Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

ATENDENDO A PEDIDOS...ATUALIZANDO O BLOG!

Olá pessoal! Pedimos  desculpas pelo sumiço, é que a correria dos últimos meses tem nos impedido, não estamos de tudo fora de ação, as coisas fluem em uma outra ferramenta  de comunicação um pouco mais dinâmica, que é Facebook. Procuramos analisar alguns comentários e   liberar outros, no intuito de que todos possam estar interagindo, trocando experiências e documentos a fim de galgar nosso reconhecimento, com todo os direitos que nós, que levamos as creches nas costas, merecemos.... 



"Educação Infantil é também trocar fraldas e curso superior em educação infantil é para ensinar cuidar também das crianças, quem quer ser professor somente para usar quadro é educação fundamental, médio e superior. Há profissões de nível hierárquico e salarial maior e os profissionais trocam fraldas de idosos (geriatras). Que vergonha o profissional que fala isso..." em FALA SÉRIO!!!


Perfeito! A criança na Educação Infantil não aprende de frente a um quadro negro, como nas outras etapas da educação, ela aprende através do lúdico( segundo Piaget), adquirindo valores e preparando-se para receber um outro tipo de saber um pouco mais tarde, dentre outras coisas. É  essa a função que cumprimos dentro da creche e é por isso que lutaremos até o fim, para corrigir um erro que não foi nosso e sim de prefeitos que desrespeitaram várias leis, como a lei maior da educação, Lei (LDB/96)que existe há 16 anos.

Anônimo disse...
"Eu só sei que estou a procura de um emprego desses,de limpar bunda de bebe ,tenho ate diploma e eu amo. em ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL."


Seu pedido, acredito eu, é impossível de ser atendido, uma vez que a função de SOMENTE limpar bumbum nunca existiu, mesmo na época do assistencialismo, quando as creches eram da alçada das Secretarias de Ação Social, as atribuições dos cuidadores ultrapassavam a limpar bumbum, tanto que chegou-se a conclusão que as creches deveriam passar a ser a primeira etapa da Educação Básica, porque as crianças se desenvolviam de uma forma integral através do binômio, cuidar e educar. Só um detalhe, na E.I., acredite,limpar bumbum  é pedagógico!!!

Anônimo disse...
"Meu nome é Maria mandruvá silva Sou monitora de creche da prefeitura aqui em Carandai mg, alias somos assistentes de ônibus pois temos de buscar as crianças nos vários pontos da cidade e elevar ate a escola, depois ficar na sala de aula com a professora e realizar as tarefas de monitoras durante o dia, no final da tarde levar nos ônibus as crianças até suas casas. Que absurdo, viramos cuidadoras de transporte escolar com salario mínimo, ficamos mais nos ônibus que nas escolas O prefeito anterior prometeu que ia contratar assistentes de transporte escolar masculino para ajudar aos motoristas, e acabar com as linhas próximas das escolas mas não deu tempo de fazer Quando terá uma câmara no município que ira enxergar este absurdo e fazer uma lei para acabar com este erro que o prefeito faz com as profissionais da educação de Carandaí, única cidade pequena que apanha crianças dentro da cidade ferindo a lei vigente que so pode ser após 2 km e na zona rural" em TEMOS QUE APROVEITAR A PREOCUPAÇÃO DO HADDAD COM A EDUCAÇÃO INFANTIL


O que vocês estão fazendo é muito perigoso! São responsáveis pelo que acontecer a essas crianças neste trajeto. Se recusem a continuar com essa loucura!!!Lembrem-se, a corda arrebenta sempre para o lado mais fraco, os demais responsáveis podem tirar  o corpo fora e vocês responderão criminalmente se algo acontecer, não duvidem se eles disserem que não sabiam que vocês buscavam as crianças no ponto de ônibus...É algo que precisa ser considerado...E se preocupem também com a valorização!!!Vocês não auxiliam ninguém! não monitoram ninguém! São Educadoras, merecem estar no Plano de Carreira do Magistério, com todas suas benesses e um salário que faça jus a toda contribuição que dão para as pequenas crianças, contribuindo para o seu perfeito desenvolvimento.

