Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

terça-feira, 13 de abril de 2010

ENQUADRAMENTO DOS AUXILIARES DE IPORÁ É QUESTÃO DE TEMPO

Postagem retirada do blog ADIs de Iporá-GO:

"RESPOSTA DA PREFEITURA DE IPORÁ SOBRE O ENQUADRAMENTO DAS ADIs COMO PDIs

DEPOIS DE MAIS DE UM ANO DE ESPERA, FINALMENTE COM A COLABORAÇÃO DE NOSSA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO TIVEMOS HOJE UMA POSIÇÃO FAVORÁVEL EM RELAÇÃO AO NOSSO ENQUADRAMENTO NO PLANO DE CARREIRA, ONDE SOMOS RECONHECIDAS COMO PROFESSORAS E NÃO AUXILIARES. CONTUDO AINDA TEREMOS QUE ESPERAR MAIS ATÉ O FINAL DO MÊS, POIS SEGUNDO A ACESSORIA JURÍDICA, ELES PRECISAM FAZER O IMPACTO NA FOLHA. MAS PRA QUEM JÁ ESPEROU TANTO, VAMOS SUP0RTAR MAIS ESSE TEMPO.

POR ISSO AUXILIARES DE TODO BRASIL, NÃO DESISTAM, SEJAM PERSISTENTES, E VÁ A LUTA. NÃO PODEMOS DESISTIR NO PRIMEIRO OBSTÁCULO.

NÓS AQUI DE IPORÁ, QUANTO MAIS NÃO RECEBÍAMOS, MAIS FORÇA TINHAMOS DE LUTAR E PROVAR O CONTRÁRIO.VÃO A LUTA, A NOSSA VITÓRIA É DE VOCÊS E A DE VOCÊS TAMBEM SERÁ NOSSA."

Nós aqui de Angra estamos felizes por saber que a luta pelo reconhecimento como professores de educação infantil dos nosso colegas de Iporá-GO está chegando ao fim com o tão almejado enquadramento. Isso nos dá mais força para continuarmos marchando em frente, superando os obstáculos que não são poucos, mas se ao final conquistarmos nossos objetivos tudo terá valido a pena. Afinal nossa luta é justa!!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Queria uma Secretária de Educação desta!!!!

Jac disse...

É Brasil, viu como tem secretários de educação que não vê problema em consertar o erro cometido no passado e fazer justiça com os auxiliares que somente foram vítimas da falta de informação dos gestores?aqui no Rio acho que só com o próximo governo.Esse que está aí no poder só tem garganta!adora um blá blá blá.

Anônimo disse...

Queremos ser valorizadas não só na questão financeira, mas também quanto à nossa profissão. Fazemos uma grande diferença na vida das crianças em parceria com a família e sociedade. O nosso papel é de ampliar o desenvolvimento da criança para a cidadania, envolvendo conhecimentos, atitudes, habilidades, valores e pensamentos. Para a prefeitura seria uma grande vantagem aproveitar pessoas capacitadas e habilitadas, o enquadramento vai beneficiar o cofre público da nossa cidade, ou invés de contratar novos funcionários.
Se isso acontecer será um momento histórico para luta dos educadores, em nossa cidade. A formação das recreadoras para e educação é um direito dos próprios professores e ao mesmo tempo das crianças. Para a reflexão de uma visão educacional sobre a formação, precisamos pensar sobre algumas questões entre elas os profissionais habilitados para o magistério e que atuam efetivamente como docentes na Educação Infantil, entretanto, ocupam cargos e desempenham funções formalmente fora da carreira do magistério, recebendo denominações diversas da de Professor. No entanto, com a formação pedagógica adequada, mas que não integram regularmente a carreira de magistério, acarreta o enfraquecimento e a desvalorização dessa mesma carreira, além de não cumprir as leis vigentes.
Aqui na cidade de Jaú-SP, a única resposta que temos é que nosso enquadramento está em estudo, isso acontece a mais de um ano, é uma desmoralização para nossa classe.
Obrigada pelo blog, ajuda muito com dados corretos e atualizados sobre a situação de todos profissionais da educação infantil de 0 a 5 anos.