Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

NOSSA LUTA NÃO PODE PARAR.

Comentário retirado da psotagem: INDICAÇÃO DO PROJETO LEI EM BERTIOGA-SP

Rosemayre Azevedo Conceição disse...

Sou de uma pequena cidade do interior do RJ e nossa situação e tão delicada quanto as de muitas, fizemos concurso publico após o vigor da lei, mais parece que as autoridades do nosso município não tinha conhecimento da mesma, com isso atuamos ha 12 anos como professoras sem nem ao mesmo ganharmos remuneração adequada para tal. E então começamos uma luta árdua para ver se tínhamos os nossos direitos respeitados e só o que cosiquemos até agora foi as mais esfarrapadas justificativas. É muito humilhante sermos tratadas hoje após uma novo concurso como um zero a esquerda. Torço para que ai tudo tenha dado certo pois pretendo continuar lutando aqui. Parabéns vereador e bom saber que ainda existe pessoas que presam os direitos do servidor.

Prezada Rosemayre,

Você disse tudo! As pessoas que assumem a Educação Infantil em muitos municípios não tem nenhum preparo, não entendem bulhufas sobre esse segmento da Educação Básica, é aquela velha história da política irresponsável onde pessoas assumem cargos simplesmente porque são amigos de infância, cabo eleitoral ou parentes do prefeito sem interessar seu conhecimento na área que irá atuar. Percebemos que até nos dias de hoje, mesmo após vários esclarecimentos feitos através dos documentos, dos meios de comunicação e até pessoalmente, eles ainda derrapam em suas colocações quando se referem a esse segmento, mostram que pouco aprenderam. Mas o que impede que tais pessoas aceitem que a Educação Infantil mudou ,infelizmente e vergonhosamente é o preconceitos contra os auxiliares de creche.

O que sabemos é: Fizemos concurso público de forma irregular, cumprimos uma função que segundo o MEC quem desempenha é o PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, nosso Edital cita que somos responsáveis pelos cuidados e educação das crianças e ainda, segundo o próprio MEC, cuidar e educar são indissociáveis, portanto, SOMOS NÓS OS PROFESSORES LEIGOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Mesmo que promovam concurso público em conformidade com a lei a partir de agora, nossa situação precisa ser regularizada para não ferir a lei de isonomia salarial que diz: atribuições semelhantes, salários semelhantes, ainda mais em nosso caso que são: ATRIBUIÇÕES IGUAIS!!!

Queremos saber do MEC e das autoridades da educação como fica nosso caso. Queremos saber também até quando permitirão que continuemos a sermos explorados. Se os gestores tivessem observado a legislação e promovido o concurso público de forma regular, ou seja, exigindo o magistério, não estaríamos aqui protestando, é justo que agora consertem o erro sem nos prejudicar.

VAMOS CONTINUAR A ENVIAR E-MAILS PARA O MEC COBRANDO PROVIDÊNCIAS, ASSIM COMO ASSINANDO O ABAIXO ASSINADO ( LINK AO LADO).

Abraços.

Ps.: Temos comentários a liberar. Aguardem!




Um comentário:

Educação Infantil Uberlândia disse...

Há um parecer da cne/ceb recente e extremamente importante!!!

PARECER CNE/CEB Nº: 7/2011

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=8295&Itemid=

Não deixem de conferir e divulgar!!

"O presente parecer, uma vez homologado pelo Sr. Ministro da Educação, deverá ser encaminhado aos Conselhos Estaduais e Municipais de Educação, às suas entidades representativas, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação – (FNCEE), à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), ao Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)"