Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ACESSO À EMENDA(REJEITADA) NO PNE/2011 FEITA PELO DEPUTADO FEDERAL CARLOS ZARATTINI E GILMAR MACHADO












Anônimo disse...
Olá, sou do Sul de Minas, seguimos vocês a mais de um ano esse Blog, que já nos ajudou muito, estou precisando de sua ajuda ,uma Professora entrou com uma ação Judicial contra Lei de Transformação que o Prefeito aprovou em Dezembro do ano passado, agora estou precisando do Parecer do CNE no qual diz que não precisa de outro concurso e do PL que deixou nas mãos do Prefeito, já entrei no link mais não consigo achar têm como vc postar na integra ou mandar no meu email, ficarei muito grata, obrigada,aguardo resposta.


Olá anônimo do Sul de Minas,

Abaixo o link do parecer que diz que ao professor leigo não é necessário um novo concurso:

Link para o parecer.
http://celepar7cta.pr.gov.br/seed/pareceres.nsf/fef9bc43c12d0fe8032566c1006ce9e5/db2c5ce0dec0a67703256bba007020b3/$FILE/PA%20151-02%20Pr%20206-02.doc

Repare no trecho:

"Ao contrário, ressalta da normativa do Egrégio Tribunal, ao lado dos dispositivos destinadas a garantir transparência e realismo às despesas com recursos do FUNDEF, uma objetiva preocupação em assegurar que todos os docentes sejam admitidos aos quadros do magistério pela via única e exclusiva do concurso público, obstando qualquer outra forma menos democrática de acesso. O que significa a valorização de quem, mesmo com as limitações de uma situação de "leigo", acedeu a essa carreira por via de concurso público; a estes, com a habilitação, deve a Administração conceder os benefícios a que fez jus por seu esforço, perseverança e dedicação. Não se lhe pedirá, portanto, "novo concurso", como se, por um passe de mágica, uma melhor qualificação houvesse de cancelar o concurso já realizado, com grave insulto aos seus direitos de cidadão e de servidor público".

Já o PL, realmente é um pouco trabalhoso, mas tentarei lhe ajudar:

Abra portal da Câmara dos Deputados, digita pl 8035/2010, que você verá o relatório com o nº das emendas que foram inconstitucinais, das rejeitadas e outras.Os números das emenda são:  1792, 1793, 1794, 1795, 1796, 1797.
Role o cursor e bem no final tem tipo um link "INTEIRO TEOR", digite 1282, abra ali e verá a justificativa.

Esperamos ter ajudado!


Ps.:Temos muitos comentários à liberar, são os que faremos postagens, após as festas de final de ano voltaremos com força total!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

VITÓRIA DOS AUXILIARES DE CRECHE DO RIO: DE 8:00 PARA 6:00H EM SALA DE AULA!

Agora é real! Agentes Auxiliares de Creche do Município do Rio de Janeiro tem sua carga horária reduzida, com o apoio de todos os Vereadores o PL foi aprovado por unanimidade.Fica o exemplo de força e determinação para todos os auxiliares do Brasil.

Abaixo matéria  da AMES-RIO:


sexta-feira, 16 de dezembro de 2011“O Projeto agora é Lei” 


Agentes Auxiliares de Creche do Rio ocupam a Câmara de Municipal e conquistam sua sonhada redução de Cargo Horária.

Na última terça (13/12/11), mais de mil agentes auxiliares de creche ocuparam as galerias da Câmara Municipal, para assistir a aprovação do projeto de lei que reduziu a carga horária da categoria de 40 horas em sala para 30 horas. A iniciativa partiu do vereador Paulo Messina (PV), que encaminhou a demanda ao Executivo, atendendo a um pedido de um grupo de AAC’s.

“O projeto não prejudicará as crianças, pelo contrário, só irá beneficiá-las, uma vez que elas passarão a ser atendidas por profissionais mais bem dispostos e satisfeitos”, afirmou Messina.

O projeto prevê que, além das 30 horas em sala, os agentes passarão a cumprir 2 horas de planejamento pedagógico na unidade de ensino e 8 horas livres fora da unidade.
Nosso prefeito cometeu muitas injustiças com essas profissionais da educação, desrespeitou normas da LDB, e ainda não oferece condições mínimas para exercerem seu trabalho. Declarou uma professora que não quis ser identificada.

