Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

domingo, 21 de novembro de 2010

PROJETO LEI DEVERÁ DIMINUIR CARGA HORÁRIA DOS AUXILIARES DE CRECHE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO.

Esta matéria foi retirada do Blog do Vereador Paulo Messina do município do Rio de Janeiro . Ele irá criar um Projeto de Lei que deverá diminuir a carga horária dos AACs do Rio, ele quer alterar a lei que estabeleceu a carga horária de 40 horas, baixando para 30 horas ou seja:

-Um grupo de AACS entra às 7:00h e sai às 13:00h

-Um outro grupo de AACs entra às 11:00h e sai às 17:00

Leiam:


Pessoal,


Com as respostas dos requerimentos de informação vindos da Secretaria Municipal de Educação e principalmente baseando-me numa série de entrevistas com profissionais que hoje trabalham em creches e especialistas consultores, desenvolvemos um projeto de lei para buscar diminuir a disparidade de turnos entre todos.

Na verdade, a proposta é alterar a lei que deu origem ao concurso de AAC, no anexo I onde se estabelece o turno de 40 horas, altero-o para 30 horas.

Explico: como pode ser visto no gráfico abaixo, para cobrir o funcionamento de uma creche que vai de 7:00 às 17:00, são necessários dois AACs, um que entra às 07:00 e sai às 15:00 e outro que entra às 09:00 e sai às 17:00. Há uma interseção entre 09:00 e 15:00 (área em roxo abaixo):


POR FAVOR, ABRAM O LINK PARA VER O GRÁFICO:

http://blog.messina.com.br/

Só que há uma categoria terceirizada, chamada de Recreadora, que no fim faz quase as mesmas funções da AAC e trabalham apenas 6 horas diárias. Há creches, por exemplo, onde esta realidade da mistura dos horários de fato acontece.

Com a entrada do PEI (como visto em posts anteriores), mais um profissional de 4 horas e meia diárias entra no cenário. A discrepância na verdade aumenta.

Por isso, para buscar amenizar e compatibilizar estas diferenças, ainda mais no contexto da entrada deste novo cargo (PEI), entrei com a alteração da lei e os horários propostos serão os seguintes: AAC-1 entra 07:00 e sai 13:00, e AAC-2 entra 11:00 e sai 17:00. O gráfico fica, então, assim:



POR FAVOR, ABRAM O LINK PARA VER O GRÁFICO:

http://blog.messina.com.br/

Observem que a interseção continua existindo, e também os horários de entrada e saída da creche permanecem inalterados. Não há custos para a Prefeitura, nem prejuízo para as crianças ou pais. Pelo contrário, teremos profissionais trabalhando em condições melhores, portanto será melhor para todos. Sem falar na justiça que é feita a todos os envolvidos.

O projeto pode ir a votação ainda este ano, mas é possível, infelizmente, que o seja no início de 2011, por conta do recesso que se aproxima.

Farei o que puder para sensibilizar os colegas e o governo para podermos ter êxito com essa Lei e podermos comemorar mais qualidade de atendimento para nossas crianças.

Abraços,


Paulo Messina


E os Vereadores de Angra dos Reis-RJ o que têm feito por nós ???

UMA LEI QUE TRATA APENAS DA REDUÇÃO DE HORÁRIO ESTÁ LONGE DO CORRETO, MAS JÁ É UM BOM COMEÇO, O MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, ASSIM COMO ANGRA DOS REIS, TEM UMA GRANDE LUTA PELA FRENTE.

20 comentários:

Anônimo disse...

Só mesmo os vereadores para nos ajudar, porque a secretária de educação de Angra não tem competência para nada, com todo este movimento pelo Brasil a fora em angra eles nem se mexem.Um dia outra gestão entra pra botar pra quebrar e arrumar a bagunça.

Anônimo disse...

Por que as terceirizadas do Rio de janeiro trabalham 6 horas?
Os AACs fazem as mesmas tarefas e têm maior responsabilidade por serem funcionários públicos.

Professora disse...

