Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

BALNEÁRIO CAMBURIÚ-SC A CAMINHO DA VITÓRIA!

São muitos os municípios pelo Brasil a fora onde os Prefeitos vêm tentando solucionar o problema criado por eles mesmos ao promover concurso público totalmente contrário às leis, em Angra dos Reis-RJ, até esse momento nenhuma atitude foi tomada por parte da Secretária de Educação Sra. Luciane Rabha.

Protocolamos um Processo Administrativo em Dez/2009 onde anexamos várias provas relativas a municípios que valorizaram os Auxiliares de creche que possuiam nível médio ou fundamental, mas que após formação exigida pela LDB foram enquadrados como professores de Educação Infantil sanando assim toda injustiça cometida com profissionais de grande importância para a Educação Infantil.

Perguntamos: Será que estamos enganadas ou a Prefeitura de Angra não dá a mínima para a educação Infantil? Somos parte fundamental na educação inicial das crianças pequenas, mas trabalhamos sendo remuneradas com o salário mínimo da prefeitura, com carga horária extrema para a função que desempenhamos, em péssimas condições de trabalho.

Será uma solução inteligente ignorar a reivindicação dos Auxiliares? Por que até este momento nenhuma resposta quer seja positiva ou negativa nos foi dada?

Vejam abaixo o andamento das negociações para o enquadramento das Monitoras de Balneário Camburiú que passaram por um concurso público com exigência de nível médio e após formação em magistério e com a juda do Prefeito, as negociações têm caminhado para o fim vitorioso e histórico para Balneário Camburiú e também para o prefeito Édson Renato Dias que gravará seu nome na história da Educação Infantil.

A comissão mista especial que estuda o enquadramento dos monitores de educação infantil no Estatuto de Planos e Carreira do Magistério Público Municipal de Balneário Camboriú, foi recebida ontem, terça-feira (21/09), às 14:00 horas, pelo prefeito municipal, Edson Renato Dias, para a entrega do relatório final produzido pela comissão.

Leia abaixo na íntegra matéria publica no site da Prefeitura Municipal de Balneário Camburiú:


Comissão discute mudança de nomenclatura das monitoras de creches
21.09.2010 às 17:15h

O prefeito Edson Renato Dias (Piriquito) recebeu na tarde desta terça-feira, 21, a comissão mista que propõe a mudança de nomenclatura das monitoras dos Núcleos de Educação Infantil de Balneário Camboriú. O prefeito recebeu um estudo que auxiliará na formulação do projeto de lei que será enviado à Câmara de Vereadores e deve encaixar as monitoras no plano de carreira do Magistério.

As profissionais propõem a mudança da nomenclatura de Monitor para Professor Auxiliar, o que as enquadraria na categoria de profissionais do Magistério, lhes dando direito ao plano de carreira, que elas não possuem hoje. “O meu desejo é mudar esta nomenclatura para dar a devida valorização a estas profissionais e para que elas tenham perspectivas de crescimento numa carreira tão importante para a educação da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Piriquito disse ainda, que estes estudos preliminares são fundamentais para que construa um projeto de lei conciso e completo que tenha aprovação imediata dos vereadores para que o problema seja solucionado com o máximo de agilidade. O prefeito já solicitou para o setor administrativo da prefeitura uma folha teste com a simulação das monitoras já como professoras auxiliares. “Com esta folha teste saberemos qual o impacto financeiro que esta mudança trará para a administração municipal e como esta diferença será paga. Assim, o projeto ficará mais completo e certamente receberá o apoio dos vereadores”, disse o prefeito.

A comissão mista que avalia o processo de mudança de nomenclatura é composta pelo procurador Valdir Loli (representante do Poder Judiciário), vereador José Carlos Anibal (Legislativo), prefeito Edson Piriquito (Executivo), Marisa Crispilho (Sindicato dos Servidores Municipais de Balneário Camboriú – SISEMBC) e monitoras. A próxima reunião do grupo deve ser realizada dentro de 30 dias.


Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto e fotos: Fabricia Prado – jornalista – SC 03103 JP
Fotos: Lucas Correia
Fone: (47) 3267-7022
http://www.balneariocamboriu.sc.gov.br/


PELO JEITO ANGRA DOS REIS CONTINUARÁ A AMARGAR OS ÚLTIMOS LUGARES NA FILA DAS CIDADES ONDE, SEGUNDO OS NÚMEROS, A EDUCAÇÃO FICA EM SEGUNDO PLANO.

"Como será o amanhã,
Descubra quem puder,
O que irá me acontecer,
O meu destino será como Deus quiser..."
Simone

6 comentários:

Anônimo disse...

KKKK o prefeito de Angra parece nem saber que existe educação infantil, ninguém nunca viu a cara dele numa creche por isso ele acha que ganhamos até demais, ele não tem noção no nosso comprometimento com a criança e com a Instituição.
Vamos prestar atenção em quem votamso!

Anônimo disse...

Tuca e Luciene Rabha, vcs não tem vergonha não? nestas postagens das meninas está claro o envolvimento do prefeito e da Secretaria de Educação de Santa Catarina nas negociações para regumamentar a situação dos monitores.Como pode vocês dois ignorarem o assunto? talvez pessoas de Angra não estejam lendo esse blog como deveriam, mas fora de Angra isso é certeza que está acontecendo, e é uma vergonha pra vocês e pra Angra dos Reis.O que pensar de um governo e de uma cidade onde os profissionais que inauguram o saber da criança é tratado dessa forma?com total descaso.
Uma auxiliar que espera ansiosa o tempo passar...

Anônimo disse...

Porque ao invés de perseguir funcionários armando estratégia para demissão eles não põe a cabeça pra funcionar e dá um jeito na bagunça que anda nas creches, tem dia que vira o caos, falta funcionário e quem fica sai quebrado do serviço, por que será que eles acham que nós não temos valor?

Anônimo disse...

Se Santa Catarina não tem interesse em aproveitar seus Auxiliares, então por que estão dando curso de Especialização em Educação Infantil para Professores e Auxiliares?

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15915:curso-de-especializacao-tera-aula-inaugural-nesta-segunda&catid=207&Itemid=86

Professora disse...

Bom querido anônimo(a),

Estivemos dando uma lida nesta postagem do MEC e chegamos a conclusão que se este curso for oferecido para a Secretaria de Educação de Angra, depois do rôlo que deu o Proinfantil, é provável que eles rejeitem, ainda mais que os Auxiliares também foram convocados a fazerem parte do curso de Especialização em Educação Infantil, conforme lemos na postagem.

Quanto ao estado não querer aproveitar seus auxiliares, acreditamos ser questão de tempo a regularização do nosso cargo. Como está não pode ficar,isso é certo!
Abraços.

Anônimo disse...

Cara amigas,acho que deveremos começar uma greve,pois,ta tudo errado na educaçao infantil. Peço que vcs nos avise qdo tiver reuniao com a secretaria de educaçao.
auxiliar de recreaçao do frade