“Quando temos uma meta e um ideal que sabemos ser verdadeiro, pode ser cansativo, desgastante, mas quando cidadãos lutam unidos por justiça de maneira digna e correta, a vitória é certa.”... “Foi muito emocionante cantarmos juntos o Hino Nacional vestidos de verde e amarelo, vibramos juntos com cada SIM. Tenho certeza que nenhuma categoria fez igual, com tanta emoção, garra e força!” postou na comunidade das AAC’s Marcia Nunes, uma das lideres do movimento.
As batalhas somente iniciaram, as nossas próximas lutas serão a formação de nosso sindicato ainda este ano, e a inclusão da categoria ao magistério com equiparação de salários.” Declarou em entrevista Márcia Nunes.

A direção da AMES-RIO declara que todas as auxiliares de creche da cidade do Rio de Janeiro podem contar com AMES-RIO sempre que for necessário, pois entre os nossos objetivos, a mais de 72 anos, está à defesa da educação e a valorização de seus profissionais. E ainda parabenizamos aos vereadores que por unanimidade transformaram o projeto em lei. 

POR: AMES-RIO e site e Flick do Messi


A LUTA ESTÁ APENAS NO COMEÇO!

sábado, 17 de dezembro de 2011

MANIFESTAÇÃO É DIREITO!


Comentário retirado da postagem: MANIFESTAÇÃO EM BRASÍLIA-DF SENDO COGITADA...


Olá meninas eu me chamo Luana e sou de Votorantim interior de São Paulo.Sou aux. e acabo de vir de uma reunião com o vice prefeito da nossa cidade,onde conversamos a respeito de reajuste no nosso salário que até o momento é de R$3,45 p/h e do professor R$10,33 p/h.Porém não levei muita fé na boa vontade dele,gostaria de uma sugestão de vocês,se devemos fazer manifestação?Como começar...? Aguardo resposta.Um beijão e firme na luta ;)

Prezada Luana,

Em primeiro lugar a desigualdade salarial é gritante, visto que fazemos a função do professor de educação infantil que é cuidar e educar. A manifestação é um instrumento poderoso às nossas mãos, que traz muitos resultados, nenhum prefeito quer ver seu governo sendo esculachado pelas ruas e eventos na cidade.

O grande problema é a participação dos colegas de trabalho, são os que mais jogam contra, alguns não vão por medo, outros por que levam algumas vantagens com o chefe e outros por que não acreditam na causa.

Em Angra temos feito manifestações e tem sido proveitoso, a secretaria de educação da cidade ignora totalmente o manifesto, mas estamos informando o povo que começaram a entender a nossa importância na educação de seus filhos, e principalmente mostrar que o governo não leva a educação a sério, havemos de lembrar que ano que vem é ano eleitoral e é nossa chance de arrancar do "trono" o governo que reluta em não nos valorizar.

Se querem um conselho: mãos à obra!!! Não interessa o número de auxiliares que vão, o mais importante é organização e o barulho que fazemos.

Manifestação ordeira é um direito constitucional!

Abraços.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

E AGORA PREFEITOS???

Os governos que querem desfazer o equívoco que foram os concursos públicos para auxiliares de creches ao invés de professores de educação infantil e que levam a educação de seus municípios a sério, tem nas mãos a chance de fazê-lo, as emendas feitas pelo Deputado Carlos Zarattini e Gilmar Machado foram rejeitadas, segundo o PNE/2011 essa regularização fica a cargo dos prefeitos, interessante notar que não falam em inconstitucionalidade, contrariando aqueles gestores que usam essa desculpa para deixarem as coisas como estão.

Vejam o que diz o texto da COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER AO PROJETO DE LEI N.º 8.035, de 2010 – PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO DE LEI No 8.035, DE 2010 :


"EMENDAS ADITIVAS À META 18 - NOVAS ESTRATÉGIAS

Emenda n.º 1282, 1795 e 1796: educador infantil (auxiliar de creche) no quadro do magistério e inclusão nos respectivos planos de carreira; contagem de tempo para aposentadoria. O plano não trata dessa matéria; é assunto de legislação local de carreiras.