Anônimo disse...
"Gente!! Estamos buscando melhorar a vida de cada criança que passa pela creche,pela escola infantil de 0 a 5 anos,mostrando pra elas O AMOR, e onde está em primeiro lugar o juramento feito antes de recebermos o canudo,certificado que nos leva a dar o melhor de nós independentemente de como seremos remunerados ou não. Estou chocada com o vai e vem de grandes conhecimentos sem atribuir a essência de eu e de vc estarmos lá. Lidamos com vidas que futuramente e dependendo de nosso estado emocional serão o futuro de nossa nação brasileira. Vamos lá!!! LDB,e demais estudiosos nos inspiram a melhorar nosso dia dia em sala de aula. E do servidor público auxiliar de merendeira,professor nível I ,II ou mais tem os mesmos valores a serem cumpridos. Portante exerçamos bem nossas funções sem denegrir o valor do outro. O meu direito termina quando o seu é exercido com diplomacia e muito amor. Porque sem essa essência nossas crianças serão robôs e marginais. Pensem com carinho,não troquem mágoas nem.." em ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO 


Ótimo comentário! Merece destaque! Só uma ressalva, a culpa dessa quebra de braços entre servidores da E.I. é única é exclusiva dos gestores que hierarquizaram uma função que é cumprida por um único profissional, promovendo concurso público adverso àquele exigido em lei. Se todos tivessem o mesmo salário e a mesma formação, a paz reinaria dentro das creches.



Anônimo disse...
"Olá, sou Assistente de Educação na cidade de Cordeiro e estamos passando pela mesma situaçao de todos que aqui revindicam. Prestamos um concurso público em 2010 e nele constava 5 vagas para o cargo de Assistente de Educação exigindo Nivel Médio e carga horária de 32h semanais, não especificando mais nada, como suas atribuições e detalhamento da carga horária. Passei no concurso e só quando tomei posse que fui informado que era para trabalhar em creche, limpando bumbum de criança e tdo mais e ainda teriamos que cumprir 2h semanais de atividades pedagógicas. A divisão das horas eram 30h semanais + 2h de pedagogico, enfim...aceitei o cargo achando que por ser homem poderia me livrar dessa função, até também por não ter a formação exigida. Pobre de mim que achei isso, fui colocado para trocar fralda e dar banho em crianças, coisas que nunca tinha feito na vida. A única proibição que tinha era que poderia fazer isso apenas nos meninos. " em É PRECISO CORRIGIR DISTORÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL, EM TODOS OS SENTIDOS...


Aqui em Angra aconteceu o mesmo! O Edital não trazia nem mesmo a síntese de tarefas, entramos pensando que iríamos auxiliar um Recreador numa escola, para nossa surpresa a nossa tarefa era a de PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, regente de turmas todos os dias na parte da tarde, nas férias e recessos, faltas, licenças médicas, coordenação, formação dos professores....Nós também temos que planejar as "Atividades de Vida Diária"( Projeto Político Pedagógico-parte lúdica, "camuflado"), inventado pela última gestão, que graças a Deus foi derrotada nas urnas(com nossa ajuda em massa).Quanto a dar banho, segundo vários documentos do MEC, não deve haver essa diferenciação, tanto homens como mulheres podem dar banho em crianças de ambos os sexos. O que acontece é que muitos não sabem(aprendemos no PROINFANTIL) que as crianças na creche, tomam o "Banho Pedagógico", ou seja, é incentivada,  ela mesma, a lavar as partes íntimas, a mãe, quando a criança chega em casa, faz a higienização completa. A orientação é que tanto nos berçários, como nas atividades, fiquem sempre mais de um profissional.É complicado entender isso numa sociedade conservadora, mas aos poucos esse preconceito tende a diminuir até cessar. Espero!



Anônimo disse...
"OLÁ, SOU APOIO DOCENTE ( FAMOSA BABÁ ) DE TURMA DE 3 ANOS NA CIDADE DE PEDRO CANÁRIO- ES , EFETIVA , GRADUADA EM PEDAGOGIA ,E SEGUNDO INFORMAÇÕES NÓS APOIO DOCENTE NÃO TEMOS DIREITO A MUDANÇA DE NÍVEL E FAZEMOS PARTE DO ADMINISTRATIVO E NÃO DO MAGISTÉRIO. QUERO SABER se podemos e seremos enquadrados dentro do plano de carreira do magistério." em O MEC RESPONDE QUE O ENQUADRAMENTO DO AUXILIAR DE CRECHE É LEGAL!


Esse é o desafio que todos nós enfrentamos, fizeram um Edital errado e nós pagamos o pato trabalhando como professores, com mão de obra barata. Sim, somos os  Professores leigos da Educação Infantil, o PROINFANTIL veio para corrigir esta aberração. Em sala de aula se pratica o saber docente e lá, segundo a LDB e outras Leis educacionais, só podem permanecer professores, porque estão envolvidos diretamente com a aprendizagem  das crianças, lute para mudar essa triste realidade, muitos municípios fizeram essa modificação, não é inconstitucional, não estamos mudando de função, estamos sendo enquadrados na função que já executamos e que por ignorância ou esperteza de alguns gestores, deixaram acontecer toda essa confusão. Querendo ou não, acaba refletindo nas crianças...