Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

PI SEM NOÇÃO!

Comentário retirado da postagem:SANTA IGNORÂNCIA...




Anônimo disse...


Sou PEI do Rio de Janeiro e quando abriu o concurso para auxiliar de creche, eu não fiz porque sabia das atribuições. Realmente fizeram concurso para auxiliar e fizeram papel de professor.Injusto?, sim. Mas, porque fizeram função que não eram suas, agora que entrou os professores através de concurso e muitas auxiliares fizeram a prova e não passaram é que vem questionar???? Os professores chegaram para diminuir a carga de trabalho que estava em cima de vocês. O professor não pode ficar somente no cuidado porque o pedagógico fica fraco, por isso que tem o auxiliar para cuidar. As creches estão tendo qualidade? a qualidae é melhor antes ou depois da entarda de um professor especifico? Assim com existe nas escolas privadas tem o professor regente e os auxiliares porque no público tem que ser diferente? Agora vão estudar e passar no concurso para professor. Boa sorte para todas! e focalizem nas crianças!

Prezada anônima,

Que mundo você vive? Não carece explicarmos pra você toda a história da Educação Infantil e seus profissionais, dê-se ao trabalho de procurar nos arquivos do blog e nos documentos do MEC, nos poupe de tanta ignorância. Independente da chegada dos PIs nas creches, para seu governo e desespero, nossa categoria tem reagido aos abusos dos gestores, a redução é uma realidade no município do Rio de janeiro por conta da luta e união do Agentes auxiliares de creche. Questionar a competência dos auxiliares de creche é uma aberração para não dizer burrice de sua parte, os PIs acabaram de chegar, mas as crianças de creche são facilmente reconhecidas nos outros segmentos por conta da evolução educacional surpreendente conquistada com o esforço dos também Professores de Educação Infantil ainda não reconhecidos. Temos dó dos auxiliares que tiverem você como regente de turma, por outro lado torcemos que trabalhe com uma das que estão de frente a causa, rapidamente você conhecerá as atribuições do PI, principalmente as de cuidados, que pelo seu comentário lhe causa repulsa, isso não é bom...

Desejamos muito boa sorte a você, que irá precisar! A Educação Infantil é muito prazerosa, mas somente pra quem tem dom...Quem não tem, sooofre!










13 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber o que vcs tem contra os auxiliares. Professor não pode ter um auxiliar??? Médico também tem que cuidar de ferimentos, mas eles tem o enfermeiro para fazer isso. Cada um tem que se colocar no seu lugar. Professor pode até cuidar, mas se tem um auxiliar para faze-lo, por que vai fazer. Todo professor, seja de educação infantil ou professores do ensino fundamental e médio tinham que ter um auxiliar para fazer o trabalho pesado, aliás é pra isso que servem os auxiliares. Sem mais.

Camila disse...

Quem escreve esses posts? Tanto conhecimento para encerrar dizendo que educar é um dom... ai ai ai...

Anônimo disse...

Também sou PI e não acho justo que as auxiliares de creche ocupem cargo de professor sem terem passado no concurso.A auxiiar que trabalha comigó tem o curso normal, fez a prova de PI e não passou. Não há justiça nesta manifestação. Sou formada em Pedagogia e especialista em EI e acho que quem deseja ser chamado de PI precisa estudar para isso.

Professora disse...

Prezada Camilla,

Para educar, além de conhecimento é necessário dom sim! Um professor, além de técnicas, precisa transmitir o amor , a paciência, a compreensão, o respeito e muitas vezes fazer o papel de pai e mãe.

Um abraço

Anônimo disse...

Concordo plenamente que médico precisa de auxiliar, mas o enfermeiro não é capacitado para fazer cirurgias, e não faz. Então se sou apenas auxiliar e não sou capacitada para a ensinar, porque raios exigem isso de mim??? Por aqui não tem professores no berçario, então não auxilio ninguem, é como se eu fosse uma enfermeira fazendo transplante de coração. Se é pra ser justo, então aumentem meu salário, diminuam a carga horária e mudem a nomenclatura sim! Parabéns pela paciência que os moderadores deste blog tem, a vitória chegará.

Anônimo disse...

CAMILA, que infelicidade a sua. as suas palavras. Com certeza vc ,pegou o seu diploma colocou dentro de uma caveta e saiu falando vou ser professor.Voce precisa ler acompanhar os pareceres do MEC. Bom desculpe, será que vc já ouviu falar nisso?O que falta em vc, è atualização, informação.È muita ignorancia não saber que CUIDAR E EDUCAR ANDAM JUNTOS, COM CERTEZA VC É UMA PESSOA QUE ANDA SOZINHA.QUE PEENNA....ELISANDRA CRISTINA DELOVO FERNANDES.JAHU/SP

Anônimo disse...

Então quer dizer que se um enfermeiro se habilitar em medicina tem que promover ele a médico... sem noção isso, não faz concurso pra medico não pra ver se um dia vai ser promovido sem concurso público. Auxiliar é auxiliar, professor é professor, cada um no seu lugar. Se estão cobrando do auxiliar fazer o papel do professor está errado. Tem que contratar um professor concursado e não promover um auxiliar pra professor.

Anônimo disse...

E SERÁ QUE ESTA TAL CAMILA ME TEM UM DIPLOMA?HAHAHAHAHA.DEVE TER ENTRADO NO BLOG POR ACIDENTE,NÃO DEVE NEM SABER O ASSUNTO QUE É TRATADO AQUI.

Anônimo disse...

O anônimo, leia o blog, e depois venha fazer seu comentário. Enfermeiro não vai passar para médico sem concurso, porque enfermeiro vai continuar existindo. Auxiliar vai passar para prof (devidamente qualificado teoricamente, porque na pratica já é faz tempo) porque auxiliar será extinto.
E se você ainda não entende o porquê disso é porque não sabe ensinar a criança a se cuidar.

Anônimo disse...

Assim é mole Prestar um concurso a nível fundamental e se dizer professor.Auxiliares.vão fazer um concurso para professor e parem de encher.Dom para ensinar,ensiner exige técnica e muito estudo.Não somos missionários e sim PROFEESORES.MORRAM DE INVEJA.

Auxiliar 1a chamada disse...

Inveja de R$ 1.200,00 rararara. Se tivesse que ter inveja seria de um juiz ou procurador da justiça e não por R$450,00 a mais do que eu. Só queremos justiça e que calem a boca pois vcs (PEIs) entraram no ano passado e não conhecem nossa jornada.
Obs: Cuidar e educar são indissociáveis. Não deve haver separação de cargos para tal!!!!

Anônimo disse...

Desculpe, mas o meu concurso foi nível médio. Também concordo que alguns professores tem dom, técnica e estudam constantemente, mas como em todos os lugares, existem professores que sabem muito menos do que a rélis "auxiliar" aqui, e não fazem idéia do que realmente é ensinar uma criança. Então não, não morro de inveja.

Sofya disse...

Isso é pura vaidade!
Concordo que é muito melhor ser chamada de professora do que de auxiliar.
Se eu tivesse no poder colocaria o nome de "professoras adjuntas" e vocês, sem formação, ficariam felizes da vida... hahaha'
Mas como não estou, te aconselho a estudar se quer ser chamada de professora.
Ah! dar comida e banho não te torna uma professora, mas alguns anos de estudo...