Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ABAIXO DIRETORES DE CRECHE SEM NOÇÃO!!!

Este trecho foi retirado da postagem do Blog do Vereador Caio Matheus referente a justificativa do Projeto Lei a ser criado afim de regularizar o cargo das Auxiliares de Creche de Bertioga-SP.

Leiam com atenção! Qualquer semelhança será mera coincidência...

Fora este aspecto técnico-profissional, este vereador não pode deixar de consignar nesta peça, reclamatória de muitas destas servidoras atinente à questões de foro intimo e pessoal quais, segundo os relatos, tal determinação não foi alternativa e sim, medida impositiva, sendo que as descontentes seriam encaminhadas para a “limpeza de banheiro”.

Em que pese à conotação pejorativa destes fatos e mais, por terem aspecto pessoal contra a imagem e profissionalismo destes servidores, não será matéria discutida nesta Indicação até porque, acredita-se, ledo engano, que não existem mais casos de Assédio Moral no Poder Público desta urbe e, tampouco, pessoas com mentalidade tão inescrupulosa que nos remeta a época da ditadura militar.

Certamente, havendo mais relatos sobre estes fatos, sendo verídicos ou não, caberá a este Vereador, juntamente com o Ministério Público local apurar a conduta destes “Chefes” e não superiores hierárquicos, pois, denigrem a lisura e bom andamento de qualquer administração pública e certamente devem ser penalizados seja com afastamento liminar, seja com a malfadada exoneração.


O assédio moral parece ser uma prática adotada em quase todos os estados e munícípios contra os auxiliares de creche, mas isso está com dias e horas contados, não estamos mais ficando quietos, precisamos denunciar, já falamos aqui inúmeras vezes, vamos encher o MP de denúncias contra estes diretores.

Em Angra tem diretora que prende o auxiliar em sua sala, e ali o coitado sofre ameaça de transferência, todo tipo de humilhação e constrangimento, quando a porta se fecha, toda creche entra em um estado de terror, quando a porta se abre não raro as pessoas saírem aos prantos, e quando perguntada por que está chorando, a pessoa responde que não pode falar... É algo que não dá nem pra acreditar, mas acontece SIM!

Não adianta reclamar na Secretaria de Educação de Angra dos Reis, que seria o melhor lugar para resolver estas questões, porque segundo nos disse duas pessoas do primeiro escalão, eles não podem agir contra um cargo de confiança, pois a diretora tem toda liberdade para atuar dentro da instituição, e como é ela que está no local, logo é ela quem deve julgar e condenar o funcionários e a secretaria somente acata e ponto final. Isto está documentado e gravado!

Algumas diretoras confundem os auxiliares com zeladores, com merendeiras, para elas não há problema algum quando um destes faltam, pois , segundo elas, não há nada de mal os auxiliares assumirem a cozinha e mais frequentemente a limpeza do chão, janelas e banheiro das creches. E sabem por que isto acontece? Por nossa única e exclusiva culpa! Temos que cruzar os braços e dizer NÃO! Por que outros profissionais somente fazem sua função e nós temos que fazer o papel de "quebra galho?"Se continuarmos nesta inércia qualquer diretoria que assumir as creches vão se sentir no direito de nos desrespeitar, pode ser nesta gestão, noutra que vier, porque o problema está em nós, pensem nisto!

Um dos caminhos a seguir para darmos um basta nesta pouca-vergonha é: Gravar todas as reuniões, estar sempre em alerta para colhermos provas para serem entregues ao Ministério Público, não é preciso se identificar, é só anexar a gravação a um texto relatando o conteúdo e as demais provas , após a apuração, esta diretora(o) não só perderá o tão venerado cargo como também responderá pelo ato fétido cometido.

Os ainda chamados auxiliares de creches EXIGEM respeito. Com coragem e união, num futuro bem próximo seremos tratados da maneira que merecemos, ou seja, como educadores de grande importância na educação das crianças.

Formamos uma Comissão na última reunião da categoria e estamos criando uma linha de ação para enfrentarmos o assédio cometido pelos diretores de creches. Entrem em contado com os membros da Comissão que juntos vamos tentar resolver a questão.


