Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

QUEM SOMOS NÓS???

Esta postagem foi retirada do interessante blog: http://www.silylandia.blogspot.com/ escrito por Silvia Rossine que nos enviou o comentário abaixo, na Postagem:ATENÇÃO PREFEITOS: AS CRECHES NÃO SÃO DEPÓSITOS DE...



Olá tentei enviar uma postagem mas acho que ela ficou um pouco grande,rs... Então estou deixando meu link ok! Tema Atendentes de Educação II,Professores,Mediadores da Educação pela qualidade do Ensino Obrigada pela atenção www.silylandia.blogspot.com




Atendentes de Educação II,Professores,Mediadores da Educação pela qualidade do Ensino
Quem é você?

Professor, Mediador, Auxiliar, Atendente de Educação, ...
Ou seja lá qual for a nomenclatura dada aos profissionais da educação.Todos nós, nos respeitamos e em momento nenhum tivemos ou temos
a intenção de anarquizar ...

Gostariamos apenas de entender certas colocações!

EDUCAÇÃO uma UTOPIA!?
utpia.jpg



Entendo que uma unidade escolar deve ser bem equipada ,deve ter sala de multimídia, espaço físico adequado para o número de crianças que ali frequentam , paredes impecavelmente limpas, salas bem arejadas,enfim...Mas, não basta termos uma unidade escolar bonita aos olhos, onde tudo esta no seu lugar; pois todo este trabalho, esta construção, da montagem de salas temáticas por exemplo de nada irá valer se esta mesma unidade escolar não tiver ; coração !O coração de uma unidade escolar seja ela particular , estadual ou municipal são os profissionais que nela são acolhidos seja por concurso, entrevista , ou cargos de confiança.Os professores ou seja lá qual o nome dado a nomenclatura dada a estes "mediadores" que se tornam uma ponte para que os alunos possam fazer sua travessia rumo ao mundo das descobertas de sua autonomia,são mediadores que estimulam o desenvolvimento cognitivo,psicológico motor e visam a qualidade deste encontro.Todos sem exceção estão ali por um simples sonho ,um simples objetivo ter a oportunidade de fazer a diferença na vida de cada educando e na vida de seus pais e responsáveis onde se estabeleça uma parceria .Ir além das teorias, passear pelos conteúdos de forma harmônica e contagiante dando a oportunidade para que as crianças vivenciem ,mergulhem neste mundo colorido onde só podem passar por este caminho uma vez; sua infância!


Eis o encanto de nossa profissão!


É na infância que aprendemos a construir castelos, e de onde vem os engenheiros.E lá que desvendamos os mistérios e, surgem os cientistas, na nossa infância enfrentamos dragões, bruxas e aprendemos a enfrentar nossos problemas com respeito a nos e ao próximo.Através das brincadeiras se destacam os conteúdos de forma lúdica e prazerosa :na amarelinha riscada no chão trabalhamos a coordenação motora , as cores , a iniciação aos números, o prazer de contar e recontar histórias sem fim...No simples ato planejado anteriormente de se plantar uma sementinha de feijão em cima de uma bolinha de algodão estamos oportunizando as crianças em creches e pré escolas a adentrar no maravilhoso mundo das ciências ...Brincadeiras na educação infantil não são apenas passa tempo, elas tem um alcance muito maior do que se possa supor elas devem ter um objetivo.Mas é claro que neste mundo também tem espaço para as brincadeiras livres onde ouvimos até o barulho das asas sobrevoando nossas cabeças,rs...O desenvolvimento integral da criança deve ser respeitado em todos os seus aspectos : físico, psicológico, intelectual e social onde a família e a comunidade deve ter sua parcela de ação e atenção aos mesmos.Sempre acreditei que a educação e muito mais que teorias que elas devem ser sim conhecidas e aplaudidas mais que , além destas teorias existe o encanto de ensinar, de vivenciar junto aos pequenos experiências únicas e que ficarão gravadas como um lindo arco-íris ou então como grandes tempestades.Este encanto não deve morrer, não devemos deixar calar em nossos corações esta linda canção da educação onde o tom da musicalidade dará o tom da aprendizagem.Não consigo entender a simples frase que existe professores para educar e professores para ensinar?Me desculpem ...

