Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

sábado, 17 de dezembro de 2011

MANIFESTAÇÃO É DIREITO!


Comentário retirado da postagem: MANIFESTAÇÃO EM BRASÍLIA-DF SENDO COGITADA...


Olá meninas eu me chamo Luana e sou de Votorantim interior de São Paulo.Sou aux. e acabo de vir de uma reunião com o vice prefeito da nossa cidade,onde conversamos a respeito de reajuste no nosso salário que até o momento é de R$3,45 p/h e do professor R$10,33 p/h.Porém não levei muita fé na boa vontade dele,gostaria de uma sugestão de vocês,se devemos fazer manifestação?Como começar...? Aguardo resposta.Um beijão e firme na luta ;)

Prezada Luana,

Em primeiro lugar a desigualdade salarial é gritante, visto que fazemos a função do professor de educação infantil que é cuidar e educar. A manifestação é um instrumento poderoso às nossas mãos, que traz muitos resultados, nenhum prefeito quer ver seu governo sendo esculachado pelas ruas e eventos na cidade.

O grande problema é a participação dos colegas de trabalho, são os que mais jogam contra, alguns não vão por medo, outros por que levam algumas vantagens com o chefe e outros por que não acreditam na causa.

Em Angra temos feito manifestações e tem sido proveitoso, a secretaria de educação da cidade ignora totalmente o manifesto, mas estamos informando o povo que começaram a entender a nossa importância na educação de seus filhos, e principalmente mostrar que o governo não leva a educação a sério, havemos de lembrar que ano que vem é ano eleitoral e é nossa chance de arrancar do "trono" o governo que reluta em não nos valorizar.

Se querem um conselho: mãos à obra!!! Não interessa o número de auxiliares que vão, o mais importante é organização e o barulho que fazemos.

Manifestação ordeira é um direito constitucional!

Abraços.

5 comentários:

Carol disse...

Ola, obrigada pela ajuda, então posso afirmar com certeza para a secretaria da educação que não é necessário?
E outra coisa que eu gostaria de comunicar e pedir algum esclarecimento as professoras da cidade entraram na justiça para derrubar a lei e o que elas estão colocando no papel é que é necessário novo concurso publico para ficar correta a nossa situação e agora eu pergunto qual as chances delas conseguirem uma liminar favorável a elas e em algum lugar conseguiram derrubar a lei que já foi feita?
Obrigada mais uma vez

O Maçarico disse...

o que vcs precisarem podem contar estamos juntos na mesma luta e não fugiremos dela jamais é só fazer a faisca que o maçarico acende rapido ...abraços e boa sorte !!!

Allan Silva Coelho disse...

Olá Parabéns pelo blog.

Fui Secretário de Educação em um município do interior de SP. Realizamos um processo democrático de conferência educacional e realizamos a elaboração coletiva de um novo plano de carreira. Neste plano, seguindo orientações do IBRAP, em um curso com o Dr. Graboski, realizamos a integração das antigas pajens em Professores de Educação Infantil.
Foi uma grande luta, com muitos debates. Vereadores ingressaram no ministério público, mas conseguimos implantar uma nova visão de educação infantil, assegurando os direitos dos professores de creche.
No entanto, agora, alguns anos depois, uma assessoria que foi contratada pela nova secretária municipal de educação, alega ilegalidade nos direitos conquistados. Está recusando assegurar as conquistas e deseja que as nossas professores voltem à categoria de pajens. Aliás, deseja que o município, por economia, volte a contratar pajens para atuar nas creches. um imenso retrocesso!
vou divulgar o blog de vcs para todas as profissionais que estão sendo prejudicadas por estas medidas em Casa Branca.
Obrigado! Firmes na luta!

Professora disse...

Obrigada Maça! Vc é demais!!!!

nildo disse...

vamos lar , auxiliares de creche . a hora è essa ;vamos lar para rio centro em jacarepagua fazer nosso protesto salarial, è agora ou nunca. vamos...