Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

AINDA CHEGAREMOS LÁ...

Postagem retirada do blog SINDSEP FORTE

"Aposentadoria das Professoras de Educação Infantil
Contagem do tempo de ADI

Respeitem nossa história!

A Prefeitura vem continuamente negando direitos aos profissionais de CEIs que transformaram seus cargos em atendimento à LDB. Todas(os) lembram a luta que tivemos para integrar o quadro do magistério pela lei 13.574 de 2003, lei construída em nosso sindicato com a participação dos trabalhadores. Desde lá tivemos de brigar pelas férias coletivas, hora atividade, contagem do tempo anterior para remoção, atribuição e gratificação de regência.


Até hoje não somos valorizados na evolução funcional. Algumas colegas que se efetivaram em 1990 perdem até 45% no salário, e o pessoal com ingresso em 1998 têm perdas de 28%, só pela tabela de Tempo.

A SME insiste em achar que nosso tempo antes da transformação não vale nada. Essa interpretação está custando muito caro às PEIs que estão para se aposentar, pois o tempo de ADI não está valendo como 5 anos no cargo de PEI ou 10 na carreira. A mesma coisa estava acontecendo com os Diretores que transformaram os cargos pela mesma lei, mas recentemente a Prefeitura voltou atrás e reconheceu o tempo anterior. Por isso, não vamos aceitar discriminação com as(os) companheiras(os).

Sempre fomos educadores: já cuidávamos e educávamos. Exigimos respeito ao passado do qual nos orgulhamos.

Vamos reverter a posição do governo imediatamente. Por isso contamos com você. Com a sua pressão e mobilização, teremos força para cobrar da Secretaria de Gestão, o que nos é de direito.

ATO DE PEIs (ADIs)
Dia 20 de maio às 14 horas
Local: SMG - Rua Líbero Badaró, 425 - Centro"

Ficamos daqui a observar como um Sindicato atuante e comprometido em defender a seus filiados, as coisas realmente andam. Só não dá pra entender como os administradores municipais fazem de tudo para "amarrar"as coisas. Nesse blog já publicamos um parecer onde o INSS reconhece o direito dos PDIs(antigos Auxiliares de Creche) a contar o tempo que atuaram como Auxiliares para efeito de aposentadoria, mas mesmo um órgão da importância do INSS não consegue convencer os gestores da legalidade que há no processo.

Observem abaixo os itens que dizem respeito a pauta com as reivindicações dos PDIs, o tamanho do caminho já percorrido por eles em relação aos ainda Auxiliares de Creches de muitos municípios pelo do país.

"1 • Contagem do tempo de ADI e de Diretor de Equipamento Social para Evolução Funcional na Carreira do Magistério;
2 • Recesso em julho, com manutenção das férias coletivas em janeiro;
3 Extensão do PDE aos aposentados e revisão dos critérios;
4 • Reconhecimento do tempo de ADI para contagem como 5 anos no cargo de PEI e 10 anos na carreira do Magistério para fins de aposentadoria;
5 • Contagem do tempo de ADI para fins de aposentadoria e evolução funcional;
6 • Contagem do tempo de Diretor de Equipamento Social como Especialista para aposentadoria Especial do Magistério;
7 • Integração dos cargos de docentes de CEI com os cargos de docentes de EMEIs e Ensino Fundamental I;
8 • Transformação dos cargos de ADIs das autarquias e outras secretarias em Professores de Educação Infantil;
9 • Garantia de todos os direitos e benefícios da Educação e da Carreira do magistério para os PEIs lotados em CIPSs e CCIs;
10 • Revisão da Portaria 4720/08 (atribuição de ATEs) atendendo às especificidades do CEI;
11 • Regulamentação da promoção entre níveis da carreira do Agente de Apoio;
12 • Equiparação de salários entre Agentes Escolares e Agentes de Apoio;
13 • Inclusão de Assistente de Diretor no módulo dos CEIs"



Chegará o tempo em que todos os Profissionais da Educação Infantil gozarão de todos os direitos que lhes é devido por nossa importância na educação das crianças de 0 a 5 anos.
Abaixo mais uma demonstração de como um Sindicato se move e conduz uma ação a favor daqueles que os sustentam!

"Assembleia decide cobrar de SME respeito ao tempo das ADIs.
Nesse sábado, 17, tivemos no SINDSEP, um assembleia constituída em sua quase totalidade por PEIs que esperam ansiosamente uma saída para o impasse criado pelo governo Kassab.


A Prefeitura nega a contagem do tempo de ADI para somar 5 anos no cargo transformado e 10 na carreira do magistério. Clique aqui para ver o histórico de notícias. A plenária entendeu que o SINDSEP deve entrar com ação para representar as PEIs nessa situação. Mas como sabemos que as decisões judiciais podem levar anos, todos os presentes entenderam que antes de entrar na justiça, vamos pressionar o governo para reverter seu parecer.

