Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

domingo, 28 de outubro de 2012

É SÓ EXPLORAÇÃO!



Anônimo disse...
"Olá gostaria de informa aqui na minha cidade haverá concurso para educação infantil ( auxiliar de sala e recreador de creche), mas no edital não está exigindo a formação especifica que seria licenciatura ou nível médio na modalidade normal, eles pediram somente ensino médio, e salário mínimo 622,00. NÍVEL MÉDIO AUXILIAR DE SALA DE AULA,RECREADOR DE CRECHE RECREADOR DE CRECHE (10 QUESTÕES DE PORTUGUÊS, 10 QUESTÕES DE MATEMÁTICA E 20 QUESTÕES ESPECÍFICAS) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Educação Nacional: Lei n° 9394/96. Períodos do desenvolvimento humano e seus caracteres principais. O princípio pedagógico da creche e da pré - escola: educar e cuidar; Práticas de educação infantil: jogos e artes; leitura e escrita. ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. AUXILIAR DE SALA DE AULA (10 QUESTÕES DE PORTUGUÊS, 10 QUESTÕES DE MATEMÁTICA E 20 QUESTÕES ESPECÍFICAS) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Educação infantil - conceito e objetivos. A criança - desenvolvimento biopsicossocial. Conteúdos."


Prezado anônimo,



Enquanto o MEC não se posicionar, os gestores brincam com a lei, é muito mais barato explorar professores leigos, depois, a estratégia é formar todos através do Proinfantil, programa pago pelos contribuintes e pagar salários de miséria, a consequência disso é uma rotatividade muito grande de auxiliares de creche, que só tem um objetivo; passar em outro concurso público e sair da creche, dessa forma toda a formação continuada que receberam para aplicar às crianças são perdidas. A Educação Infantil é a etapa da educação básica mais cara, são três, quatro professores em sala de aula, ou se leva a sério e se  aplicam as orientações do MEC, ou então assumam de vez que o Brasil ainda pratica o assistencialismo na maioria dos estados, e todo esse blá, blá, blá de preocupação do desenvolvimento integral da criança é pura utopia.

Como pode exigir num concurso tantos conhecimentos técnicos para somente "cuidar" da criança? E que raio de funções são essas, com praticamente os mesmos conteúdos programáticos, para desenvolveram funções diferentes(?). Alô, MEC!!! Tá tudo errado!

Anonimo disse...
"Gente me ajudem,trabalho a 6 anos como recreacionista na cidade de Hortolandia e fico na sala d aula com 24 crianças de 2 a 3 anos cm + uma recreacionista. Faço d tudo, dou banho, coloco pra dormi,e ainda temos q limpa a escola etc...+ agora a pedagoga da escola quer q agent faça o planejamento da sala e realize com as crianças. Recebendo 1 salario.Gostaria d sabe se isso (pod) e quais são os nossos direito?Obs;na minha sala não tem professora nos q temos q fazer tudo,a diretora só pego uma q tem pedagogia para assinar a chamada,porq a secretaria da educação disse q não queria as creches sem professora.+ estamos fazendo o trabalho d 2.Obrigada a todos e me perdoe se fui grossa nas palavras.GRATA."
.

Prezada anônima,

Quando nós assumimos em 2008, nós também, em dia de coordenação, após ajudarmos os professores a fazer o Projeto pedagógico, éramos obrigados a dar faxina nas salas, passar "Veja" nos vidros das janelas e todos os dias limpar o refeitório após darmos o almoço às crianças, fui consultar se aquilo era real e em lugar nenhum estava escrito que essa era uma atribuição nossa, foi quando num belo dia a diretora(pior do mundo) me entregou um vidro desse produto de limpeza e eu devolvi pra ela, educadamente disse que aquela não era minha função e que não ia fazer mais....A partir daí a chapa começou a esquentar para meu lado, a Secretaria de Educação foi informada que tinha uma laranja podre no meio das boas....Uma não, duas, eu e mais uma auxiliar...Foi uma tremenda quebra de braço, mas vencemos, hoje ninguém mais faz esse tipo de trabalho, não que não seja digno como outro qualquer, mas sim pelo abuso.

 Se revoltem com tudo isso!!!!! Vão à Câmara de Vereadores, gritem bem alto, sem medo, que vai chegar a hora que alguém ouvirá vocês e acabem com essa safadeza, se ficarem quietos continuarão a ser escravizados, perseguições acontecerão, com certeza, mas, sigam em frente, cumprindo com suas atribuições, mas com a língua bem afiada, não tem como demitirem, basta somente aguentarem a pressão psicológica. O correto seria  que  todos lutassem  juntos para não dar margem para a perseguição de uma minoria, mas infelizmente isso dificilmente acontece, muitos preferem se omitir, quando não ajudam a perseguir o próprio colega que está colocando a cara a tapa.

5 comentários:

MARIA MATEUS disse...

Amados colegas do magistério aqui em minha cidade DRACENA/SP o prefeito atual já assumiu publicamente que a partir desse mês 02/13 irá pagar o piso salarial nacional para todos professores da Educação Infantil e EMEIs (creche), vale lembrar que a luta foi incansável.

Anônimo disse...

Boa noite, estava analisando o Plano de Carreira e Estatuto de Magistério da cidade em que moro, e encontrei este artigo, quero compartilhar com vocês para que analisem, se ajuda no enquadramento.
Art.112. Os servidores integrantes da carreira dos grupos ocupacionais Técnico de Nível Superior em áreas afins. Apoio Técnico administrativo e infraestrutura escolar e apoio administrativo escolar, titulares de cargos efetivos que tiverem estrita relação de nomenclatura e função, serão enquadrados na data desta Lei, nos níveis de acordo com a escolaridade e nas referencias iniciais de acordo com que estabelece esta Lei.

Anônimo disse...

Boa noite, estava analisando o Plano de Carreira e Estatuto de Magistério da cidade em que moro, e encontrei este artigo, quero compartilhar com vocês para que analisem, se ajuda no enquadramento.
Art.112. Os servidores integrantes da carreira dos grupos ocupacionais Técnico de Nível Superior em áreas afins. Apoio Técnico administrativo e infraestrutura escolar e apoio administrativo escolar, titulares de cargos efetivos que tiverem estrita relação de nomenclatura e função, serão enquadrados na data desta Lei, nos níveis de acordo com a escolaridade e nas referencias iniciais de acordo com que estabelece esta Lei.

Sergio Martins disse...

Senhores, bom dia.

Sou vereador e professor e gostaria de ajudar a categoria (Monitoras/Professoras de Educação Infantil) aqui em Porto Ferreira/SP. Poderiam informar quais as cidades que já estão pagando o Piso do Professor de Educação Infantil? Poderiam ainda enviar-me as Leis (ou Projetos de Lei) que tratam da questão nestes municípios? Aguardo contato: verserginho@gmail.com

Teresa disse...

O que me deixa indignada é que, as mesmas que se omitem na hora da luta por nossos direitos, com a maior cara de pau recebem as vantagens conquistadas por aqueles e aquelas que deram sua cara a tapa e não tiveram medo de lutar por seus direitos. E pior, não se envergonham disto.