Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

E O MEC AINDA QUER EXPANDIR O ATENDIMENTO DAS CRECHES PÚBLICAS

Olá sou de Dourados-MS, estamos na mesma situação pois somos Profisssionais da Educação Infantil, atuamos como apoio do professor, somos efetivos, tanto para nós como para o professor foi exigido o curso superior. Pensamos como vocês, não existe o atuar e o apoiar na educação infantil, pois tudo ali é educar e cuidar, não há divisão de trabalho, assim estamos pedindo para o sindicato rever nossa situação pois citamos vocês como exemplo de causa. Sendo que discordamos da desvalorização onde trabalhamos a mais que um professor e ainda não temos hora atividade, e no meio do ano os professores saem de férias e nós assumimos totalmente sua ausência, sem contar que quando faltam somos nós que cubrimos, estamos acompanhando os noticiários de vocês e torcendo para tudo dar certo. Minha pergunta é: como iremos proceder para haver esta mudança em nossa vida também?
Por Andreia em FICAR EM SALA DE AULA POR ATÉ MAIS DE OITO HORAS S...

Oi eu sou ADI e aqui no Recife sofremos a mesma exploração. Aqui temos uma associação e gostaria de manter contato para trocarmos experiências meu contato é associaçaoadirecife@gmail.com
Por idaci lima em FICAR EM SALA DE AULA POR ATÉ MAIS DE OITO HORAS S...

AQUI EM ALTINOPOLIS O PREFEITO FOI ATÉ A FRANÇA DIZER QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL DE ALTINOPOLIS E DE PRIMEIRO MUNDO,QUE O QUE TEM DADO MAIS CERTO E O ENTROSAMENTO ENTRE OS PROFESSORES E OS MONITORES. EM QUE MUNDO ELE ESTÁ? QUE NÃO VÊ O QUANTO TODAS AS MONITORAS ENTÃO SE SENTINDO EXPLORADAS E HUMILHADAS PELAS PROFESSORAS? NOS RECEBEMOS SALÁRIO MÍNIMO ,TRABALHAMOS 8 HORAS POR DIA, FORA AS HORAS QUE TRABALHAMOS FORA DO NOSSO HORÁRIO COMO EM FESTAS E COMEMORAÇÕES E NO PEDACINHO DO CÉU ONDE FAZEMOS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E AS APRESENTAMOS A TODA A POPULAÇÃO, ISSO AQUI É A MAIOR EXPLORAÇÃO DO MUNDO.CONTRATAM SEM QUALIFICAÇÃO NA PURA INTENÇÃO DE NOS EXPLORAR ATÉ O SANGUE,CONTANDO QUE SOMOS TODAS IGNORANTES E NÃO SABEMOS LUTAR POR NOSSOS DIREITOS.
Por Anônimo em GREVE: Monitores de Creche dizem basta!!!


CONCORDO COM A LILIAN ,OLHA SÓ O ABSURDO AINDA ESTÃO FAZENDO CONCURSO PARA MONITOR DE CRECHE COM FUNÇÃO DE PROFESSOR,VEJA AS ATRIBUIÇÕES DO CONCURSO MUNICIPAL DE FATIMA DO SUL,É UMA INDIGNIDADE,TEMOS QUE DAR UM BASTA NESSA INJUSTIÇA COMETIDA EM TODO PAÍS.

Monitor de Creche: Prestar apoio e participar do planejamento, execução e avaliação das atividades do educar e cuidar nos centros de educação infantil, creches e escolas, contribuir para o oferecimento de espaço físico e de convivência adequados à segurança, ao desenvolvimento, ao bem-estar social, físico e emocional das crianças nas dependências das unidades de atendimento da rede municipal; requisitar e manter o suprimento necessário à realização das atividades; zelar pela higiene e limpeza do ambiente e dependências sob sua guarda; observar as condições de funcionamento dos equipamentos, instrumentos e bens patrimoniais, solicitando os reparos necessários, para evitar riscos e prejuízos; utilizar com racionalidade e economicidade e conservar os equipamentos, materiais de consumo e pedagógicos pertinentes ao trabalho; observar regras de segurança no atendimento às crianças e na utilização de materiais, equipamentos e instrumentos durante o desenvolvimento das rotinas diárias; acompanhar e participar sistematicamente dos cuidados essenciais referentes à alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer das crianças; executar atividades correlatas.
Por Anônimo em TEMOS QUE APROVEITAR A PREOCUPAÇÃO DO HADDAD COM A...

