Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

AUXILIARES DE CRECHE:ESTÁ CHEGANDO NOSSA VEZ...

Caros colegas de luta,


Acompanhamos o andamento das Preposições do Deputado Carlos Zarattini há um bom tempo, pois muito nos interessa, trata-se do PL 5446/09 que nos garante o ingresso no Magistério, sem a necessidade de mendigar e sermos humilhados por alguns gestores que se lixam para a Educação Infantil.

Semana passada recebemos através de e-mail a mensagem abaixo:

"Informamos que as proposições abaixo sofreram movimentações.
PL-05446/2009 - Dispõe sobre a contagem do tempo de exercício dos profissionais que exercem atividades em unidades de educação infantil como de efetivo exercício do magistério.
- 02/12/2010 Devolvida sem Manifestação.

Bom, lemos e não nos ficou claro, então resolvemos escrever para o Deputado e veio a resposta abaixo:

Informamos que as proposições abaixo sofreram movimentações.
PL-05446/2009 - Dispõe sobre a contagem do tempo de exercício dos profissionais que exercem atividades em unidades de educação infantil como de efetivo exercício do magistério.
- 13/12/2010 Designado Relator, Dep. Antônio Carlos Biffi (PT-MS)


Entendemos agora, depois de pesquisarmos, o seguinte:

"O procedimento legislativo é um complexo de atos, qualitativa e funcionalmente heterogêneos e autônomos, praticados por stujeitos diversos e dirigidos à produção de uma lei do Parlamento. Noutros termos: (…) o modo ou iter segundo o qual se opera a exteriorização do Poder Legislativo"[i] Dentre esses atos encontramos a designação do relator para analisar determinada matéria apresentada."


Bem amigos, o PL agora vai ser analisando, vai sofrer emendas ou não, se está de acordo com a Carta Magna etc... Passamos para alguns Deputados o endereço deste blog bem como todos os endereços que tratam do assunto de nossa causa, mas isto só não basta, precisamos ser notados, imaginem se cada um de nós escrevermos para os Deputados, não esquecendo do Relator? Dificilmente ficaríamos no anonimato, só para exemplificar: Em Angra a pouco mais de um ano, quase ninguém sabia nada sobre Educação Infantil, garantimos a vocês que hoje é o contrário: poucos são os que ignoram o assunto Educação Infantil e olha que nem todos aderiram a causa por medo de perseguição e tranferências.

Então, mãos à obra!!!!!

2 comentários:

antoniofrederico disse...

Ministro Fernando Haddad explica o que muda com a Lei de Responsabilidade Educacional.
Parece que o MEC cansou de ser responsabilizado sozinho pelas "pataquadas" de alguns Gestores Púlicos. A lei será encaminhada ao congresso até a próxima semana. Vamos acompanhar!

http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/12/16/lei-de-responsabilidade-educacional-sera-enviada-ao-congresso-na-proxima-semana.jhtm

Anônimo disse...

Espero sinceramente que todos que estão nesta situação sejam contemplados com esta lei,chega de impunidade! Aqui em Paraíba do Sul(RJ) para não fazer o enquadramento dos monitores como professores de educação infantil no Plano de carreira do Magistério,simplesmente nos colocaram juntamente com serventes e merendeiras na secretaria de Adminstração só para não dar os nossos direitos dados pelo PNE e MEC.
Isso para mim é abuso de poder!
Amigos desculpe o desabafo mas não podemos ficar calados temos que ir em busca de nossos direitos.
Um grande abraço para todos e um Feliz Ano Novo.