"IDENTIDADE DE PROFESSORES E AUXILIARES DE CRECHES DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO."
Aline Marques de Souza Marques
Neijair Marques Viana de Castro
Santana Moura
RESUMO:
"Este artigo objetivou averiguar como as atribuições e papéis desempenhados por profissionais da educação infantil podem contribuir para os estudos de identidade profissional no ambiente de creche pública.
Buscou-se também analisar como a dicotomia cuidar-educar repercute na divisão do trabalho daqueles que atuam neste contexto.
A pesquisa analisou 12 professores e 12 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil, (ADI´s) através de um questionário semi-aberto que foi distribuído em 6 creches das 6 Regiões Político-Administrativas (RPA´s) da Cidade do Recife.
Percebeu-se que as atribuições delegadas aos professores e ADI´s geram uma hierarquia em que, aqueles que planejam as atividades pedagógicas recebem melhores salários e carga horária reduzida, enquanto aqueles que executam mais atividades ligadas à higiene, ao “cuidar” da criança, recebem salário inferior para o dobro da carga horária e isso tem provocado insatisfação, conflitos nas relações de trabalho e desejo de abandono da função.
local: Centro de Educação, UFPE sala 12data: 30.06.2010horário: a partir das 18h (vários trabalhos na área da educação infantil, sobre o brincar, os ADI´s do sexo masculino e a questão do preconceito)."
Toda essa confusão se deu por conta da idéia brilhante de alguns administradores com o propósito de baratear o custo com a educação infantil, ignoraram a lei e tentaram fazer a separação entre quem cuida e quem educa, algo como já dissemos aqui impossível, e o resultado não poderia ser outro, é improvável que um profissional fique satisfeito ganhando um mísero salário, trabalhando com uma carga horária excessiva, numa função docente e pior, desempenhando ao invés de uma, duas funções!
Terminamos com um comentário feito por um anônimo neste blog na postagem VIVA A DEMOCRACIA!!!!!
"As creches são uma bomba relógio em todo país,prestes a explodir, somente os administradores que só olham pro seus umbigos não vêem."
Nenhum comentário:
Postar um comentário