Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

REUNIÃO NA CÂMARA DE VEREADORES DE ANGRA DOS REIS-RJ

Aconteceu hoje nossa reunião com a Comissão de Educação da Câmara, que foi representada pelo presidente da comissão, Vereador Jorge Eduardo, contamos também com a presença do Vereador Dr. Ilson Peixoto e alguns representantes de Auxiliares de Recreação e Berçário.

Durante a reunião pudemos expor nossas reivindicações e fomos ouvidos com respeito e atenção, nos baseamos em documentos editados pelo Mec e legislações, com isso conseguimos mostrar às pessoas presentes a importância do nosso cargo, assim como também o direito que temos de mudar a posição injusta em que nos encontramos dentro da Educação Infantil de Angra dos Reis.

Foram abordados também o assunto sobrea infra-estrutura das creches onde os vereadores demonstraram preocupação e prometeram tomar providências. Foi marcada para dia 21/06/2010 uma segunda reunião com a Comissão de Educação da Câmara, onde serão convocados para a reunião o Procurador geral do Município, o responsável pela impactação na folha de pagamento da prefeitura, o Secretário de Administração José Eugênio, a Subsecretária Neuza Fonseca, Dr. Ilson Peixoto e os representantes da categoria de Auxiliares de Recreação e Berçário.

Esperamos que a partir de agora nossas reivindicações tomem o caminho certo, que possamos juntos e de forma harmônica regulamentar nosso cargo a exemplo de outros municípíos pelo Brasil a fora, e com isso Angra passará ser pioneira no estado do Rio de Janeiro nessa questão, e com isso ganha o profissional que finalmente será valorizado e ganha ainda mais a criança que contará com profissionais satisfeitos e capacitados.


8 comentários:

Aux. berçário disse...

Seria muito mais fácil se a secretaria de educação não tivesse tanta raiva da gente, se dependermos deles teremos um aumentozinho, e só! eles aumentarão nosso salário com certeza, porque estão até com vergonha de pagarem um educador o salário mínimo da prefeitura.Uma vergonha.

Anônimo disse...

Querida,anonima das 12:42
A secretaria de educaçao e uma pessoa muito justa,e,sei que ser depende5r dela.Fara justiça!!!

Anônimo disse...

JUSTA?????? VEREMOS!!!!

Anônimo disse...

TENHO CERTEZA!!!

Anônimo disse...

ESPERO REALMENTE QUE SE FAÇA JUSTIÇA COM O PESSOAL.
AUXILIAR DE BERÇARIO
LUCIANA

meire disse...

SOU DE SÃO PAULO INTERIOR E ADOREI ESTE BLOG,SOU AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL, TRABALHO COM O MATERNAL 1 TEMOS 17 CRIANÇAS E DESENVOLVE AS ATIVIDADES UMA PROFESSORA E EU NO PERÍODO DA MANHÃ E A TARDE SE REPETE MUDANDO DE PROFESSORA APENAS. O SALÁRIO DO PROFESSOR AQUI É O DOBRO DO NOSSO DE ADI E MUITOS NÃO ENTENDEM NOSSA RECLAMAÇÃO PORQUE EXECUTAMOS TUDO O QUE O PROFESSOR EXECUTA, TRABALHAMOS O DOBRO POIS É PERÍODO INTEGRAL E GANHAMOS A METADE, ISTO ACONTECE PORQUE NÃO TEMOS NÍVEL SUPERIOR.SE TORNA DIFÍCIL TRABALHAR COM MOTIVAÇÃO SE SOMOS DIFERENCIADAS PELA NOSSA FORMAÇÃO ESCOLAR E NÃO NO NOSSO DESEMPENHO, POIS VEMOS MUITAS ADI'S TRABALHANDO MELHOR QUE MUITOS PROFESSORES.BEIJOS PARA TODAS VCS MEIRE.

Anônimo disse...

Concordo com a Luciana, precisamos que alquem faça justiça com a nossa classe
auxiliar de berçario
PARABENS MENINAS!!!

Anônimo disse...

Estou, anciosa que cheque o dia 21 de junho.pois,tenho fe que teremos boas noticias.
bjos meninas
auxiliar de recreaçao