Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

VITÓRIA DOS AUXILIARES DE CRECHE DO RIO: DE 8:00 PARA 6:00H EM SALA DE AULA!

Agora é real! Agentes Auxiliares de Creche do Município do Rio de Janeiro tem sua carga horária reduzida, com o apoio de todos os Vereadores o PL foi aprovado por unanimidade.Fica o exemplo de força e determinação para todos os auxiliares do Brasil.

Abaixo matéria  da AMES-RIO:


sexta-feira, 16 de dezembro de 2011“O Projeto agora é Lei” 


Agentes Auxiliares de Creche do Rio ocupam a Câmara de Municipal e conquistam sua sonhada redução de Cargo Horária.

Na última terça (13/12/11), mais de mil agentes auxiliares de creche ocuparam as galerias da Câmara Municipal, para assistir a aprovação do projeto de lei que reduziu a carga horária da categoria de 40 horas em sala para 30 horas. A iniciativa partiu do vereador Paulo Messina (PV), que encaminhou a demanda ao Executivo, atendendo a um pedido de um grupo de AAC’s.

“O projeto não prejudicará as crianças, pelo contrário, só irá beneficiá-las, uma vez que elas passarão a ser atendidas por profissionais mais bem dispostos e satisfeitos”, afirmou Messina.

O projeto prevê que, além das 30 horas em sala, os agentes passarão a cumprir 2 horas de planejamento pedagógico na unidade de ensino e 8 horas livres fora da unidade.
Nosso prefeito cometeu muitas injustiças com essas profissionais da educação, desrespeitou normas da LDB, e ainda não oferece condições mínimas para exercerem seu trabalho. Declarou uma professora que não quis ser identificada.

“Quando temos uma meta e um ideal que sabemos ser verdadeiro, pode ser cansativo, desgastante, mas quando cidadãos lutam unidos por justiça de maneira digna e correta, a vitória é certa.”... “Foi muito emocionante cantarmos juntos o Hino Nacional vestidos de verde e amarelo, vibramos juntos com cada SIM. Tenho certeza que nenhuma categoria fez igual, com tanta emoção, garra e força!” postou na comunidade das AAC’s Marcia Nunes, uma das lideres do movimento.
As batalhas somente iniciaram, as nossas próximas lutas serão a formação de nosso sindicato ainda este ano, e a inclusão da categoria ao magistério com equiparação de salários.” Declarou em entrevista Márcia Nunes.

A direção da AMES-RIO declara que todas as auxiliares de creche da cidade do Rio de Janeiro podem contar com AMES-RIO sempre que for necessário, pois entre os nossos objetivos, a mais de 72 anos, está à defesa da educação e a valorização de seus profissionais. E ainda parabenizamos aos vereadores que por unanimidade transformaram o projeto em lei. 

POR: AMES-RIO e site e Flick do Messi


A LUTA ESTÁ APENAS NO COMEÇO!

2 comentários:

Fatima Nunes disse...

aqui em Cubatáo,SP, estamos nessa luta, eles fizeram concurso j[a com a nomenclatura de professor de educacaáo infantil I,mas nossa carga horaria ;e de 40 hrs e nosso salario é bem inferior.Parabens pela conquista da reduçao a carga horaria

Lilian disse...

Parabens pessoal,será que é possivel ter acesso a esse pl,pra usarmos como referencia aqui em Aruja????