Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

OS AUXILIARES DE CRECHE NÃO SÃO MÁQUINAS!

Comentário retirado da postagem:PROINFANTIL, FORMAÇÃO PRECÁRIA:


"Olá,fiquei muito feliz em saber que as auxiliares estão se reunindo, aqui no município de Vargem Grande Paulista onde eu trabalho é a mesma coisa uma exploraçaõ total sou formada em pedagogia mais trabalho como auxilar numa creche meu salário é menos da metade de um professor da educação infantil que trabalha na mesma escola, e ela trabalha por cinco horas por dia, eu trabalho oito horas por dia.

Gostaria que vocês tirasse uma duvida nessa luta das auxiliares é para se tornar professores, vocês estão lutando para ter um salário melhor ou também ter os mesmo benefício que os professores tem? um exemplpo é a jornada de trabalho reduzida porque não estou aguentado trabalhar por oito horas por dia tomando conta de nove criança de dois anos.

Se isso não bastasse entrou uma orientadora que é uma chata e fica pegando no nosso pé o tempo todo dizendo que temos que mudar de atividade a cada dez minuto estou chegando em casa só um pó não aguento mais."

Olá anônima,

Nós lutamos por vários motivos. Como você relatou, é humanamente impossível um auxiliar de creche aguentar carga horária tão extensa, no município do Rio de Janeiro já existe um Projeto Lei criado por um Vereador, que está na Câmara de Vereadores em favor da redução da carga horária de 8 para 6 horas, sem atrapalhar o bom andamento das creches, sabemos que muitos auxiliares já apresentam doenças relacionadas ao stress desse tipo de trabalho, mas isto está acontecendo por conta da ação dos auxiliares que estão reagindo a toda essa tentativa dos gestores da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro em os manterem escravizados, pena é que, na verdade, tanto lá como cá,uma minoria luta pela maioria que preferem ficar em cima do muro na comodidade.

Um outro motivo é o nosso reenquadramento como Professores de Educação Infantil, pois cumprimos as atribuições dos mesmo, e consequentemente a inclusão no Magistério, em Niterói-RJ isso já é uma realidade. Estarmos incluídos no Magistério nos dá praticamente os direitos dos demais Professores e também um salário digno, como vc disse, nosso salário em relação aos dos professores que executam o mesmo trabalho é de gritante diferença.

Quanto a sua orientadora, não permita que ela abuse de sua autoridade, isso é um outro problema que os auxiliares de todo país vem enfrentando a muito tempo e precisa acabar! Precisamos acionar o Ministério Público toda vez que nos sentirmos assediadas(os) e desrespeitadas(os) pelas orientadoras e diretoras. Veja esta cartilha criada pelo SEPE-ANGRA:www.seperj.org.br/admin/fotos/biblioteca/biblioteca8.pdf aqui você encontrará respaldo para agir em caso de abuso de poder.


Um abraço.

PS.: Assine e nos ajude a divulgar o abaixo assinado virtual, link ao lado.


2 comentários:

Eduardo Galante. disse...

Oi pessoal, parabéns pelo importante trabalho realizado por vcs. Minha área é o Turismo, se precisarem de alguma coisa que eu possa fazer é só me mandar um e-mail. galanteturismo@gmail.com

Talvez eu possa oferecer um passeio de saveiro pela baia da Ilha Grande para o grupo de vcs, tipo um encontro para descontrair e recarregar as baterias. Abração pra todos estarei a disposição.

Meu Blog é: Blog Eduardo Galante, é só entrar no Google e digitar.

Meu Tel. (21) 8882-1982.

Professora disse...

Olá Eduardo!Seja bem vindo, obrigada pelas palavras e pelo convite.

Um abraço.