Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

PROINFANTIL, A QUEM SE DESTINA ???

De acordo com o MEC: "O Proinfantil é um curso em nível médio, a distância, na modalidade Normal. Destina-se aos professores da educação infantil em exercício nas creches e pré-escolas das redes públicas – municipais e estaduais – e da rede privada sem fins lucrativos – comunitárias, filantrópicas ou confessionais – conveniadas ou não. O curso, com duração de dois anos, tem o objetivo de valorizar o magistério e oferecer condições de crescimento profissional ao professor".

Como já deixamos claro aqui neste blog, através dos documentos Política Nacional da Educação Infantil, Parâmetros Nacionais para Educação Infantil e Revista Criança, que o MEC considera professores os chamados auxiliares de creche, entre outras denominações. Destacamos um trecho de uma matéria, retirada da internet, onde fica evidente que os professores que cuidam das crianças têm que ir além.

"O curso sobre trabalho com bebês mostrará aos formadores que os professores podem fazer mais que atender às necessidades básicas das crianças, como alimentar, trocar ou fazê-las adormecer. Os instrutores ensinarão aos formadores como identificar a linguagem dos bebês, a partir de seus gestos, olhares e sons e, assim, a se comunicar com eles. Criar brincadeiras em frente ao espelho, com bolas e caixas, repetir palavras, nomear ações dos bebês e dar respostas que confirmem seus gestos fazem parte do método. A formadora Marilu Costa veio de Porto Velho para participar do curso. “Tem professores que ficam desesperados porque não sabem lidar com bebês. A impressão é que basta cuidar deles, mas de maneira desvinculada do educar”, destacou". Veja a matéria:

http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?pageNum_Outras=332&sid=20&cid=6679&parent=20&totalRows_Outras=6658

Veja o que a Prefeitura de São Simão-GO tem a dizer sobre quem se destina o PROINFANTIL:

"De acordo com o Programa as propostas pedagógicas de Educação Infantil de 0 a 6 anos devem ser concebidas, desenvolvidas, supervisionadas e avaliadas por educadores com no mínimo o curso médio de formação de professores, uma vez que este profissional deixa de ser babá, pajem, banhista, monitor, para ser reconhecido merecidamente como professor". Confiram a matéria na integra:

http://www.saosimao.go.gov.br/noticias/2005/08/200508201015/index.htm


Vejam que a Prefeitura de Ribeirão Neves-MG também foi clara ao dizer que o público alvo do Proinfantil são os que atuam como monitores.http://blig.ig.com.br/patriciaprofessora10/2009/08/24/proinfantil-e-realidade-em-neves/

Em Resende-RJ, a Prefeitura também informou que o Proinfantil se destina aos monitores de creche. http://www.resende.rj.gov.br/page/noticias_detalhe.asp?cod=3042


Já em Angra dos Reis quem cursa o Proinfantil somos nós, auxiliares de recreação e berçário. http://www.angra.rj.gov.br/asp/gpr/sig_noti_indice.asp?vid_noticia=4202

Não há dúvidas que os professores leigos que atuam na educação infantil são justamente aqueles chamados de babás, pajens, auxiliares, monitores, recreadores, etc. E que sua formação é indispensável para o desenvolvimento pleno das crianças.

8 comentários:

Anônimo disse...

Por que a Prefeitura do Rio de Janeiro continua a negar que os Agentes Auxiliares de Creche são os "Professores Leigos" do Rio de Janeiro?
As provas são incontestáveis.

Anônimo disse...

Não seria o caso de Algum Órgão Federal obrigasse as Prefeitura de Angra e Rio de Janeiro a nos reconhecer como Professores do Desenvolvimento Infantil?

Professora disse...

Anônimo de 22:26, a resposta é a simples, não querem nos pagar o que temos direito, aí se fingem de cegos.

Professora disse...

Anônimo de 22:39, no Rio já consta uma denúncia no MP e está em fase de investigação, em Angra optamos por um processo administrativo interno, que desde dezembro está sendo apreciado pela sub-secretaria de desenvolvimento e treinamento, aguardaremos o resultado do processo, mas é claro que se o processo não andar, não ficaremos de braços cruzados.

Anônimo disse...

Ah ñ ficaremos mesmo! Acionaremos os nossos representantes pra q tomem as medidas cabíveis!

Anônimo disse...

Tomara que agora as tutoras desistam de ficar insistindo em dizer que o Pró Infantil é para as professorinhas do Nordeste! rsrsrsrs
Iuhuuu, agora temos passagem e um lanchinho mais reforçado!
Ano que vem terá comida pessoal!
Essa vitória é só mais uma a contar a algumas raras pessoas que sabem das injustiças que sofremos e lutam pelos nossos direitos mesmo correndo riscos!
Minha Querida L..., estamos com vc!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Professora disse...

Anônimo, pedimos desculpa por ter excluído seu comentário, é que por não termos provas do que vc disse achamos melhor não publicar, procure se informar sobre as denúncias que fez, caso consiga provas, escreva para nosso e-mail: professoresdeeducaçãoinfantil@hotmail.com e nós postaremos seu comentário com base em provas.
Um abraço e não nos leve a mal.