída pelo MEC)


Ora, se o MEC admite que exercemos um trabalho docente e que precisamos ter a formação de magistério para atuarmos, nada mais justo que venhamos ser remunerados de acordo com a formação que nos é exigida, desde que se obtenha a formação adequada.


No município de Angra dos Reis, existem muitos auxiliares de recreação e berçário que possuem a formação em magistério inclusive em nível superior, e os que não possuem a formação estão concluindo o curso Proinfantil e em junho de 2011 estarão com o diploma de magistério, em nível médio, nas mãos.


Hoje nós recebemos o salário mínimo da prefeitura, temos um cargo complexo, de muita responsabilidade e que nos exige uma formação adequada(magistério), apenas buscamos o direito de ter uma remuneração compatível com as exigências do cargo.


Quem se interessar se aprofundar mais nessa história é só conferir nossas postagens, principalmente as primeiras,


Abaixo a nova carta entregue aos pais:


ESCLARECIMENTO AOS PAIS DE ALUNOS DAS CRECHES MUNICIPAIS DE ANGRA DOS REIS-RJ E COMUNIDADES


NÃO QUEREMOS OCUPAR OUTRO CARGO, MUITO MENOS MUDAR NOSSAS FUNÇÕES, QUEREMOS APENAS SER RECONHECIDOS E VALORIZADOS PELO TRABALHO QUE DESENVOLVEMOS, PARA QUE POSSAMOS MELHORAR A CADA DIA.


Nós fizemos concurso público SIM! Errado? SIM! Quem errou? A Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, que desrespeitou a lei e promoveu o concurso com o nível de escolaridade insuficiente, problema este que está sendo solucionado pelo Governo federal através de um curso chamado Proinfantil que nos oferece a graduação de magistério, desta forma ficaremos de forma REGULAR dentro das creches.


Quando começamos a trabalhar percebemos que nossas atribuições eram complexas demais, pois a todo o momento estamos educando e cuidando dos seus filhos, nas brincadeiras ensinamos sobre a cooperação, contar, cantar, interpretar. Pintando e desenhando estimulamos o gosto pela arte, coordenação motora. No banho ensinamos hábitos de higiene, reconhecer partes do corpo.


A criança pequena aprende com brincadeiras e não frente a um quadro negro, e nós, erroneamente chamados de auxiliares, desenvolvemos estas atividades tão importantes para o desenvolvimento de seus filhos. Somos, depois da família, as pessoas mais importantes nesta fase da vida destas crianças, basta ver o tempo em passamos junto a elas nas unidades de educação infantil.


Estas crianças passam a ser para nós como filhos, não existe cor, raça, sexo, condição social, são todos iguais, o carinho, a dedicação, a presteza são distribuídos a todos na mesma proporção, quando estão carentes, pedem colo, quando estão felizes nos chamam para comemorar.


Logo, se desempenhamos uma função docente, de acordo com o do Ministério da Educação que expõe isto em inúmeros documentos, como Lei de Diretrizes e Bases da Educação , Plano Nacional de Educação, entre outros como os PARÂMETROS NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, QUE DIZ :

Quanto às professoras, aos professores e aos demais profissionais que atuam nas instituições de Educação Infantil:

11 Os profissionais que atuam diretamente com as crianças nas instituições de Educação Infantil são professoras e professores de Educação Infantil.

11.1 A habilitação exigida para atuar na Educação Infantil é em nível superior, pedagogia ou modalidade normal, admitindo-se, como formação mínima, a modalidade normal, em nível Médio.

11.2 Professores sem a formação mínima exigida por lei que exercem funções de professora ou professor de Educação Infantil, quer sejam titulares ou auxiliares, obterão a formação exigida com o apoio da instituição onde trabalham. Caso atuem na rede pública, contarão também com o apoio dos sistemas de ensino.

Se precisamos ter o curso de professor para estarmos dentro de sala de aula, então por que não sermos remunerados segundo a complexidade do cargo e com a escolaridade exigida pelo MEC?
Só para demonstrar a diferença salarial entre um professor (Docente 1) que exerce a função de educar e um profissional, ainda erroneamente chamado auxiliar, que exerce a função de educar e cuidar:


PROFESSOR (Docente 1) ******************** AUXILIAR
Carga horária: 4:30h por dia **************** .Carga horária: 7h por dia
Salário: R$ 1,700,00 ************************* Salário: R$ 640,00
Função: Educar***************************** . Função:Educar/cuidar


Nossa prefeitura tem um orçamento anual em torno de R$700.000.000,00 (Setecentos Milhões de Reais), os auxiliares são em número de mais ou menos 120 profissionais, com toda certeza, nos remunerar de formar digna não irá “quebrar” a Prefeitura.


