Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

PRECISAMOS GRITAR POR SOCORRO!

Comentário retirado da postagem: CARTA AOS PAIS

Anônimo disse...

OLÁ CARA COLEGAS DE LUTA DO RIO.SOU AQUI DE PRAIA GRANDE. ENVIEI UM QUESTIONAMENTO AO MEC EM RELAÇÃO A SITUAÇÃO VERVONHOSA DE NOSSO PAÍS FRENTE AOS PROFESSORES DAS CRECHES.QUE SÃO RECONHECIDOS E DISCRIMINADOS E ENTÃO QUIS SABER O QUE FAZER.A RESPOSTA FOI QUE EU ENVIASSE UM EMAIL PARA O FUNDEB FAZENDO UMA DENÚNCIA OU RECLAMAÇÃO.SEGUE AÍ PARA TODAS QUE SE INTERESSAREM O EMAIL, VAMOS TODAS ESCREVER COMO UM GRITO QUE NÃO QUER CALAR.


Também acreditamos que o caminho seja por aí, nós aqui de Angra já fizemos nossa parte, já contamos nossa história ao FNDE, que por sua vez encaminhou a denúncia ao MP, cada um de nós tem a obrigação de relatar a situação em que se encontram os profissionais da Educação Infantil e pedir providências a esses orgãos, não podemos deixar que eles ignorem nossa causa, até que tudo se resolva.

2 comentários:

antoniofrederico disse...

Eviei um email para o Fundeb explicando a situação em que vivem os Auxiliares de Creche em vários municípios do Brasil.
Recebi uma longa resposta, na qual o Fundeb e o Governo Federal se eximem de qualquer responsabilidade em relação às atitudes tomadas pelos municípios.

Professora disse...

É assim mesmo que acontece, é o tal jogo do empurra-empurra, na verdade eles sabem que quem deve "arrumar a casa" são mesmo as prefeituras, vem aquela história de não poderem interferir nas gestões públicas dos municípios que tem autonomia e blá, blá, blá, mas perceba que nenhum deles disseram que estamos equivocados, pelo contrário, reconhecem o erro dos municípios.Então nós chegamos a conclusão, e vimos escrevendo isso aqui no blog que, precisamos entrar fortemente na questão política, vamos fazer campanha, pedir votos na próxima eleição. Pra quem? Àquele que se comprometer a regularizar nossa situação, coisa que não será difícil, pois temos o apoio dos órgãos educacionais federais.É mesmo uma questão de vontade política. Uma hora a gente vence esta batalha!!!Ah se vence...
Um abraço.