Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

UM AUXILIAR DE CRECHE PARA UMA TURMA DE 35 ALUNOS NA E.I. SÓ NO BRASIL!...

Comentário retirado da postagem: EM ANGRA O PRECONCEITO VEM DE CIMA...

Anonimo disse:

"Aki em Praia Grande não é nd diferente.Pra se ter uma idéia minha colega Atendente II tem uma turma de 33 alunos onde 4 são alunos inclusivos.Detalhe:Essa turma enquanto está em sala de aula são de turmas separadas,ou seja,cd professora de sala de aula fica com metade.Mas no outro período ela(Minha amiga)fica com as duas turmas.Acho isso mto complicado,pque se acontecer algo com eles ela será responsabilizada.O que pode ser feito em relação a isso?Dizem que é uma determinação da secretaria de educação.Acho uma falta de consideração e estão fazendo de tudo pra que as atendentes desistam dos seus cargos,pois mtas estão a td vapor se preparando para concursos fora desse município!"

Prezada(o) anônima(o),

Por mais que tentamos não conseguimos acreditar no que lemos por aqui, então, de manhã, quando estão os professores, a turma é dividida, na parte da tarde quando os auxiliares de creches estão sozinhos ficam com uma com a turma de 33 alunos, dentre eles, 4 portadores de necessidades educacionais especiais? Isso vai continuar até quando a gente aceitar.

O que essas Secretárias de Educação precisam entender é que os tempos mudaram, não existe ninguém bobo, se saírem os que estão em exercícios, outros entrarão e reivindicarão os direitos de qualquer forma.É muito mais fácil e inteligente respeitar a lei e exigir o nível de escolaridade correto.

Quanto a responsabilidade, caso aconteça alguma coisa com as crianças, a auxiliar não tem nada a temer, os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil limita o número de aluno por adulto, se estiver fora do considerado aceitável, quem responde é o gestor. Vá ao MP e denuncie essa safadeza, pois como pode uma pessoa suportar permanecer em sala de aula com 35 crianças da Educação Infantil, a providência será imediata!

Abraços

9 comentários:

Anônimo disse...

O grande problema é que as pessoas que estão nessa situação,necessitam de seus empregos e não querem correr o risco de estarem no olho da rua.Pois são perseguidos,tranferidos de Unidades escolares e qdo vimos algo desse tipo é porque estão em período probatório(que são de 3 anos)Portanto tem que permanecer calado e suportar tais situações!

Anônimo disse...

Eles pensam que somos máquinas...

Camila disse...

Por isso tantos profissionais se afastam por adoecerem!

Adriana disse...

Como podemos acompanhar o andamento da regulamentação?

Cinthia disse...

O incrivel é que mts pessoas estão nessa mesma situação e ninguém faz nada.

Anônimo disse...

PRECISO DE AJUDA

PRECISO SABER QUANTAS TURMAS TEMN CADA CRESCHE E QUANTAS AUZ DE RECREAÇÃO CADA UM TEM

E QUERO SABER QUANTAS AUX DE RECREAÇÃO TINHA ANTES DE 2003, POOR S DE 2003 PRA CA TEM MENOS DE 80 AUX DE RECREAÇÃO CONCURSADA, SE´RA QUE SÓ ELAS DAO CONTA???


URGENTE

Anônimo disse...

Olá sou do estado de Goiás e trabalho no município de goiânia como Auxiliar de Atividades Educativas. Prestamos o concurso em 2008 no qual foi exigido o curso de magistério e no entanto sofremos com a desvalorização e preconceito nos Centros Municipais de Educação. Aqui estamos entrando na justiça, pois este cargo existem várias inrregularidades, precisamos nos unir para mudar este cenário de exploração.

Anônimo disse...

É realmente incrível o que acontece no Brasil inteiro, aqui na minha cidade até agora as monitoras fazem tudo...(planejamento, caderneta, reunião de pais)agora querem nos descartar...vão fazer um novo concurso com o nome de professor. A administração diz que não pode transpor nosso cargo... quanto mais eu leio sobre o assunto fico confusa!Quais cidades já conseguiram essa transposição? Que façam um novo concurso tudo bem para não continuar no mesmo erro...mas as que já estão trabalhando não poddem ser descartadas, colocadas em outras funções. Queremos ter nosso trabalho valorizado!

Anônimo disse...

Alguém saberia me informar se existe uma indicação legal para a relação entre professores/crianças em uma turma de mini-maternal e matrnal de uma creche?
Obrigada

Fernanda/ Niteroi