Diante do exposto, vimos mais uma vez pedir o apoio dos pais que hoje têm filhos matriculados em creches e da comunidade, para juntos possamos conquistar um grande avanço na melhoria da educação de seus filhos, o reconhecimento e valorização que buscamos já é realidade muitos municípios de todo o Brasil, em que profissionais como nós, chamados de auxiliar obtiveram reconhecimento de suas funções e hoje são chamados de Professores de Educação Infantil, tomamos como exemplo o Município de São Paulo-SP, pioneiro nesta regularização.


PARA MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DE SEUS FILHOS, FIZEMOS NOSSA PARTE.
NOS QUALIFICAMOS!
AGORA É PRECISO QUE A PREFEITURA DE ANGRA DOS REIS FAÇA TAMBÉM A SUA: PROMOVA NOSSA DEVIDA VALORIZAÇÃO.

18 comentários:

Nice disse...

somos auxiliares de educação em Sorocaba, SP e estamos na luta por qualificação e valorização.Trabalhamos 40 hrs semanais, com salário de 916 reais.não temos direito a descanso no rescesso entre outras situações.Seria interessante se vcs que estão organizados a mais tempo pudessem nos enviar algum material a respeito e algumas dicas.Se possível, entrem em contato.

Professora disse...

Olá Nice,

A primeira coisa que vocês devem fazer é ir até a Secretaria de Educação junto com o Sindicato munidos de documentos que provam que vocês estão cumprindo uma função e sendo remunerados por outra.Muitos(as) prefeitos(as) de imediato sanam o problema e corrige a injustiça cometida contra os auxiliares, outros(as) não aceitam, pois acham que na creche deve haver a figura do auxiliar para cuidar da criança. Coisa do assistencialismo! Se não obtiverem êxito vão até os Vereadores, Prefeito e tudo que tiverem direito, o negócio é não esmorecer, desistir jamais!
Nós também não temos direito ao recesso, pelo contrário, ficamos regendo a classe sozinhos durante praticamente a metade do mês de dezembro até início de fevereiro do ano seguinte, além dos quinze dias de julho.
Estamos pensando numa forma de chamar atenção das autoridades competentes do Brasil para nossa causa e vamos precisar de TODOS, aguardem.
Mande seu e-mail para mantermos contato: educacaoinfantilangra@hotmail.com

Um abraço.

Marcia Nunes disse...

Léo, ótima iniciativa de vcs em Angra.Vou propôr essa carta aos pais aqui no Rio também. Bjs.

Anônimo disse...

Fiquei sabendo que até Dilma Roussef vai ter ciênca da causa de vocês´com o que estão arquitetando.É verdade?

Professora disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Professora disse...

Professora disse...
Olá Márcia,

Isso mesmo, aqui deu muito resultado, temos pais que estão até comprando nossa briga, estão assustados com nosso salário por conta da responsabilidades que temos com seus filhos, pois eles mais que ninguém sabem disso.

Tivemos resistência da Secretaria de Educação que convocou os pais para dizer que a primeira carta enviada aos pais foi feita por uma minoria, que nada iria acontecer, em resposta fizemos outra, desta vez com o aval dos auxiliares, que nos apoiaram e até ajudaram a escrever o texto. Fizemos uma baixo assinado direcionada aos pais e comunidades que enviaremos ao Prefeito solicitando valorização, mudança de nomeclatura e inclusão no Magistério.

Finalmente os auxiliares de Angra estão acordando e nos ajudando, sabem que sozinhas fica muito difícil.

Tivemos também a atitude prepotente e abusiva de uma diretora(a mesma de sempre)que ao ver uma funcionária entregar uma cópia do abaixo assinado que será enviado ao Prefeito a outra que imediatamento dobrou e guardou, portanto não leu alí no horário de trabalho, apenas recebeu e guardou! Poderia ser qualquer papel, não houve nenhum crime ou sequer atrapalhou o andamento do trabalho das funcionárias,ela prontamente prendeu a funcionária em sua sala por mais de uma hora(uma prática constante desta diretora). Após sair da sala da diretora, em prantos(como sempre) e sem o abaixo assinado que foi confiscado pela mesma,disse muito pouco do que aconteceu lá dentro, mas o que falou deu para a gente ter uma ideia.