O tempo de Diretor de Equipamento Social também não estava sendo contado, mas a Prefeitura reverteu essa posição. Não podemos aceitar mais discriminação. O primeiro passo a ser dado será já nesta terça, 27 de abril, quando devemos engrossar o ato às 14 horas.

O ato da CAMPANHA SALARIAL 2010 já estava marcado para a cobrança de respostas para a pauta de reivindicações entregue no dia 19 de março, cujo item 24 já exigia "Garantir o tempo de ADI para fins de aposentadoria na carreira do magistério".

Não há mais o que esperar. Chega da enrolação desse governo. Uma comissão subirá com o sindicato para cobrar respostas. Mas, se queremos respostas temos de ir lá e fazer muito barulho."

Apesar de sermos criticados, sabemos que só mesmo com muito barulho é que conseguimos chamar atenção para nossa causa.

14 comentários:

Anônimo disse...

Meninas, Deus é justo!!
Força, a verdade está do lado de vcs, cabeça erguida, conte comigo para seguir em frente.

Aux de recreação disse...

A mentira não prevalece sobre a verdade, a justiça será feita, mais cedo ou mais tarde nós veremos, creiam nisso! continuem conosco!

Anônimo disse...

Força,muita força, não há mal que dure para sempre.

Anônimo disse...

Quem se lembra daquela propaganda que o garoto dizia assim:compre baton...seu filho merece batom...só criança que é comprada com baton...

Anônimo disse...

Não desistam por favor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Estou feliz por vcs postarem no blog, pensei que iam desistir, admiro a estrutura mental que vcs têm, queria ser assim, eu por muito menos teria caído.
Fiquem com Deus.

Anônimo disse...

Hoje acabei de ganhar um presente de aniversário bastante atrasado.Advinhem o que foi?

Anônimo disse...

Vocês merecem respeito e admiração, são pessoas que lutam pela justiça! Obrigada pela coragem de representar nossa classe com tanta determinação, continuem conosco,e parabéns pelo blog! O amanhã será de vitória, fé em Deus! valeu!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Olá companheiros (as), também trabalho em uma creche municipal e pensei que os problemas só existiam aqui em Cuiabá-MT,mas os nossos são poucos comparados aos de vocês. Conseguimos avançar devido a união da categoria com o sindicato, quando não estamos de acordo com alguma "imposição" da SME,cobramos do sindicato uma solução, agora por exemplo estão dizendo que as creches(daqui)fazem parte do serviço essencial. Estamos no aguardo que eles nos apresentem a lei onde isso está escrito. Para nossa luta estamos nos embasando na Constituíção Federal (que é a Lei maior do nosso país), pois nela estão elencados os serviços essenciais e não consta creche como tal. Aqui as coisa estão melhores um pouco, pois para o concurso foi exigido nível médio, a prefeitura ofereceu um curso técnico que depois do término do mesmo passamos a ser denominados como Técnico em Educação Infantil, A prefeitura fez uma parceria com a Universidade Federal-UFMT- e estamos terminando um curso de graduação (Licenciatura em Pedagogia para Educação Infantil), nos inscrevemos na pós graduação do Plataforma Freire. Essas realizações e conquistas foram alcançadas com muita luta, nada foi fácil,estou dizendo isso, para dizer que a UNIÃO DA CATEGORIA é a única maneira de se conseguir melhorias,para sermos tratados como professores e termos nossos direitos respeitados.
COBREM DO SINDICATO, afinal ele existe para defender nossos interesses.
Busquem sempre os seus direitos nas Leis.
Boa sorte à todos nós nessa caminhada.
Bjus!
Se desejarem manter contato para troca de figurinhas kkk mande E-mail para rosa.cuiabana@hotmail.com
Terei prazer em engajar nessa luta que deverá ser nacinal.

Anônimo disse...

Meninas qiem planta o mau, recebe o mal.
força!!!

Anônimo disse...

Como poder???
Uma secretaria de educaçao, ver que o concurso dos auxiliares de recreaçao
ta todo errado, e fingir que nada esta aconteçendo!!!

O pessoal trabalha na sala de aula direto c criança ralado bastante,e no final do mes ganha um salario de600,00. Muita injustiça!!!
professora do municipio
força pessoal!!!

Anônimo disse...

Sou,professora e concordo com a colega,quem trabalha na sala de aula tem que recebe um salario digno!!!
acorda pessoal da educaçao!!!

Anônimo disse...

oi,sou advogada vou falar uma coisa: Vcs tem que denunciar isso ao ministerio publico.
preste atençao!!!

Anônimo disse...

Eu também faço parte desta categoria, sou de Barra de São Francisco ES, estamos discutindo com os vereadores para que nós possamos ser reconhecidos como professores, na prática somos, mas falta ser documentado,trabalho com crianças de 1 a 2 anos trabalhamos em 3 funcionárias com 3 diferença salarial e carga h diferente.