Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

sábado, 12 de junho de 2010

RESENDE-RJ SINALIZA SOBRE A VALORIZAÇÃO DOS MONITORES DE CRECHE

Lendo essa matéria no "Diário do Vale" podemos observar que Resende-RJ também aderiu ao PROINFANTIL e lá, diferentemente de Angra dos Reis, onde a Secretaria de Educação através de seus representantes, insistem em dizer que esse curso foi um "presente" que ganhamos, já que no Rio de Janeiro não existem professores leigos, dizem que foi uma "boa ação" da Secretaria de Educação. A Titular da Secretaria de Educação de Resende não vê problema nenhum em reconhecer que esse curso veio sim para qualificar e valorizar os monitores de creches e assim se adequarem a lei, conforme vemos pregando insistentemente nesse blog.

Vejam:

"Um grupo de 46 monitoras de creche da prefeitura de Resende está recebendo capacitação no Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil) até a próxima sexta-feira. O curso oferece qualificação para os profissionais que trabalham em creches e pré-escolas, mas não possuem a formação exigida.

Nesta segunda fase presencial do curso, monitoras de Porto Real e Paraíba do Sul também assistem às aulas. A titular da Secretaria de Educação do município, Soraia Balieiro, comentou sobre o compromisso com a formação das monitoras.

- Não mediremos esforços para garantir a formação dos nossos monitores, tanto pessoal quanto profissional, tornando-os educadores mais experientes que não perdem a chance, cada vez mais, de se aprimorar e conquistar o reconhecimento que tanto merecem - afirmou Soraia.

Realizado através de uma parceria entre a Secretaria de Educação e os governos Federal e Estadual, o Proinfantil é um curso semi-presencial, em nível médio e na modalidade Normal, para formação de professores de Educação Infantil que atuam em creches e pré-escolas, mas que ainda não possuem a formação exigida pela legislação.

O curso tem a duração de dois anos, divididos em quatro módulos e encontros quinzenais. Todas as monitoras são acompanhadas por uma equipe de seis tutoras da Rede Municipal de Ensino. Além de cumprir uma exigência da legislação do Ministério da Educação, as monitoras receberão, no final do curso, o diploma de conclusão do Ensino Médio, com habilitação em Magistério.

Maria Aparecida Silva, de 42 anos, monitora há cinco anos na creche do Parque Embaixador, afirmou que já colhe os frutos do que aprendeu no primeiro módulo.

- A teoria que aprendemos no ano passado era o que faltava. Agora trabalhamos de forma orientada e mais segura. Minha expectativa é aprimorar cada vez mais os meus conhecimentos, buscando a qualificação profissional - afirmou.

Já Liete Godoy dos Santos, com 58 anos de idade e uma experiência de 15 anos em creches, elogiou a oportunidade que o município está dando às monitoras.

- Durante o primeiro módulo vi que tinha experiência profissional, mas não tinha a pedagogia para lidar com crianças. O curso está sendo ótimo e sei que vou vencer todas as dificuldades e me aprimorar mais dentro da profissão - declarou Liete, atualmente monitora na creche Luz do Sol, no bairro Nova Liberdade.

No início do mês, pela segunda vez, o grupo de tutores e professores esteve em formação, durante 14 dias, na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). A equipe é responsável pelo acompanhamento, orientação e avaliação dos alunos nos trabalhos das creches e nos encontros quinzenais.

Nos próximos meses, duas novas creches vão ser inauguradas pela prefeitura, uma delas na Baixada da Olaria e a outra no Loteamento Morada do Contorno, ambas na região da Grande Alegria. A construção destas duas unidades já foi iniciada e estará concluída em breve."


http://www.diariodovale.com.br/noticias/0,16092.html

4 comentários:

Sassá disse...

Vem cá, esse pessoal tá cego?o curso do Proinfantil não é para profissionais que trabalham em creches e pré-escolas, mas que não tem qualificação exigida por lei? então, quem não tem o curso está FORA DA LEI!!!!!!!!!!!onde está a dificuldade de entender?

Anônimo disse...

Ahhhh, se nossa secretaria fosse assim!!!!!

Anônimo disse...

Meninas, vcs precisam em primeiro lugar dizer pra esse pessoal da secretaria de educação que a função de professor de educação infantil é algo ainda muito novo, somente municípios antenados com as leis e com o MEC abriram concurso com essa nomeclatura.Talvez seja essa a dificuldade deles, pois nós que acompanhamos o blog estamos carecas de saber.

Anônimo disse...

olá sou da cidade de praia grande llitoral de são paulo e aquí também não é muto diferente.aquí o profissional que trabalha na creche é chamado de atendente de educação!ninguem merece!!!!!!!!!!!!!!!!! estamos lutando para mudar isto.o piso nacional,pagamento de hora-atividades,plano de carreira do magistério,já que dizem que não somos professores.vale notar quetodos aquí todos tem magistério e quase que toda sua totalidade tem curso de pedagogia já que é exigência do município em concurso