Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

sábado, 29 de maio de 2010

TURMALINA TAMBÉM ESTÁ NA LUTA

Retiramos este comentário da Postagem: O PROFISSIONAL ENGANADO É A VÍTIMA...
"OLA , SOU MONITORA DE CRECHE A 8 ANOS EM TURMALINA (MG), TRABALHO 8 HORAS CORRIDAS COM CRIANÇAS DE 1 A 4 ANOS.DESDE QUE COMECEI A TRABALHAR LUTAMOS POR UM DIGNO SALARIO, MAS ESTAMOS ATE HOJE COM O MINIMO(510,00).ATE O ANO DE 2008 QUEM ERA RESPONSAVEL PELA CRECHE ,ERA ASSISTENCIA SOCIAL,AI EM 2009 A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COMEÇOU A SE RESPONSABILIZAR PELA CRECHES,LUTAMOS PARA TERMOS MELHORIA DE SALARIO , MAS NÃO CONSEGUIMOS ALEGARAM QUE PRIMEIRO DEVE TER A MUDANÇA DO PLANO DE CARREIRA, POIS ATE ENTÃO CONSTA QUE PARA TRABALHAR NA CRECHE ERA PRECISO TER 8ª SERIE, E COM FUNÇÕES LIMPAR E CUIDAR DE CRIANÇAS.MAS ESTAMOS INDIGNADOS POIS DESDE 96 A LDB, DEIXA CLARO A VALORIZAÇÃO QUE DEVERIAMOS TER,ATUALMENTE JA CURSEI PEDAGOGIA E NADA MELHOROU ESTAMOS NA ESPERA DA MUDANÇA NO PLANO DE CARREIRA."
Seja bem vinda,
Assim como vocês, nós também encontramos dificuldades quando descobrimos que o cargo estava em desacordo com a legislação federal e fomos reivindicar nossos direitos.
Este blog é uma pequena contribuição nossa com informações sobre o assunto, aqui já reunimos vários municípios que também estão na luta por reconhecimento e valorização, alguns inclusive criaram seus blogs como Iporá-GO e Balneário Camboriú-SC que nos mantêm informados como andam as negociações por lá.
****
Precisamos de união para fazer valer a legilação federal, existem municípios em que os auxiliares de creche conseguiram justiça, como São Paulo-SP, Alegre-ES, Cubatão-SP, Osasco-SP, Poconé-MT, entre outros, sendo reconhecidos como Professores de Educação Infantil.
Aqui em Angra também fizemos concurso a nível fundamental, porém as creches já pertencem a Secretaria de Educação há muitos anos, mas nosso cargo permanece até hoje estagnado como se ainda pertencesse a ação social, como se ainda as autoridades não soubessem que creche é um espaço para a educação e o desenvolvimento das crianças, sendo assim quem atua em sala de aula é professor.
****
Exercemos as funções de cuidar e educar, atribuições estas do Professor de Educação Infantil, muitos auxiliares já possuem a formação em magistério, conforme exige a LDB/1996, enquanto outros terão a formação em breve, mas devido ao erro no edital do concurso referente ao nível de escolaridade, temos que trabalhar exercendo uma função complexa e de grande responsabilidade como a nossa, mas sem receber por isso, mesmo tendo a formação exigida pela LDB/1996.
****
Dê uma conferida em nossas postagens, principalmente as de Janeiro e Fevereiro, se você tiver mais alguma informação, não deixe de nos passar. No mais estamos a disposição para troca de figurinhas.
Um abraço.

3 comentários:

Anônimo disse...

È mesmo, assim é fácil, na hora de contratar digo que o nível fundamental serve para exercer tal função, assim tenho mão-de-obra não especializada, ou seja barata. Depois qualifico estes profissionais de acordo com legislação maior, assim me dou bem tenho profissionais qualificados e especializados, como de é de direito das crianças, e pago mixaria por isso.

Anônimo disse...

Essa, secretaria de educaçao tinha que ter vergonha de fazer isso com os profissionais. Dar pelo menos um aumento digno para esses educadores.
professora do municipio a 20 anos.

Anônimo disse...

Esse pessoal não está nem aí para a educação, vai precisar ser criada uma lei federal para que as coisas sejam consertadas, mas os nomes desses mal administradores não poderemos esquecer.