Meu nome é Zuleide sou auxiliar na Prefeitura de Mauá, passei a professor no ano 2007, era outra gestão, então entrou uma prefeitura petista e nos disse que o salário que ganhávamos era muito para o que fazíamos, e entrou na justiça, a mesma concedeu uma liminar, e desde então somos humilhadas e maltratadas pela secretaria que não nos atende, porque alega não fazemos parte do processo educacional.O que é mais lamentável e que esta gente está nos gerindo.
Por Anônimo em TEMOS QUE APROVEITAR A PREOCUPAÇÃO DO HADDAD COM A...


DOURADOS-MS. AQUI SOMOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ATUANDO COMO ASSISTENTE PEGAGOGICO, OU SEJA APOIO DO PROFESSOR, MAS A REALIDADE É OUTRA ASSUMIMOS SALAS, AINDA PIOR É NO MEIO DO ANO ONDE O PROFESSOR SAI PARA DESCANSO E NOS ASSUMI AJUNTANDO SALA, DANDO AQUELE JEITINHO.NOSSO CONCURSO FOI ALÉM EXIGIA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA E MAIS HABILITAÇÃO ESPECIFICA EM EDUCAÇÃO INFANTIL, ASSIM TEMOS FAMILIARIDADE NO CONCURSO DO PROFESSOR: MESMO REQUISTO PARA INGRESSO, ATRIBUIÇÕES, MAS TRABALHAMOS 6 HORAS E AINDA SOMOS MOTIVOS DE PIADINHA PELOS PRÓPRIOS DOCENTES, POIS ELES ADORAM POIS ACHAM QUE SOMOS EMPREGADOS DELES. SÓ DEUS SABE O QUE PASSAMOS E SENTIMOS, SOMOS FORMADOS COMO ELES , MESMO REQUISTOS DE INGRESSO MAS A NOMENCLATURA É QUADRO ADMINISTRATIVO, MAS ESTOU ESPERANDO MEU ESTAGIO PROBATÓRIO VENCER POIS VOU ENTRAR NA DENFENSORIA PUBLICA, POIS pois não é lícito colocar em situação igual servidores que proveram cargos de forma desigual SENDO AMBOS PROFISSIONAIS IDÊNTICOS E AINDA SOFRE PRECONCEITOS E MOTIVOS DE CHACOTAS,
Por Anônimo em TEMOS QUE APROVEITAR A PREOCUPAÇÃO DO HADDAD COM A...

Amigos(as),

Infelizmente as atrocidades elencadas nos comentários acima não são novidades pra ninguém, muito menos para o MEC, mesmo assim o Governo Federal insisti na expansão das creches públicas. Através do Proinfância, libera vultosas quantias para as prefeituras construírem novas creches. Quanto a qualificação dos profissionais, o MEC até criou o Proinfantil, mas após os profissionais estarem devidamente qualificados, o MEC não demonstra nenhuma preocupação com a valorização dos profissionais, fecham os olhos para diversas nomenclaturas ultrapassadas e até mesmo pejorativas que muito municípios ainda utilizam nos dias de hoje, como babá, por exemplo, e principalmente fecham os olhos para a falta de um plano de carreiras para a categoria.

Mas para que o MEC abriria os olhos, mão-de-obra barata e QUALIFICADA, é tudo que o governo quer. Afinal a educação infantil possui um custo alto, se os profissionais não exigirem sua valorização, não será o governo que a dará de mãos beijadas...

Este espaço foi criado para trocarmos ideias, e até mesmo nos organizamos em prol da categoria. Acreditamos que além da luta dos profissionais em cada município, devemos nos unir para cobrar um posição do Governo Federal. A alguns meses criamos um abaixo assinado (o link está logo ao lado) para enviarmos ao Governo Federal, porém mesmo com a participação de vários municípios no blog, não conseguimos chegar a 2.000 mil assinaturas, sendo que somente no município do Rio de Janeiro existem cerca de 4.000 AAC, isso sem falar dos parentes, amigos, pais dos alunos, etc.

