Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

DEPENDE DE NÓS DAR UM BASTA NESTA EXPLORAÇÃO

Comentários retirados de diferentes postagens:

Anônimo disse...
Sou auxiliar de desenvolvimento da educação básica, eu trabalhava numa escola do ensino infantil e fundamental, minha função era auxiliar as cianças junto com o professor, agora que eu voltei de férias me mudaram para uma creche para tomar conta de oito crianças sozinha, não bastasse isso a diretora e a orientadora querem que eu faça uma rotina, planeje as atividade com as crianças de dois anos, estou quase ficando louca, gostaria de saber se isso não papel do professor, pois eu sou auxliar não ganho como professor e trabalho por oito horas por dia.

Anônimo disse...
Nova Iguaçu pretende fazer para 2011 concurso para Estimulador materno infantil. Éramos monitores de creche, nos transformaram em ADI´s e agora vão fazer o concurso com nome diferente, mesmas funções.

Zel disse...
Bem anônimo eu acho que tem muitas AAC que não sabem desse abaixo assinado nem que existe uma manifestação a nível nacional referente a nossa função, pois eu estava preste a pedir exoneração de auxiliar de educação, assim como muitas colegas minhas aqui fizeram, mas resolvi pesquisar antes na internet foi que achei esse Blog. mas tem muitas colegas que estão trabalhando aqui e que ainda não sabem desta manifestação.

Justamente para resolver estes problemas é que pensamos no abaixo assinado, afinal precisamos chamar a atenção do governo federal já que toda essa exploração e confusão está contecendo na grande maioria dos municípios brasileiros.

É verdade que muitos auxiliares de creche do país inteiro não têm ideia de seus direitos, de toda essa mobilização que está apenas começando, sequer sabem que executam atividades de Professor de Educação Infantil, pois segundo o MEC, todos que trabalham em sala de aula, diretamente com as crianças são professores e o município deve promover a qualificação necessária, assim como a devida valorização.

É importante que vocês dêem um lida com bastante calma na justificativa do abaixo assinado, leiam os documentos que citamos no texto, dividam esse conhecimento com os auxiliares de seu município, montem uma comissão e munidos de embasamento, procurem sua secretaria de educação para tentar resolver os problemas.

Quanto ao abaixo assinado é importante a participação de todos e o empenho na divulgação e coletas de assinaturas. Precisamos conseguir que o governo federal pressione os municípios na regulamentação de nosso cargo, desta forma não ficaremos dependendo da boa vontade de cada prefeitura em resolver a situação.

2 comentários:

Anônimo disse...

Entendo a sua situação, eu tenho ficado com 23 crianças e quando dá 15:00h a companeira vai embora e eu fico sozinha até 17h...além de todo o trabalho com as crianças sou obrigada toda semana a apresentar o planejamento (tem que ser feito em casa) em uma reunião cheia de cobranças para que a diretora coloque o visto....isso mesmo..aquele visto que as professoras davam na 1ª série do ensino fundamental. Para vocês terem idéia fomos repreendidas porque não elaboramos atividades diferentes e interessantes para os pais no periodo de adaptação já que ela passou nas salas e viu responsáveis de braços cruzados "só rodinha não pode" (entendam que a satisfação dos pais é muito importante em um ano de eleição para diretor).
Fica um pouco do meu desabafo, um abraço a todos.

Anônimo disse...

Todos os municípios mais cedo ou mais tarde vão rapidinho dá um jeito nesta joça, basta continuarmos a fazer barulho, depois, aqueles município que não valorizarem o profissional de creche vão ficar mal vistos e por vaidade e para dizer que sua administração a educação é prioridade, não vão querer ficar para trás.