Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Como e onde denunciar o Assédio Moral.

Comentário retirado da postagem: "ASSÉDIO MORAL É CRIME E DÁ CADEIA!"
"Parabéns!!!! Esse postótimo... Gostaria de saber só mais uma "coisinha"... Caso esse processo ocorra, onde é que entramos com a denúncia??? No Ministério Público ou na Justiça Comum??? Gostaria de tirar essa dúvida o mais rápido possível... Acordem pessoal, hj são seus colegas, amanhã pode ser vc... E aí, vc está preparado pra ser humilhado por ter uma opinião diferente do seu chefe??? Vamos abrir nossos olhos..."
Não dominamos este assunto jurídico, porém acreditamos que o caminho possa ser este:
  • Antes de tomar maiores providências tenha uma conversa firme e assertiva com objetivo de resolver o problema, se nada for resolvido siga em frete;
  • Anote com detalhes todos os incidentes ( data, local, pessoas presentes (se for o caso); colecione provas, tantas quantas forem possíveis);
  • Evite conversar com o agressor sem testemunhas, leve um colega de trabalho ou um representante sindical;
  • Exija por escrito explicações do ato agressor;
  • Procure sua secretaria em busca de soluções;
  • Procure o sindicato para relatar o acontecido, caso nada seja resolvido;
  • Faça um denúncia ao Ministério Público do Trabalho;
  • Se preferir, acreditamos, que a justiça comum também possa ser acionada.
IMPORTANTE:
Se você é testemunha de assédio moral no trabalho, supere seu medo, seja solidário, afinal você poderá ser "a próxima vítima", desta forma você necessitará do apoio precioso de seus colegas.
"Jamais esqueça, é o medo que reforça o poder do agressor."

10 comentários:

Anônimo disse...

Só mesmo pessoas muito perversas são capazes de particar o assédio moral, de perseguir, de fazer acusações falsas. Essas pessoas pagarão pelo mal que fazem as outras, seja pela lei do homem ou pela lei de Deus essas pessoas terão o que merecem!!!!!!

Anônimo disse...

Essas são as pessoas deslumbradas com o "poder"são capazes de mentir, de passar por cima do outro pra não perder o cargo, mas é só aguardar a queda,essas pessaos acabam por se enrolarar sozinhas, e o pior são pessoas que não dão bons exemplos.Na verdades são pobres coitados.

Anônimo disse...

Eu conheço uma diretora de creche que está se perdendo dia após dia depois que ganhou o cargo, na verdade ela sempre quiz o cargo, hoje tenho certeza que "furou o olho da antiga"e também sempre teve inveja das maldades cometidas pela outra, hoje está colocando tudo em prática, por que digo isso? ela repete as mesmas manias da outra, abre e fecha as portas das salas, rodeia a creche em busca de ouvir conversa, indaga os funcionários sobre algumas pessoas tentando colocar todos contra aquele seu desafeto,tenta impedir que os funcionários se comuniquem,ameaça os funcionários, conta mentira e o mais incrível, copia a outra até nas "escapadas" da creche que às vezes fica jogada às traças.Como não há fiscalização ela deita e rola.

Tia Denise disse...

Poxa, vocês falam em código!!!!falem o nome!!!!!assim fico morrendo de curiosodade, que maldade de vcs com os leitores do blog!

Anônimo disse...

Na minha Creche, a Diretora, a Adjunta e a P.A. não comem a mesma coisa que nós. Quando é o bendito cação, elas comem frito. Bebem suco de frutas e etc.
Nós, AAC não temos direito nem a levar comida de casa.
Como podemos denunciar esse absurdo?

Anônimo disse...

Quem sabe as ordens não vem "de cima?"...

Anônimo disse...

Isso é bem provável....

Anônimo disse...

Que venha de cima, de baixo ou dos lados, o mentiroso vai quebrar a cara!

Anônimo disse...

Tem diretora que é tão abusada que acha que com o seu poder pode manipular à todos, pensa que pode fazer com que todos a ajudem mentir para prejudicar outras pessoas inocentes,a maioria das pessoas tem caráter e não compactuam com a safadeza.Que ela conte somente com o apóio daqueles que vivem a sua volta puxando o saco em troca de privilégios.

Anônimo disse...

Mais, eu avisei que tinha diretora chamando funcionarios publico de meus funcionarios...
lembram disso???
so rindo rsrs...
quem nunca comeu melado qdo come se
... completa pessoal
bjos
a diretora ta doida!!!