Vamos aproveitar que os profissionais da área estão despertando para a causa, tendo consciência da sua importância na formação de nossas crianças e que manifestações estão explodindo por diversos municípios pelo Brasil, para abrir uma discussão sobre qual seria a melhor estratégia para chamarmos a atenção do governo federal, lembro que este espaço também está aberto para que os profissionais de cada município exponham como anda sua luta, digam o que deu certo ou errado, para que um ajude o outro nessa caminhada.

P.S.: Liberaremos os comentários pendentes assim que possível.

10 comentários:

Anônimo disse...

O maior culpado de tudo isso é o MEC que sabe do que está acontecendo e finge que não vê.Se o exemplo não vir de cima como exigir do de baixo que são mais malandros ainda, muitos deles ao invés de pagar bem o funcionários da educação infantil põe o dinheiro é no bolso

Anônimo disse...

Depois de ler sobre tantas atrocidades, não tem como sentir indignação com tanto desrespeito.
só vejo uma solução,Brasília!
Os concursos equivocados não vão parar de acontecer. Precisamos do apoio do Governo Federal para regulamentação da nossa profissão.
Ao contrário dos Professores, a profissão de Educador de CReche não é regulamentada nacionalmente, ou seja, os municipiios podem chamar os Educadores de nomes que quiserem,podem pagar quanto quiserem. Vamos lutar pela regulamentação Nacional da função!

jonny disse...

Olá tenho uma dúvida. TB sou agente de creche em teresopolis/Rj, contudo nao possuo formação em nivel medio na modalidade normal e sim geral, diferente do que é exigido pelo Mec. Supondo que no meu municipio seguindo o exemplo do municipio de Osasco,transforme o meu cargo em professor de educação infantil, o que acontece comigo? Muitos que trabalham comigo possuim a formação minima e até boa parte possui pedagogia, para eles tudo certo passariam para o novo cargo e entrariam para o plano de cargos e salarios e ganhariam o piso de professor, ok, correto e super merecido, mais e nós que não possuimos a qualificação, destaco que meu municipio esta nos oferecendo novamente o PROINFANTIL que ira iniciar no ano que vem, mas mesmo que eu faça esse curso vou ter que trabalhar mais dois anos fazendo o trabalho de professor como ja ocorre, e tendo que ganhar bem menos que os meus colegas que foram transformados em professores de educação infantil. Como dois profissionai que fazem o mesmo trabalho e cumprem a mesma jornada podem receber salários distintos.Na qualidade de professores leigos que somos nao teriamos o direito ao mesmo salario, so que teriamos a obrigação de no prazo que a LDB determina (5 anos) para obtermos a qualificação fica aqui minhas dúvidas e aquardo esclarcimentos.
OBS: todos esses meus questionamentos se dão uma vez que no proximo dia 01/12 nos teremos uma reuniao com a nossa secretaria de educação para tentarmos regularizar nossa situaçao e essas respostas podem nos auxiliar frente ao possivel embate.

Educação Infantil Uberlândia disse...

Pessoal,

Segue abaixo o link para acessar, na íntegra, a recomendação do Ministério Público de MG à Prefeitura de Belo Horizonte em favor dos ocupantes do cargo de “Educador Infantil”, denominação que, análoga ao município de Uberlândia (MG), exclui uma vasta gama de PROFESSORAS de EI do magistério:

https://docs.google.com/open?id=0B-Ny1WthiqaUNWFlYjEzNjUtNTAzMi00OTRhLWEyYjctZDgxNmM0YWQ4MWZj

Pelo blog de vcs ter se configurado em ponto de encontro de profissionais de várias municipalidades do país, nada melhor, pensamos, se acharem viável, do que dedicarem uma postagem a todo conteúdo lá expresso. Na luta, a atuação em várias frentes é primordial. O Ministério Público, pode, e cremos, deve ser uma delas.

Abraços fraternos.

Educação Infantil de Uberlândia.

Weslei10 disse...