"A pior forma de covardia é testar o poder na fraqueza do outro."
(Maomé)

9 comentários:

Anônimo disse...

Alguém tem de nos socorrer mesmo.Quando falta o professor as diretoras cara de pau dizem que podemos ficar sozinhos com 25 crianças, agora, quando o auxiliar falta ela logo arruma outro auxiliar para ajudar a professora. Por quê?

Professora disse...

Anônimo de 18:20,

Faça esta pergunta a sua diretora com o gravador em mãos, após gravar, procure a Comissão.

Anônimo disse...

Que safadeza faz a secretaria de educação, por elas darem carta branca as diretoras é que acontece esses desmandos. A Secretaria de Educação também deve ser responsabilizada por tais atos dos diretores que eles colocam para pressionar os profissionais.Vamos abrir nossa boca e contar tudo o que vem acontecendo com a gente.Lógico que tem diretoras que não se comportam como Ritler

Anônimo disse...

A justiça existe, mas só favorece quem a procura!
O Blog e as comunidades no Orkut são excelentes ferramentas de comunicação e mobilização, mas não podemos deixar de procurar o MP e a imprenssa.

Anônimo disse...

As diretotoras de creche nos asseidia moralmente poque permitimos. Temos que denunciar esse abuso de poder e ensiná-las como se trata um funcionário público, um ser humano, um cidadão!
Enquanto nós continuarmos a obecer pequenas regras que nos são impostas, achando normal e inofencivas, estamos alimentando o monstro que tem dentro dessas diretoras sem carater e permitindo que nos tratem como se fóssemos fincionários delas e não do governo.
Chega, auxiliares, vamos andar de gravador na mão, vamos denunciar todo tipo de assédio moral. A secretaria está ciente da prática desses profissionais e aprova, então não adianta reclamr lá, pois elas vão dar risadas e contar tudo pra nossa chefia imediata. Temos que denunciar ao MP e dar um basta nessa ditaroas, autoritárias e sem noção.

Anônimo disse...

Os ainda chamados monitores de creches EXIGEM respeito. Com coragem e união, num futuro bem próximo seremos tratados da maneira que merecemos, ou seja, como educadores de grande importância na educação das crianças.

De novo aqui Mundo Novo foi so promessa,agora vamos partir para justiça,foi so promessa

o líder do prefeito
Toninho na Câmara, o
vereador Marcelo Ally
(PMN) explicou o pro-
jeto que criou seis car-
gos para Assistente de
Educação Infantil em
Mundo Novo. Marcelo
afirmou que o direito
adquirido é regra base
do sistema jurídico
brasileiro e que todas
as monitoras continua-
rão normalmente exer-
cendo as suas funções
nos Centros de Educa-
ção Infantil. Explicou
que as novas assisten-
tes não farão o servi-
ço das atuais
monitoras, por isto um
salário um pouco me-
nor para os novos car-
gos. Colocou-se a dis-
posição das
monitoras ainda para
uma equiparação sala-
rial com as professo-
res, já que as
monitoras também
são formadas e fazem
o mesmo papel, co-
mandando turmas no ensino infantil
de Mundo Novo-Ms

Professora disse...

Olá anônimo das 23:06,

Não entendemos bem seu comentário, a Prefeitura criou um outro cargo para exercer a mesma função?nos explique por favor.

Um abraço.

Anônimo disse...

Em Nova Iguaçu, depois de transformarem a nomenclatura de monitor para ADI, via projeto de lei agora vão fazer concurso para Estimulador materno infantil, enquanto continuam nos usando para suprir eventuais carências de professores. E quanto a lei desses cargos serem progressivamente extintos?

Anônimo disse...

Explicando o que acontece em Mundo Novo-MS,primeiro extinguiram cargo de monitor de creche,depois nos negaram reaproveitamento e agora voltaram a criar o cargo de monitor novamente so para não nos enquadrar no magisterio.Uma tremenda palhaçada,não acham?