Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

domingo, 7 de novembro de 2010

Mensagem de Santos e Bertioga.

Comentário retirado das postagem: SANTOS-SP TAMBÉM CAMINHA PARA UM DESFECHO VITORIOSO! e Bertioga...

Mariza disse...

Os últimos comentarios são reais, Santos esta saindo de um passado triste nas creches, e caindo na real. O prefeito fez um projeto que esta na câmara, deve ser votado na próxima semana. Deixaremos de ser monitoras para educadoras de desenvolvimento infantil, salário maior, carga horária menor. O projeto poderia ser melhor, mas ficamos felizes, o que não significa que vamos deixar de lutar. Uma grande batalha foi vencida, mas outras sempre aparecem. Quando for aprovado aviso para vocês. Depois posso mandar copia do projeto. Boa noite e boa sorte a todas nos.


Anônimo(se referindo a Bertioga) disse...

DEPOIS DE QUASE UM ANO DE ESPERA, FINALMENTE COM A COLABORAÇÃO DE NOSSA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, PREFEITO, VEREADOR E PROCURADOR GERAL TIVEMOS ONTEM UMA POSIÇÃO FAVORÁVEL EM RELAÇÃO AO NOSSO ENQUADRAMENTO NO PLANO DE CARREIRA, ONDE SEREMOS RECONHECIDAS COMO PROFESSORAS E NAO COMO PAJENS E ADIS. AINDA TEREMOS QUE ESPERAR MAIS UM POUCO , POR QUE IRÃO VERIFICAR O IMPACTO ORÇAMENTÁRIO E MONTAR O PROJETO.
TENHO FÉ QUE DESSA VEZ DARÁ CERTO!!!!!
AMIGAS, NÃO DESISTAM. A UNIÃO FAZ A FORÇA! E ESTAMOS TODOS JUNTOS LUTANDO PELO MESMO IDEAL


Fica aí o recado de como é possível e legal o reconhecimento de nossa categoria. Não queremos nada absurdo, mudar de cargo ou pular pela janela. Fizemos concurso público, se não foi o adequado a culpa não foi nossa, não iremos pagar pelo erro ou "malandragem" do município.

Realizamos atribuições complexas e de muita responsabilidade, apenas queremos ser retribuídos conforme temos direito.

RECONHECIMENTO JÁ!!!
P.S: Mariza, com certeza queremos uma cópia do projeto, se puder nos mande pelo e-mail: educacaoinfantilangra@hotmail.com. Obrigada!

15 comentários:

Anônimo disse...

Ao contrário dos vereadores do Rio de Janeiro, o Vereador Caio Matheus parece estar comprometido com a luta pelo enquadramento das Auxiliares de Bertioga.

http://caiomatheus.com.br/atuacao-parlamentar/indicacao/040310221155/indicacao--adis.aspx

Anônimo disse...

Se a educação de Angra avaliar nossa reinvindicação com com mais clareza e conhecimento, verá que não queremos "burlar" o concurso nem mudar a natureza das nossas funções. Somos educadores e buscamos apenas o nosso reconhecimento e valorização.

Gabi disse...

São Carlos/SP conseguiu de modo vitorioso o reconhecimento do trabalho das pajens que foram enquadradas no estatuto do magistério da educação. ~Foram denominadas educadoras de creche e recebem salário equivalente ao de professora pela masma carga horária de trabalho quando possuirem a mesma titulação. um projeto muito bom que já está em vigor desde 2006. Vale a pena conhecer a lei.

Gabriela Tebet

Fórum Paulista de Educação Infantil e
Fórum Regional de Educação Infantil - Região Central/SP

Professora disse...

Olá Gabi,

Pedimos, por gentileza, que nos envie uma cópia deste Projeto Lei, caso você o tenha.
Nosso e-mail é:educacaoinfantilangra@hotmail.com

Um abraço.

camila disse...

oi pessoal,sou de Ipuiuna MG,somos um grupo de 11 monitoras de creche todas concursadas e queremos ser enquadradas como PROFESSORAS mas a secretaria de educação não esta muito afim de nos ajudar,quem nos alertou foi o prefeito mas agora esta querendo tirar o corpo fora tbem o que acontece aqui e que a metade tem magisterio e metade não queremos que nos regularize e traga pra quem não tem o magisterio o proinfantil mas para nos capacitarmos queremos que nos valorize.Todas as leis e referencias que tiramos foi do blog se puderem nos ajudem mais um pouco,o que podemos fazer para que todas sejem valorizadas?espero uma resposta.um abraço para as companheiras de luta.camila

Professora disse...

Boa noite Camila,

Para que a gente possa reivindicar enquadramento, precisamos ter a escolaridade mínima necessária que o nível médio normal, os auxiliares que ainda não possuem esta escolaridade deve procurar o Sindicato(vão precisar de muita sorte, pois a maioria dos Sindicatos não tem "peito" e nem competência para conduzir nossa causa)e este cobrar junto ao Executivo à adesão ao curso do PROINFANTIL.
Procurem os Vereadores, informem a eles sobre a história da Educação Infantil e junto a isto as leis educacionais federais como por exemplo LDB, PNE e vários documentos do MEC que comprovam que exercemos a função do Professor de Educação Infantil, e a estes, por serem professores leigos, não há necessidade de um novo concurso.
Mas já te alertamos que por conta de não haver punição para os municípios que ainda estão na época do assistencialismo, ficamos a mercê da vontade do Prefeito. Segundo você, houve um tempo que om prefeito era a favor da regularização dos auxiliares de Ipuiuna, isto indica que com uma boa argumentação e provas, ele poderá novamente apoiá-los. Estamos torcendo por vocês,
Somos professores da Educação Infantil e precisamos ser valorizados!

Um abraço.

Ps.:Temos documentos para enviar, caso se interesse, mande-nos um endereço de e-mail

camila disse...

Oi,acabei de ler o comentario e aceito sim os documentos,tudo que tiver para nos ajudar sera bem vindo meu email e:camila_raul@yahoo.com!Muito obrigada por enquanto.Camila

camila disse...

Ah,esqueci de citar ja estamos no plano de cargo e salario com as professoras e a secretaria de educação recebeu dois documentos o 1ºnos favoreceu que e o de pacone-mt o 2ºe do AMM e esta totalmente desfavoravel,ela esta muito contraditoria o que voces acham?Camila

ta na boca da soninha disse...

ola gostaria tambem desses documentos pois estou começando uma luta para sermos reconhecidasa aqui na nossa cidade.abraços soninha-brum@hotmail.com

Anônimo disse...

oi gostaria muito se vc pudesse me enviar tais documentos estamos começando agora a nossa luta beijos

Professora disse...

Anônimo das 16:38,

Vc esqueceu de fornecer seu e-mail, caso não queira se expor escreva para o e-mail do blog:educacaoinfantilangra@hotmail.com.

Abarço.

Professora disse...

Para CAMILA,

Olá Camilla, tentamos enviar documentos para você, mas não conseguimos, apareceu uma mensagem de erro.Caso não tenha recebido entre em contato com a gente.
Um abraço

Professora disse...

Boa noite Ana Clara,

Estaremos te enviando documentos além dos que estão aqui no blog que também muito importantes.

Um abraço.

Professora disse...

Boa noite Ana Clara,

Estaremos te enviando documentos além dos que estão aqui no blog que também muito importantes.

Um abraço.

Professora disse...

Boa noite Camila,

Que documento é este "AMM" que você cita? mande pra nós por favor.Você recebeu os documentos que enviamos?
Um abraço.