Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

DEVAGAR SE VAI AO LONGE...


"Olá companheiros e companheiras de luta, hoje fui conversar com a secretária de educação de meu município e ela disse que não poderemos ser enquadradas no quadro de magistério e consequentemente não poderemos ser professoras, disse somente com concurso. Mas quando eu e minhas colegas fizemos o concurso para o cargo teve concurso para professor também e a prova de auxiliar e professor foram iguais todas as questões. Fiquei tão triste com a conversa com a secretária, com a falta de esclarecimentos desses gestores.Segundo o material do MEC, Parâmetros de qualidade para educação infantil relata um professor para 6 a 8 bebês, então eu questionei esse professor não seria o auxiliar,monitor,pajem, enfim? Ela me respondeu que não que um professor só iria cuidar das crianças na parte pedagógica e teria que ter uma auxiliar para troca de fralda dar banho.Mas segundo as leituras que tenho feito o professor é o próprio auxiliar desempenhando todas essas funções descritas acima. Nos ajude."

Infelizmente não é tarefa fácil conversar com secretárias(os) de educação, é "quase" perder tempo! Eles não sabem nada! Educação infantil é assunto para pessoas de mente aberta, desprovida de preconceito e acima de tudo antenada com as  normas do MEC, quando acontece de um se salvar é algo comparado ao sobrenatural. Não desista e bata na porta dessas(es) Secretárias(os) levando tudo que achar na internet e nos livros referentes a função do Professor de Educação Infantil, devagarzinho eles vão pegando o fio da meada, daqui a pouco eles mudam o discurso, embora não queiram falar em valorização, porque pra eles a gente caiu do céu, eles falam que nós temos toda a razão, mas o concurso....blá, blá, blá. Se empenhe mais em mandar e-mail e cartas para órgãos educacionais como o MEC, também para ministros, deputados e senadores cobrando nossa valorização.


Anônimo  disse..
"Um absurdo, nos exploram como mão de obra barata, nossa hora aula é diferenciada,ganhamos bem menos, e nossa carga horaria de 40 horas, um absurdo, temos que nos mobilizar e muito,as coisas até que estão caminhando com a suspensão desse concurso para auxiliar de creche, no Guaruja a situação é caótica, a prefeitura fez em 2011 concurso para ADI, orassssssssssss, esse povo não tem noção de que não se pode mais usar essas siglas? e muito menos discriminar as professoras de creche que acabam se sujeitando a 40 horas de trabalho semanais e o pior ganhando hora aula bem inferior.Infelizmente municipios do tipo de guaruja ainda agem como assistencialistas e claro usando nossa mão de obra barata, o povo que comece a tomar ciencia e qd sair esse tipo de concurso imediatamente fazer denúncia no ministério público, chegaaaaaaaa de sermos usadas,somos professoras ,não somos babás, nem tias, desde 96 a creche faz parte da educação básica ou seja hora aula igual para todas e opçoes de jornada."

Mobilização é a palavra, se cada um de nós se empenhar um pouco nós teremos nosso merecido valor, precisamos espalhar esse cancelamento do concurso no Rio, pois por tabela poderemos ser beneficiados e se isso não acontecer divulgamos o assunto cidade a fora, pelo menos serve  para envergonhar o gestor que tiver na prefeitura, ninguém gosta de saber que o prefeito não está nem aí para educação, pode ser que façam alguma graça,também  pode ser que nem seja por nossa causa nem pelas crianças, mas sim por votos, isso é o que interessa a maioria deles.

Uma estratégia que dá muito certo é informar aos pais de tudo, isso só depende de nós!!!!Estamos todos os dias com esses pais, contemos tudo a eles! Vamos trazê-los para o nosso lado, não tem como eles taparem nossas bocas, os pais sabem que a peça fundamental dentro das creches para seus filhos são os auxiliares. Nós precisamos primeiramente acreditar em nós mesmos, ter consciência do valor que temos, a partir daí tudo fica mais fácil...Vamos pensar nisto! Repetindo: SOMOS PEÇAS FUNDAMENTAIS DENTRO DAS CRECHES, SEM NÓS NÃO HÁ CRECHES....

6 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado que o professor tem férias, tem recesso porque não aguentam ficar em sala de aula sem descansar um pouco e nós que ficamos 8 a 10 horas por dia? Eles trabalham 4 horas e não aguentam então nós teríamos de ter férias 4 vezes ao ano, pois trabalhamos o dobro, enquanto tiver otário nesse mundo, malandro faz a festa. Vamos acordar meu povo e minha pova!Vamos deixar de ser bobos

Anônimo disse...

é simples, temos que levar em todas as reuniões a LDB , pq secretário, prefeito etc... não sabem nada, e a coisa é simplíssima,,é só a prefeitura seguir e cumprir a lei, Cubatão seguiu a lei, fez em 2010 com o nome certo professor de educação infantil I,mas nos discriminou em relaçao a nossa hora aula, porem as professoras já estão tomando as devidas providências.

Anônimo disse...

estou de pleno acordo não podemos mais aceitar esse tipo de atitude
porque quem trabalha com alunos deve ser tratado com professor.

Anônimo disse...

Olá companheiros de luta!Hoje tivemos uma reunião, com a secretaria e diretora e todas as monitoras da creche.A secretaria de educação levou até a advogada junto com ela como guarda costas para nos intimidar, disse que a prefeitura está sem condições de pagar que se mexer com gente vai ter mexer nos outros também.Será que ela não observa a diferença por exemplo um secretário ganha mais ou menos 1000,20 só pra ficar sentado anotando e nós "monitores" trabalhando o dobro,com muita responsabilidade e dedicação a educação das crianças e ganhando um salario mínimo, diate de uma profissão tão importante que forma as crianças.Elas falaram tanto acho que com objetivo do nosso movimento para, mas não vamos parar de forma alguma cada vez que eles se reúnem contra nós ai que adquirimos mais força e garra para lutar mais por nosso direitos.

Anônimo disse...

Olá estou com uma dúvida, conversei com um advogado ele me disse que é difícil a mudança pra professor porque fizemos o concurso para monitor e a lei não permite, somente com concurso público.E os municípios que já enquadraram os auxiliares fica ilegal.Gostaria de mais esclarecimentos sobre isso .

Obrigada !

Anônimo disse...

Gente me ajudem,trabalho a 6 anos como recreacionista na cidad d Hortolandia e fico na sala d aula com 24 criancas de 2 a 3 anos cm + uma recreacionista.Faco d tudo do banho coloco pra dormi,e ainda temos q limpa a escola etc...+ agora a pedagoga da escola quer q agent faca o planejamento da sala e realize cm as criancas.Recebendo 1 salario.Gostaria d sabe se isso (pod) e quais sao os nossos direito?Obs;na minha sala nao tm professora nos q temos q fazer tudo,a diretora so pego uma q tem pedagogia para acina a chamada,porq a secretaria da educacao disse q nao queria as creches sem professora.+ estamos fazendo o trabalho d 2.Obrigada a todos e me perdoe se fui grossa nas palavras.GRATA.