Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

terça-feira, 5 de junho de 2012

DESDE 1996, NA EDUCAÇÃO INFANTIL SÓ DEVERIA TER PROFESSORES. ESTAMOS BEM ATRASADOS!

"Eu tenho uma dúvida e preciso de uma resposta, se todos os auxiliares de creche virarem professores a sala irá ficar com dois professores? Não há risco de problemas de relacionamento e autoridade em uma sala com duas pessoas com as mesmas obrigações, e se todos fizerem 4 horas, quem irá ficar com as crianças no intervalo das 11:00 ás 13;00horas. Aguardo uma resposta."



Prezado anônimo,




Segundo as normas do MEC, nas salas de aula da Educação Infantil só deveriam atuar professores. O  PROINFANTIL (Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil) é prova disso, é um curso emergencial, ofertado pelo Governo Federal, com o objetivo de formar àqueles que estão em sala de aula sem a formação exigida pela LDB/96.




Não há risco de ter problemas de relacionamento se todos tiverem a mesma formação e os  mesmos salários, problemas existem da forma que está, pois os auxiliares fazem as mesmas funções e recebem salários duas a três vezes menores, com a carga horária dobrada, o que vem acarretando  sérios problemas de saúde aos auxiliares. Ninguém suporta ficar em sala de aula durante o período de 08 a dez horas. A Educação Infantil do futuro deverá ter dois turnos.




A educação almejada, ou seja, aquela maravilhosa, escrita no papel é a etapa da educação mais onerosa, haja vista que todos devem ter formação de professores, em contrapartida é nessa etapa que se inaugura a educação da criança, sendo de extrema importância uma iniciação de qualidade, com profissionais competentes, seus efeitos positivos  serão sentidos no Ensino Fundamental. Comprovadamente as crianças que vem da creche tem um desenvolvimento surpreendente.


Um abraço,

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