Link para o site da Câmara dos Deputado:


sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ENQUANTOS UNS SE APRESSAM PARA CORRIGIR O EQUÍVOCO, OUTROS DÃO UMA DE "JOÃO SEM BRAÇO"

Comentário retirado da postagem:PALAVRA DO(A) VERDADEIRO(A) PEI...

jonny disse...

Boa noite estou precisando muito da ajuda de todos voces. Já postei um comentario aqui antes e fui prontamenete repondido e desde ja agradeço. Como comentado anteriormente hoje (1/12/2011) tivemos uma reunião com a nossa chefe de educação infantil e ela se comprometeu e nos transfomar em professores de educação infantil mais nos pediu ajuda para no dia 9/12/2011 montarmos juntos um projeto de lei com essa finalidade para envio aos vereadores para votação.

Contudo surguiu um problema como alguns de nos(assim como eu)não possui ensino medio normal o que fazer com esses profissionais ate mesmo porque alguns( dentre não estou incluso) não querem fazer o PROINFANTIL que foi oferecido por nossa chefe de educação infantil pra habilitar esse profissionais que não possuem o nível mínimo exigido pelo MEC, como elaborar esse projeto de lei sem prejudicar a ninguem e sem incorrer-mos em irregularidades, já que todos fizemos o mesmo concurso e temos o mesmo piso salarial o que mudaria com a nova
denominação.

Gostaria de pedir encarecidamente para todos aqueles que possuam materiais que possa nos auxiliar nesse projeto de lei para que enfim tenhamos a valorização que por anos lutamos. esclareço que eu vou fazer o proinfantil pois compartilho da ideia de possuirmos qualificação para avançarmos na qualidade na educação infantil. desde de ja agradeço e deixo a disposição meu e-mail para envio de materiais e quaisquer questionamentos. segue : jonnymachado@gmail.com


Prezada Jonny,

Em primeiro lugar parabéns a sua Gerente de Educação Infantil pela iniciativa em regularizar a situação de vocês, são raros os municípios que querem dialogar, na maioria são truculentos, e correm de diálogo, por que são os maiores preconceituosos.

Quanto aos auxiliares de creche que não possuem o Magistério, o que vimos até agora, baseado na ação dos municípios que enquadraram os chamados auxiliares de creches, foi a determinação de um prazo máximo de cinco anos para que essas pessoas sem a formação exigida por lei se capacitassem, caso se recusem, ficarão num cargo à parte em extinção , pois sem a qualificação é impossível atuar dentro de sala de aula e se inserido no Plano de Carreira do magistério.

Quanto ao material para apoio ao PL, o abaixo assinado virtual(ao lado) pode servir como base, pois é bem fundamentado.

Boa sorte e nos mantém informados!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PALAVRA DO(A) VERDADEIRO(A) PEI...

Eu passei no concurso da Prefeitura de SP, na síntese de atribuições do edital tem tudo relativo ao pedagógico, destacando também:Responsabilizar-se pela estimulação, cuidado, observação, e orientação às crianças na aquisição de hábitos de higiene, bem como dar atendimento à necessidade de troca de fraldas, banho, escovação de dentes e demais procedimentos relativos à preservação da saúde; acompanhar e orientar as crianças durante as refeições, estimulando a aquisição de bons hábitos alimentares, auxiliando as crianças menores na ingestão de alimentos na quantidade e forma adequada, oferecer mamadeira aos bebês, tomando o devido cuidado com o regurgito. cuidar, estimular e orientar as crianças na aquisição de hábitos de higiene, trocar fraldas, dar banho e escovar os dentes. A professora de educação infantil tem que fazer tudo isso, pelo menos na Prefeitura de SP O salário é em torno de 2,000 e pode chegar à valores mais elevados pra quem faz pós e mestrado, além das gratificações. Melhorou muito nos últimos anos.
Por Anônimo em SANTA IGNORÂNCIA... em 26/11/11


O Município de São Paulo foi um dos pioneiros a colocar em prática a indissociabilidade entre cuidar e educar. Para os profissionais que não acreditam que isso seja possível, está aí a palavra de quem conhece e põe em prática a LDB.


Clique aqui para ler a lei transformou os ADIs em PEIs no Município de São Paulo.