Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

TRABALHAMOS DIRETAMENTE EM SALA DE AULA, PORTANTO, É JUSTO QUE PERTENÇAMOS AO PCCR DO MAGISTÉRIO

Comentário retirado da postagem:AUXILIARES DE CRECHE:ESTÁ CHEGANDO NOSSA VEZ...
"Espero sinceramente que todos que estão nesta situação sejam contemplados com esta lei,chega de impunidade! Aqui em Paraíba do Sul(RJ) para não fazer o enquadramento dos monitores como professores de educação infantil no Plano de carreira do Magistério,simplesmente nos colocaram juntamente com serventes e merendeiras na secretaria de Adminstração só para não dar os nossos direitos dados pelo PNE e MEC. Isso para mim é abuso de poder! Amigos desculpe o desabafo mas não podemos ficar calados temos que ir em busca de nossos direitos. Um grande abraço para todos e um Feliz Ano Novo."

Pois é, não só em Paraíba do Sul como em Angra, os gestores usaram de "malandragem", ignoraram a legislação federal contratando os auxiliares a fim de economizar, mesmo sabendo que na verdade somos professores leigos "cedidos" para Secretaria de Educação, algo inacreditável.

Era um " golpe" que vinha dando certo até que resolvemos arregaçar as mangas e dar um basta nesta safadeza. O negócio é contar tudo aos órgãos competentes, mas não podemos deixar de fora uma vírgula, inclusive esta esperteza de pertencermos a Secretaria de Administração e não na Educação como seria o certo, já que estamos diretamente em sala de aula com as crianças.
No blog há diversos endereços para denúncia, não custa nada acharmos um tempinho para escrevermos para estes órgãos, tenham certeza que eles lêem.

Maria do Pilar(Secretária de Educação Básica) em resposta ao nosso e-mail é direta quando diz que tem cumprido sua parte: "cada dia, as condições de trabalho dos educadores infantis vão melhorando, inclusive os salários; e reconhecer a especificidade do trabalho com a criança pequena é positivo principalmente para quem trabalha com a criança pequena(...)O Fundeb, o Pró Infantil (mais de 20.000 professores em formação), Pró Infância (são mais de 2000 escolas infantis já em construção), edital de tecnologias para a educação infantil, avaliação do atendimento (Indique e pesquisa com BID e Fundação Carlos Chagas). Enfim, reconhecemos o problema e temos atuado fortemente para que este nível educacional tenha mais atendimento e mais qualificado."
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Logo, se as coisas não acontecem em alguns municípios, a irresponsabilidade fica a cargo dos (as) Secretários(as)de Educação que em alguns casos mal sabem o que fazem frente as respectivas secretarias, muitos não conhecem as políticas da educação Infantil e nem se empenham em aprender.

Para meditar:

"Pensar que a esperança sozinha transforma o mundo e atuar movido por tal igenuidade, é um modo excelente de tombar na desesperança, no pessimismo e no fatalismo.(...)Enquanto necessidade ontológica, a esperança precisa ancorar-se na prática, precisa da prática para torna-se concretude histórica. É por isso que não há esperança na pura espera, nem tampouco se alcança o que se espera na espera pura, que vira assim, esperança vã."
Paulo Freire




7 comentários:

Anônimo disse...

Vamos fazer denúncias ao Tribunal de Contas que é responsável pela aplicação do Fundef e por erros em Editais de concursos.

Anônimo disse...

O professor de Educação Infantil Édedicação pura não adianta.Cheches pre escola precisam de dedicação 40 horas .Vcs serão empregadinhas dessa turma que vai aparecer agora ..Elas seram as regentes e vcs as Isauras e assim que funciona num regime de dois profissionais em horarios destintos.Agora qdo vcs começarem a botar a boca do trombone eles virem que a coisa ñ deu certo daram uma dupla para as professorinhas .Continuara a baderna ainda pior 2 profissionais no mesmo horario fazendo o"" mesmo serviço "( mentira ,vc trabalharam mais)porem a professora ganhado mais ..Luta de classe ..A solução ????????? exterminar os AAC e a Educação Infantil ser tomada pelas professoras ai sim sera o fim do tao famigerado assistencialismo ..Sera a anarquia gera,pois as professoras não estão ali para limpar bunda de criança(escuto isso direto) ...Não é Utopia e o que ACONTECE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Da Minha Cidade ..desculpem o desabafo .e sim que vejo a Educação Infantil

Fer Machado disse...