Esta, de posse do documento pegou seu carro e saiu.O problema é que esta diretora está obscecada,e quer nos atingir de qualquer maneira, ninguém sabe por que tanto ódio no coração, isso fará mal a ela mesma.

Hoje ela fêz uma reunião e falou sozinha por uma hora e meia cobrando a tarefa dos auxiliares de forma agressiva,só se ouvia a voz rouca dela, inclusive perguntou aos funcionários se eles haviam perdido a língua. Como esperar o pronunciamento dos auxiliares diante de uma pessoa desequilibrada desta?Isso não é assédio moral? O que é então?

Professora disse...

Cont.:
Bem Márcia,mudando de assunto, estamos com alguns planos que te falo por e-mail que temos absoluta certeza que dará certo.
Muita força aí no Rio, estamos todos juntos!

Um beijo

Marcia Nunes disse...

aMIGA, VCS TEM QUE JUNTAR PROVAS DAS SUAS FUNÇÕES DOCENTES E ENTRAR NA JUSTIÇA PLEITEANDO INDENIZAÇÃO. nÓS, AQUI NO rIO ESTAMOS FAZENDO ISSO. BJS E BOA SORTE A TODOS NÓS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Professora disse...

Olá Márcia,

Precisamos marcar um encontro para conversarmos, quando vier a Angra nos avise! Caso ache viável nos dizer aqui no blog os passos a seguir para entrarmos com a ação judicial fique a vontade, assim, além de nós de Angra, auxiliares de todos os lugares podem ficar informados.
Um abraço.

camila disse...

Demoramos mas conseguimos !
Aqui em Ipuiuna MG nós finalmente fomos enquadradas,ficou decidido que quem tem o magistério entrara nos 60% do recurso do FUNDEB e sera considerado professor de creche e quem não tem permanece nos 40% com o prazo de 5 anos para adquirir o diploma e assim entra automaticamente com professor de creche fazendo 30h semanais.Ja fizemos vestibular domingo,passamos e em janeiro começaremos nossa faculdade de pedagogia.Ontem foi a primeira votação na camara todos os vereadores votaram a favor,segunda que vem tem outra,a ultima e descisiva mas eles falaram que não tem erro e assim termina nossa luta,cansativa mas que valeu a pena pois conseguimos,em vista das outras cidades rapido graças a DEUS e a voces desse blog maravilhoso que nos passou informaçãoes tão prescisas ficaremos gratas pra toda vida e continuem ajudando que vale a pena,e para quem ainda não conseguiu continuem tentando pois a luta é díficil mas com força de vontade e pasciencia voces tambem conseguiram.um beijo a todos e continuaremos seguindo esse blog afinal informação da nossa classe nunca é demais.até gente..........
Camila

Camila disse...

oi pessoal,muito obrigada pela postagem ficou muito bom só tem uma coisa é IPUIUNA ,mas tudo bem todo mundo erra,em relação ao prefeito Dr.Elder foi ele quem mandou a indicação para a camara dos vereadores e mesmo com a pressão das professoras não deu o braço a torcer e abraçou nossa causa,e em relação aos prefeitos que não querem ajudar fiquem tranquilas pois eles não ficaram para sempre nas prefeituras, mas nós sim e um dia voces tambem teram a alegria que nós estamos tendo o importante é não desistir,percistir sempre!
um abraço e até mais...
Camila

Camila disse...

Oi pessoal,espero que esteja correndo tudo bem,obrigado por outro comentario,e quero fazer uma pergunta, vou fazer a faculdade de pedagogia porque não tenho o magistério(estou no quadro dos 40% do FUNDEB)mas para poder enquadrar mais rapido se a secretaria da educação trouxesse o PROINFANTIL não dava para enquadrar em 2 anos (que é o tempo do curso) para não esperar 4 anos(que convenhamos a bastante tempo)?
obrigada...
abraços...
Camila

Professora disse...

o PROINFANTIL é uma parceria do Governo Federal, Estadual e Municípios, sendo assim, seu município, através de seus gestores, deve procurar o MEC para ver a viabilidade da implantação do curso, pelo que vimos a maior parte das despesas ficam por conta dos governos federal e estadual.Tudo depende do interesse e boa vontade de seu município em aderir ao PROINFANTIL, caso não haja este interesse vocês terão que pressionar para que isso ocorra.

Um abraço.

Anônimo disse...

gente só com uma greve nacional resolveremos esse dilema por enquanto tem cidades que os prof de creche nem sabem dos seus direitos , greve já em franca estamos no mesmo dilema, é necessário fazer a mídia brasileira focar a atenção em nós
Então greve já

Anônimo disse...