Anônimo das 16:48,

Pra você ver como o funcionário público da Educação Infantil é desvalorizado neste estado.Precisamos entrar na justiça para fazer valer a Lei da Isonomia Salarial. Atribuições semelhantes:salários semelhantes.
Abraços

camila disse...

Boa noite pessoal,ainda não recebi nenhum documento nos email que coloquei,de erro de novo?precisamos ver se eles fortalecem nossa luta falta pouco para conseguirmos,se DEUS quiser!Me mandem por favor,obrigada.Camila Ipuiuna-MG

Professora disse...

Olá Camilla,

Estamos enviando os documentos prometidos.
Um abraço

Professora disse...

Olá Camilla,

Não conseguimos encontrar aquele segundo e-mail que você nos enviou para mandarmos os documentos.Tentamos enviar para aquele anterior e deu erro novamente.Mande o endereço de e-mail para :educacaoinfantilangra@hotmail.com, assim fica difícil de perder rsrs...
Um abraço.

ta na boca da soninha disse...

porfavor gostaria que vcs me mandassem tambem todoas os documentos que vcs tiverem pois queremos começar a nossa luta aqui na nossa cidade . pois estamos no mesmo barco.

ta na boca da soninha disse...

minha cidade e paraiba do sul rj nos tambem somos escravizadas estamos esperando dias melhores gostaria que vcs pudessem mandar os documentos para que possamos comneçar a nossa luta meu imail e.soninha-brum@hotmail.com

Professora disse...

Olá Ana Clara,

Seja muito bem vinda,

A tempos temos tentando contato com auxiliares de creche da região Sul Fluminense e Centro Sul, é importante que estejamos juntos nesta caminhada, precisamos manter contato para diseminarmos informações a profissionais de nossa região.
Estamos enviando documentos.
Um abraço.

antoniofrederico disse...

Parabéns Professores de Educação Infantil! O caminho é este: Mobilização Nacional!
Vamos tentar concentrar aqui no Blog o maior número possível de municípios com o mesmo problema que o nosso.

Melissa e Ricardo disse...

ë um absurdo isso, o Rj é o único município com esta diferenca. O que é isto ? exploracao?
Quando irá acabar, nosso sindicato não serve para nada!!!
A clase também é desunida, assim fica difícil!!!
Trabalho escravo já acabou, é hora de mobilizar uma greve!!!!

kelly disse...

Olá meu meu nome é Kelly e sou do interior de SP. Bom, não são só vocês que sofrem com essa injustiça, nós aqui também trabalhamos 40hrs semanais, somos chamadas de monitoras e com um salário vergonhoso. Gostaria de saber se você pode me ajudar mandando o numero da lei ou artigo que conste a carga horária de quem trabalha diretamente com criança.
Meu email é esse: kelly_flor_sbo@otmail.com

Obrigada.

Professora disse...

Olá Kelly,
Pois é colega, a carga horária na maioria dos municípios do Brasil são de oito horas(em Angra são sete),isso é pra você ter uma noção de como estamos atrasados em nossa luta, pela função que cumprimos, ou seja, por estarmos dentro de sala de aula diretamente com as crianças, precisamos lutar para a redução da carga horária assim como nossa valorização.
Abraços e não se esqueça de votar e se empenhar em divulgar o abaixo assinados virtual(link ao lado) aos colegas auxiliares, amigos e famílias.

Unknown disse...

Olá colegas, gostaríamos que você nos enviasse os documentos necessários para darmos inicio a luta aqui em nossa cidade, principalmente há que não é incostitucional o nosso reenquadramento. Endereço:lilian.almeida85@hotmail.com

Obrigada

Anônimo disse...

