Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

SÃO DESCULPAS E MAIS DESCULPAS PARA A NÃO VALORIZAÇÃO DO EDUCADOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL



Pois é, Cubatão abriu um concurso já com a nomenclatura de professor de educação infantil I em setembro de 2010, pois bem, não somos pajem e nem PDI como as antigas inclusive o cargo delas já foi extinto,não terá mais concurso o pior de tudo é que a prefeita colocou nosso salário igual ao das pajens com a justificativa de que nós ganharíamos igual ao de PEB I e infantil II e que constrangeríamos as antigas pois exercemos a mesma função, e agora teremos que esperar passar o ano eleitoral e sabe-se lá o que vai acontecer... 


Eles tem sempre que fazer as coisas pela metade, a Educação Infantil ainda tem dessas coisas. O que essa prefeita deveria ter feito foi capacitar as pajens e depois enquadrá-las como Professoras de Educação Infantil, pelo menos a prefeita de Cubatão não é ignorante sobre a legislação como vimos por todo canto, ela sabe que se aumentar o salário dos Professores de Educação Infantil que fizeram concurso em 2010 e não aumentarem o das pajens, esbarrarão  na Lei e Isonomia Salarial, que expressa: funções semelhantes, salários semelhantes. Mas de qualquer forma o prejuízo fica na conta do educador, que trabalha muito e ganha pouco.






Estamos em greve há 36 dias em BH /MG com a reivindicação de unificação da carreira das educadoras infantis com as professoras do ensino fundamental e médio, pois temos a mesma formação q eles. A PBH fez má proposta insuficiente pra a categoria, rejeitada ontem. Gostaria de contar com o apoio de vcs para assinar e divulgar a petição pública q discute nacionalmente a unificação de carreiras. O endereço é :http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N23660
Obrigada, Thaís. 



Tanto apoiamos, como divulgamos e o mais importante: assinamos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Mais cedo ou mais tarde em creches não haverão auxiliar, seremos todas professoras, já era pra ser se os municípios contratassem secretárias de Educação com visão de futuro, um monte delas tem visão de encher o bolso.

cristiano silva disse...

muito bom lute pelo seus direito