Olá companheiros de luta! Gostei muito da carta aos pais gostaria de fazer uma aqui em minha cidade.Como posso fazer? Gostaria que vocês enviassem materiais para o meu e mail porque vocês tem muita experiência de luta.Ah será que posso tirar fotos ou vídeo para mostrar como prova o nosso trabalho docente o que vocês acham?

Meu e mail é paulinho34_@hotmail.com
Fico muito grata por ter conhecido este blog tão maravilhoso!

Professora disse...

Fique a vontade para copiar a carta,fotos, vídeos,tudo! Na carta façam as adaptações necessárias e mandem bala. Os pais precisam estar do nosso lado, se conseguirmos essa façanha, daremos um passo enorme para nossa valorização.

Abraços!

Anônimo disse...

Boa Tarde!
Sou da área de Educação(creche),venho por meio desta pedir para que pensem sobre a lei que estão querendo aprovar,lei está que quer terminar com as férias de janeiro fazendo com que as creches passem a funcionar o ano inteiro.Os pequeninos passam a semana toda nas creches,são DEZ HORAS por dia,crianças de 0 a 4 anos incompletos.Durante toda semana as crianças praticamente não tem contato com os pais,chegam em casa e já vão dormir.Tomam o café da manhã na creche,almoçam,café da tarde,tomam banho,escovam os dentes e já saem jantadas,chegam em casa 18:00 h ou mais…as mesmas chegam exaustas e no outro dia começam a mesma rotina que se segue a semana inteira.Como disse e torno a repetir são DEZ HORAS por dia de creche,isto é, CINQUENTA HORAS SEMANAIS.Por mais bem tratados que são nas creches,não é sua casa,sua mãe,seus pertences,seus familiares.Muitos chegam cansados,enjoados,chorando querendo a mãe,com sono etc…
A creche é importante para as crianças?claro que sim.Lá elas se alimentam,aprendem etc…poderia ficar falando várias coisas aqui… mas não podemos suprir as necessidades do convívio familiar.NÃO é a creche,escola, que tem obrigação de CRIAR estes seres em formação,eles precisam se sentir seguros,precisam ter e sentir que fora da creche existe vida e sua família.Vou dar um exemplo:Existem muitas pessoas ricas que deixam seus filhos serem criados o dia todo por babás,tem conforto…seus pais tentam amenizar suas ausências, muitas vezes enchendo os mesmos com presentes e viagens caras para assim se sentirem menos culpados.Estas crianças muitas vezes crescem revoltadas,carentes,até se perdendo pois tiveram TUDO e NADA ao mesmo tempo.Tiveram bens materias mas não tiveram a presença dos pais que era o mais importante de tudo.As crianças precisam descansar.Tem muita coisa mais importante para se fazer…exemplos:Ir nas creches pelo menos duas vezes por mês uma Assistente Social,Psicólogos para as crianças e pais,os pais precisam de apoio e tem que aprender a criar seus filhos.Existem crianças com vários problemas sociais,emocionais,e que professores,Auxiliares,Diretores não podem e nem conseguem resolver.Existe VIDA fora da creche e quando a creche acabar,pois um dia sempre acaba,é preciso que a vida de cada pequenino tenha mudado para melhor,para assim continuarem suas vidas com seus familiares,tendo mudanças positivas.Não é deixando a creche funcionar o ano inteiro que se melhora as coisas e sim criando novas estratégias para construir o cidadão de amanhã.Nós educadores também precisamos descansar,amamos o que fazemos mas profissional exausto,doente não rende.Se cada um tirar férias em cada mês,sempre será menos um profissional na sala.As crianças já ficam estressadas na creche 10 horas por dia,imagine sem interrupções?Daqui a pouco teremos crianças deprimidas,estressadas e com estafa.Creche não é um depósito de crianças.Estes pequenos são seres em formação.Aqui está o desabafo de uma educadora que conhece bem a realidade de uma creche e das crianças pois vive o dia- dia na prática, não na teoria.Desde já agradeço a atenção!!
Ps:RJ,Brasil

Anônimo disse...

Boa tarde! Sou Monitor Infanto-Juvenil. Gostaria de saber se existe algum parâmetro na lei,que defina a carga horária de 30 horas semanais para esta Função, antigo Agente de recreação, Auxiliar de creche...
Vejo que a postagem mais recente é de 2010. O que houve com o Blog? Achei tão interessante. Seria muito bom se nos comunicássemos com mais frequêcia, estão acontecendo muitas coisas erradas com nossa classe ainda. Precisamos nos UNIR.