ABSURDO, É ISTO QUE QUERO DESABAFAR AS COLEGAS DE ATEBDEBTES DE EDUCAÇÃO DE PRAIA GRANDE!PESSOAL PRECISAMOS NOS MOBILIZAR COM URGÊNCIA!!!!! TODA AQUELA CONVERSA DA SECRETÁRIA DE PRANDE APÓS REUNIÃO CONOSCO DIZENDO QUE TERÍAMOS BOAS NOTÍCIA QUANTO A NOSSA SITUAÇÃO FOI MENTIRA. A DEVOLUTIVA DA RESPOSTA PARA O SINDICATO E PARA O VEREADOR QUE ESTÁ N´S APOIANDO TBM FOI NEGATIVA.PORTANTO ESTAMOS DIANTE DE UMA AUTIRIDADE QUE NÃO CUMPRE SUAS PALAVRAS.SEGUNDO TAL SECRETÁRIA NADA PODE SER FEITO.COMO SE NÓS TEMOS HABILITAÇÃO EM MAGISTÉRIO E PEDAGOGIA AMBOS EXIGIDO EM CONCURSO PÚBLICO.E AGORA PARA ESPANTO DE TODOS ABRE-SE UM COMCURSO PARA O CARGO DE ATENDENTE I PEDINDO SOMENTE O ENSINO FUNDAMENTAL, INDO NA CONTRA-MÃO DAS NORMAS EXIGIDAS PELO MEC QUE TODO PROFISSIONAL QUE ATUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETAMENTE EM SALA COM CRIANÇA TEM QUE TER NO MÍNIMO O CURSO EM MAGISTÉRIO. USO ESTE MEIO DE COMUNICAÇÃO PARA ALERTAR A TODOS OS ATENDENTES DE PRAIA GRANDE.PRECISAMOS NOS ORGANIZAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.NÃO DÁ PARA GANHAR ESTE NOSSO SALÁRIO QUE É O MENOR PISO DA PREFEITURA.GANHAMOS MENOS QUE UM TRABALHADOR COM APENAS O ENSINO FUNDAMENTAL.

Anônimo disse...

Gostria de saber se vcs tem alguma lei que sustenta o pedido de vcs, sou monitora de creche em uma cidade do interior de São Paulo e se tiver uma prexa iremos brigar por redução aqui também.

Obrigada.

Unknown disse...

ESTOU AQUI PARA POSTAR MINHA INDIGNAÇÃO COM A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E COM ALGUMAS COLEGAS DE FUNÇÃO.POIS TIVEMOS UMA REUNIÃO COM A PESSOA CITADA ,E CHEGANDO LÁ A MAIORIA DAS AUXILIARES QUE SE DISSERAM INSATISFEITAS COM ALGO SIMPLESMENTE SE CALARAM.
E A NOSSA SECRETÁRIA FOI ARMADA E COM UM DISCURSO PRONTO.PRA TUDO QUE A GENTA REIVINDICAVA ELA TINHA UMA JUSTIFICATIVA.A TODO MOMENTO CITAVA LDB,DISSE QUE EM RELAÇÃO AO SALÁRIO NÓS SABÍAMOS POIS NO EDITAL ESTAVA CLARO.DISSE QUE SEGUNDO A LDB PROFFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO É O PROFESSOR,COORDENADOR.DO "JEITINHO" DELA TENTOU NOS PARAR.MAS SE DEPENDER DE MIM E DE OUTRAS QUE REALMENTE QUEREM MUDANÇAS,ISSO NÃO PARA AÍ!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Gente a carga horária dos Aux de Creche precisa ser logo reduzida,oito horas é muita coisa!!!
O cansaço físico e mental está gritante!!
A gente trabalha muito!!!!

Anônimo disse...

O Vereador esquece que no proximo ano é ano de eleição. Toda vez que agendam a data da votação ela é sempre adiada. O Povo pode ter memoria curta, mas os AAC não.

Anônimo disse...

ola´meu nome é yasmin e sou do interior de SP.Bem, na verdade não é só vocês que sofrem com essa injustiça, nós aqui também somos escravizadas trabalhamos 40 hs semanais, somos chamadas de pajem,bom e o nosso salario sem comentários...
Gostaria de saber se você pode me enviar documentos para que possamos começar a nossa luta meu e-mail yasmim-souzinha@hotmail.com