Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

sábado, 1 de maio de 2010

DEPUTADO FEDERAL NOS RESPONDE

Pesquisando pela internet nos deparamos com o site do Deputado Federal Paulo Rubem do PDT que mantém uma linha de contato com os cidadãos, informamos a ele a situação da causa dos auxiliares de creches e ele nos respondeu:

paulo rubem : abril 16th, 2010 23:53

"Prezada Companheira,

Agradeço sua mensagem e o acesso ao site. Estou nesse momento, às 23:44, em Petrolina, sertão do Rio São Francisco em Pernambuco. Acabo de vir de uma reunião numa comunidade ( VIla Eulália) onde expliquei os projetos para a educação infantil e falei, inclusive, dessa situação dos monitores pelo Brasil afora.


Vou acessar o blog da educação infantil e na próxima semana, após o 21 de abril, no dia 28, vou registrar todas essas mensagens,muitas, que venho recebendo, em nossa reunião da Comissão de Educação e Cultura da Câmara.

Vou alertar o Ministro Haddad sobre a conduta dessas gestões que fazem convênios com o MEC, promovem o Pro-Infância mas não querem enquadrar os monitores das creches no pagamento do Piso. Um absurdo. Vou me organizar para falar disso na próxima terça-feira na Câmara Federal após às 14hs. Vamos informar pelo site. Parabéns pela luta e conte conosco nessa defesa.

Como está o Conselho Municipal de Fiscalização do FUNDEB em Angra ?

Mantenha-se em contato.Caso queira receber mais material informativo sobre educação, funndeb, piso, envie seu endereço de correio para kelly.sergio@camara.gov.br."


Apesar do nobre Deputado ter trocado o nome Proinfantil por Proinfânica, ele demonstra ter conhecimento da causa, citando inclusive que temos direito ao piso que deve ser pago aos docentes e se interessa em nos ajudar.Essa postagem serve além de outras coisas, mostrar aos colegas de luta que precisamos de nos mobilizar, pesquisar, pois, se ficarmos de braços cruzados nada vai acontecer, precisamos mostrar a todos as injustiças cometidas com nossa categoria e como dissemos aqui várias vezes pressioná-los a regulamentar nossa situação.

Agradecemos ao Deputado e estamos esperançosos, confiantes que ele poderá nos ajudar a conquistarmos nossos objetivos que é o devido reconhecimento como educadores que somos sem sombras de dúvidas!

Ps.: Fizemos mais algumas indagações ao Deputado, estamos no aguardo da resposta e postaremos aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Graças a Deus que vcs atravez desse blog estão conseguindo chamar atenção para a situação da gente que ganha o salário mínimo da prefeitura de Angra. Uma pouca vergonha!parabéns, é de pessoas assim que o Brasil precisa!não se deixem abater.NADA VAI ACONTECER COM VOCÊS!

Anônimo disse...

Muito bom saber que esse deputado sabe do sufoco que passamos dentro das creches e está interessado em ajudar a gente.

Hélia disse...

Quem diria que esse movimento iria chegar no lugar que está, que coisa linda quando existem pessoas que tomam atitudes, serve de exemplo pra todos nós, inclusive mobilização para acabar com a corrupção e a safadeza desses governos que tiraram comida, dignidade e educação das crianças e jovens, atravez do roubo.
Parabéns as duas!!!!