Mas, demorei alguns anos para me formar no magistério pois primeiro precisei passar por algumas etapas que a vida me revelou...


Mas meu sonho , sempre esteve ali guardadinho, apertado...Me lembro perfeitamente como se você hoje o meu primeiro dia de aula no Colégio ITA .Eu simplesmente tremia de emoção e antes de entrar na minha sala precisei ir ao banheiro pois minhas lágrimas teimavam em cair , era quase um sonho que podia ser tocado, e eu verdadeiramente não acreditava que estava acontecendo , eu estava ali!Hoje ,estou terminando uma faculdade e já penso na próxima... Quando a lei maior da educação do país LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação foi sancionada em 20 de dezembro de 1996. Estabelecendo que crianças de 0 a 6 anos tinham assegurado o direito á educação em creches e pré - escolas foi realmente um marco histórico de grande importância para a educação infantil em nosso país.
Mediadores que estabelecem como prioridade do seu trabalho o desenvolvimento da individuação , da auto-estima e da segurança. emocional da criança.
Enfim o reconhecimento da criança enquanto sujeito titular de direitos.


Mas que frase é esta?
Professores para cuidar e professores para ensinar!?
Como assim?
Quando aplico atividades recreativas onde jogos são elaborados dentro de um planejamento , um estudo , cujo tema trás por exemplo produtos de higiene ou conto histórias bem elaboradas com fantoches e todo o segmento do tema , um banho dado onde as conversas para os cuidados do corpo são beneficos para nossa saúde , isso não é trabalhar pedagogicamente falando de forma bem planejada , elaborada , será que nesta fala não há objetivo de se construir "nada"!?
Escolas de educação infantil têm atendentes de educação II , qualificados para função , porém , com salários inferiores, com salários , benefícios e direitos inferiores aos dos professores.
Todos nos que acreditamos na educação somos parte integrante deste processo ensino-aprendizagem e temos a responsabilidade de não apenas dar banho e colocar os mesmos brinquedos todos os dias para que o tempo passe.
Seguimos cronogramas elaboramos com criatividade e envolvimento de equipes trabalhar os temas propostos e vamos além deles , brincamos de viajar neste foguete que se chama educação de qualidade.
Sera que tudo isso é apenas utopia ...
Uma educação onde não exista a separação , o preconceito , as diferenças.
E muito triste presenciarmos manifestações de orgãos competentes que deveriam intervir positivamente enviando informativos que não somos nem suporte pedagógicos dentro das unidades de ensino e creches pois nossa "nomenclatura" não nos dá este direito.]
Queremos sim tudo o que esta dentro da lei e a lei maior que rege um país a nova lei da educação é clara. Opções de postagem
Sempre admirei estas pessoas que exercem funções dentro de uma secretaria de ensino , mas, para ser totalmente sincera o que sinto neste momento é o preconceito, o desprezo, o desrespeito, para desqualificar aquilo que conquistei com tanto esforço e continuo buscando , minha capacitação pedagógica e minha fé em uma educação de mais qualidade e um mundo onde não insistam mais em deixar os cidadãos "leigos em seus direito", pois deveres, já temos o bastante!



Desabafo de uma professora que é atendente no momento e passa por um período de expêriencia na rede.Que procura ser uma pessoa melhor a cada dia, que tem seu diploma na mão e pode muito bem procurar outra escola para trabalhar pois tem currículo para isso , mas , decidiu ficar para viver este momento ... Pois como mesmo citou Jean Piaget :



(Jean Piaget)





É o que queremos ; formar mentes que esteja,em condições de criticar e verificar ...


(Completando) De forma harmônica e saudável...


Nenhum comentário: