Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

sábado, 4 de dezembro de 2010

O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL É UM PROFESSOR DIFERENCIADO DOS DEMAIS!

Comentário retirado da Postagem: CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFA...

Anônimo disse:

"Sou professora primária e tenho Licenciatura em Letras. vou fazer esse consurso porque para mim é uma chance de fazer parte do serviço público e de crescer como profissional. Mas reconheço que trocar fraldas, dar banho e alimentar são tarefas para auxiliares de creche. Sou a favor de que esse professor que vai entrar agora, dar aulas não em creches, mas sim em escolas de Educação Infantil atendendo a um público mais específico. Porque sei que não vou querer exercer tarefas como essas."

Pois é minha querida, você entendeu. Para trabalhar em creche e pré-escola, o Professor de Educação Infantil terá dentro de suas atribuições além do educar, também o cuidar, não tem como escolher. Reveja parte do edital do concurso para Professor de Educação Infantil em Niterói-RJ:

I - Cuidados com a higiene: cuidar do banho, da escovação dos dentes, da lavagem das mãos antes das refeições, da troca de fraldas, da troca de roupa, formando o hábito nas crianças de se despir ou se vestir sozinhas e de guardar seus próprios pertences, entre outras rotinas de higiene e auto cuidado necessárias;

II - Cuidados com a alimentação: alimentar a criança, zelando pela sua adequada nutrição, conforme as recomendações dos serviços especializados da FME, e orientar os alunos no momento das refeições, propiciando a formação de bons hábitos alimentares e de comportamentos adequados durante as mesmas;III - Cuidados com o repouso: realizar atividades de relaxamento que levem a criança ao sono, zelando pelo seu despertar.

E no Rio de Janeiro:

ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS

• interagir com os demais profissionais da instituição educacional, para a construção coletiva do projeto político-pedagógico;

• planejar, executar e avaliar as atividades propostas às crianças, objetivando o “cuidar e o educar” como eixo norteador do desenvolvimento infantil;• organizar tempos e espaços que privilegiem o brincar como forma de expressão, pensamento, interação e aprendizagem;

• propiciar situações em que a criança possa construir sua autonomia;

• planejar, disponibilizar e preparar os materiais pedagógicos a serem utilizados nas atividades;

atender diretamente às crianças, em suas necessidades individuais de alimentação, repouso, higiene, asseio e cuidados especiais decorrentes de prescrições médicas;

A Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro e Niterói, finalmente resolvem atender as determinações do MEC, desta forma os profissionais(como você) que fizer o concurso já estará ciente de suas obrigações, ao contrário de nós auxiliares que só descobrimos nossas reais funções após o concurso.

Você não está sozinha em sua declaração de achar que as atribuições dos cuidados devem ficar a cargo dos auxiliares, muitos profissionais a frente de várias Secretarias de Educação pelo país a fora pensam da mesma forma, visto a exigência do concurso para trabalhar diretamente em sala de aulas com as crianças de apenas nível fundamental ou médio, totalmente em desacordo com o que diz o MEC.

O Concurso para PI do Município do Rio de Janeiro foi um fracasso em números de inscritos, foram apenas 44.000, aquém do esperado, e é certo que por conta das atribuições de cuidados com as crianças que os professores terão que desenvolver a partir de agora.

Pelo que estamos acompanhando, os auxiliares do município do Rio de Janeiro e Niterói irão impôr as atribuições aos novos professores, não haverá a separação do cuidar e do educar, estão prontos para acionar o Ministério Público caso tentem burlar as atribuições descritas no edital.

Cara colega, atuar na Educação Infantil, é mais que: "uma chance de fazer parte do serviço público e crescer como profissional"Para isto, é preciso: Dedicação, ser carinhoso(a), paciente, não ter problema em cuidar da parte física da criança e etc. Se prepare pra isto, caso contrário ainda há tempo para desistir.

Um abraço.

3 comentários:

Anônimo disse...

Admiravel a persistencia e a sanidade que conseguem lidar com esse desgoverno na educação de Angra dos Reis.

Parabéns!

Anônimo disse...

tenho 20 anos de educaçao, nunca vi tanta coisa errada na nossa educaçao. Tenho pena de nossas crianças!!! nunca vi tanta autoridade por parte da direçao que so que mandar,humilhar e com isso nao consequimos fazer nosso trabalho em paz...

Anônimo disse...

Sou fã de vocês duas, admiro a coragem de vocês,confesso que sou covarde, mas ainda chego lá, vcs servem de exemplo para os medrosos(como eu).