Interessante todas as matérias de vocês...
Por favor gente, apoiem com matérias sobre as "MONITORAS" que estão na creche...pois ganham muito mal, um salário medíocre de 568 reais e fazem o mesmo que os professores fazem, e eles "ganham até 1800 reais"....
Sou Monitor de informática trabalhei 1 ano e 2 mesês pela prefeitura de BATATAIS, e hoje estou aqui em ALTINÓPOLIS, sou altinopolense á 20 anos, nascido e criado nesta "fazendinha iluminada", comparado ao salario de BATATAIS que é ao lado hoje ganho 612 reais trabalhando 40 horas, em BATATAIS eu trabalhava 26 e ganhava por hora/aula, em torno de 1200 ao mês, fora o vale de 150 além da cesta básica.
Sou técnico em informática e futuro professor de História, estou no ultimo ano da faculdade. E logo ao entrar nesta prefeitura medíocre, vi o que é trabalhar e não ser reconhecido.
Comparando os salários de ALTINÓPOLIS, GUARDINHA, BATATAIS, OU QUALQUER LUGAR DA REGIÃO, é uma vergonha citar que até GUARDINHA, o valor do salário é maior que aqui, em torno de 900 reais...
APOIEM ESTA IDEIA DE MONITOR NÃO, PROFESSORES SIM!!
O problema é que acusam de não terem (o famoso diploma), mas sei que por lei a prefeitura deveria formar estes MONITORES, que são mais que isso, são as segundas mães das nossas crianças de todas as creches da rede municipal.

Cristina Duarte disse...

olá, bom dia a todos!!!
Amanhã teremos concurso na prefeitura aquide Itajubá-MG, para o cargo de Educador Infantil, e quem não passar,continuará exercendo as mesmas funções e ganhando menos!!!somos em 34 hoje e no edital está 24vagas!!!é um absurdo!!!enquanto o parecer do MEC não sai, teremos que passar por isto!!!

Anônimo disse...

AQUI EM ALTINOPOLIS SP AS ATROCIDADES CONTINUAM,OS MONITORES APOS UM ARDUO ANO DE TRABALHO,APOS MUITAS HORAS TRABALHADAS EM ATIVIDADES PEDAGOGICAS QUE AQUI TEM NOME E SOBRE NOME(PEDACINHO DO CEU) ONDE APOS VARIAS APRESENTAÇOES PUBLICAS,NOSSOS SUPERIORES BATERAM EM NOSSAS COSTAS PARABENS ... EDUCADORAS...VEM AS FALAS DE FINAL DE ANO VCS NAO TERAM RECESSO ,VAO TRABALHAR ATE DIA 30/12,POIS SÃO SIMPLES FUNCIONARIAS PUBLICAS, MESMO SEM CRIANÇAS,TEM QUE CUMPRIR HORARIO,DE PREFERENCIA ARRUMANDO OS ESTOQUES,FAZENDO FAXINA,........

Anônimo disse...

Pessoal queria saber uma informação, a secretaria da minha cidade disse que passou a saber e as cidades que fizeram a lei de transformação de auxiliar para professora tiveram de prestar novo concurso, é verdade ou um equivoco dela, porque pelo tanto que eu já pesquisei nunca ouvi falar em novo concurso tanto é que penso eu que não precisa mesmo pois nós já somos concursadas e que culpa nós temos se extinguiu o nome monitor, auxiliar, pagens e etc. Me ajudem mais uma vez! Obrigada

Anônimo disse...

Olá,
Trabalho em uma N.E.I.C em Guarujá, e não me conformo com as condições de trabalho, estou no 5ºsem. de pedagogia, sou registrada como pajem, meu salário é de r$ 668,00, o que é um absurdo, trabalho das 7 ás 17, com 1 e 1/2 de almoço.
Lá temos que auxiliar no café da manhã, almoço, dar banho, arrumar os colchões para dormirem, jantar, fazer semanário, etc, nosso salário não tem data prevista para sair, sempre atrasa, e somos muito, mais muito cobradas mesmo.
Eu acho um absurdo colocarem 12 crianças uma sala de 3x4m, 25 crianças em uma sala de 3x5m.
é demais....
Gostaría de saber porque o salário é tão defasado qto os de professores, e porque não sou registrada como professora, será que é porque ainda não sou formada?
Se alguém puder me responder, serei grata.

Anônimo disse...

sou funcionaria publica concursada pela prefeitura na área de auxiliar de serviços gerais mas exerço o cargo de monitora conclui neste ano a faculdade de pedagogia gostaria de saber de vcs se tenho algum direito para receber um melhor salario como o do professor.