Olá! Sou da cidade de Alumínio, interior de São Paulo e integro o corpo docente da única creche existente em nosso município. Há algum tempo lutamos pelo devido enquadramento de nossa profissão. Somos hoje registrados como Auxiliares de Desenvolvimento Infantil, embora nossas atribuições mesclam as atividades anteriormente exercidas por pajens e a prática docente, visto que faz-se necessário possuir magistério e/ou pedagogia.
Até agora não obtivemos grandes conquistas quanto às nossas expectativas. Continuamos com carga horária exaustiva e com salários inferiores aos dos professores de educação infantil. Porém acredito que com a união dos profissionais da área, como a criação deste espaço, alcançaremos em breve a aprovação de leis que garantam direitos para todos os professores, independentemente da área educacional em que atuam.
O QUE PARECE UTÓPICO PODE SER REAL, BASTA NOS UNIRMOS!!!
Sugiro que se organize uma manifestação pacífica, como uma passeata, para que juntos possamos lembrar que a prática pedagógica não se atém a giz e lousa: o ato de trocar fraldas, de dar banho, de alimentar acalantar um bebê são altamente significativos do ponto de vista educacional e pedagógico.
Somos professores que atuamos em creche, não meros "cuidadores"...
Não queremos deixar nossas atribuições de profissionais de creche excluídas, porém nossa prática vai muito além disso, e a conotação dos cuidados com higiene, alimentação entre outros dentro do ambiente de creche é diferenciada, pois ali é o espaço onde se inicia todo o processo educacional do indivíduo. Temos que valorizar a base. Não é de cima pra baixo que se constrói uma história.

Anônimo disse...

Se vocês acham que é fácil ser professor porque não vão à luta e vão estudar, fazer uma especialização no curso de pedagogia, vocês são um bando de gente que só ficam esperando do governo, querem cursos de pedagogia gratuitos, bando de invejosas, tem mais é que limpar a bunda de criança mesmo, rsrsrs

Professora disse...

A gente acha não! A gente sabe que não é fácil, pois já trabalhamos como Professores de Educação Infantil, o que nos falta é o reconhecimento, carga horária e salários dignos.Se você ainda não sabe, o Proinfantil é curso para capacitar os Professores em exercício na Educação Infantil para se adequarem as exigências das leis, portando, estamos estudando. Quanto a faculdade de Pedagogia, muitos auxiliares já a possuem e provavaelmente o Governo federal também deverá "bancar" a formação em nível superior aos que não a possuem assim que a legislação exigir, se você não sabe também , por enquanto, a exigência para atuar na Educação Infantil é o nível médio Normal.Você acha que se o Governo federal não visse a urgência em nos capacitar com o nível de escolaridade correto eles iriam criar um programa tão específico para a Educação Infantil e caro? O Governo Federal está tentando mudar a história triste da Educação Infantil no país minha(meu) querida(o)e praticamente sozinho, sabe por que? Os municípios resistem bravamente em deixarem as coisas como estão,no puro assist~encialismo, existem muitos que se beneficiam da situação da forma que está, mas essa mamata um dia acaba, será cada macaco em seu galho.

Faça você uma especilaização, acreditamos que precisará, nunca deve ter pisado numa sala de aula da educação Infantil, mas para atuar lá, tem que fazer como nós Professores de Educação Infantil:LIMPAR BUNDA DE CRIANÇA

sil disse...

sou tb professor de educação infantil, aqui em recife conhecido como aux. de desenvolvimento infantil estamos travando uma luta com a prefeitura do recife, pelo reconhecimento do nosso cargo como professor, fundamos uma associação que se chama ASSADIR (associação dos auxiliares de desenvolvimento infantil). Queremos contribuir para o reconhecimento de nosso cargo que já existe na pratica só falta o reconhecimento legal, esperamos contribuir com alguma coisa, estamos a disposição para a construção de nossa identidade.. contato mariasil01@yahoo.com.br

sil disse...

sou tb professor de educação infantil, aqui em recife conhecido como aux. de desenvolvimento infantil estamos travando uma luta com a prefeitura do recife, pelo reconhecimento do nosso cargo como professor, fundamos uma associação que se chama ASSADIR (associação dos auxiliares de desenvolvimento infantil). Queremos contribuir para o reconhecimento de nosso cargo que já existe na pratica só falta o reconhecimento legal, esperamos contribuir com alguma coisa, estamos a disposição para a construção de nossa identidade..