Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

sexta-feira, 12 de março de 2010

A JUSTIÇA PODE ATÉ TARDAR, MAS NÃO FALHARÁ...

Recebemos este comentário ontem na postagem: BERTIOGA-SP NA LUTA... e resolvemos postá-lo aqui por se tratar de um assunto de difícil compreensão dos nossos gestores e até mesmo de alguns profissionais da área.

Anônimo disse...
Se é inconstitucional a mudança de cargo sem concurso, por que os ADIs de São Paulo tornaram-se "Professores de Desenvolvimento Infantil"?

Gostaríamos de esclarecer que a mudança de cargo é sim inconstitucional, mas o que aconteceu em São Paulo não foi uma mudança de cargo, a alteração da nomenclatura de ADI para Professor de Desenvolvimento Infantil não mudou a natureza do cargo, ou seja, suas atribuições continuaram as mesmas, cuidar e educar crianças de 0 a 5 anos, sendo assim suas funções já eram de professor de educação infantil, porém não tinham seu reconhecimento, assim como nós. Quando a lei municipal foi sancionada fez a adequação do cargo, e os ADIs conquistaram seu reconhecimento como PDIs, tendo seus direitos respeitados e conquistando sua valorização tão merecida.

Ainda lembramos que não queremos ser o Docente I de Angra dos Reis, que fez concurso para atuar até as primeiras séries do ensino fundamental. Dissemos que fazemos atribuições de Professor de educação Infantil (cuidar e educar), funções estas que o Docente I não realiza atualmente. Em todos os municípios que houve o reenquadramento, os antigos ADIs ficam restritos em trabalhar na educação infantil, sendo necessário passar por um novo concurso se quiserem atuar nas series iniciais do ensino fundamental.
Minha avó já dizia:

"Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura."

13 comentários:

Anônimo disse...

Isso mesmo não cansaremos de repetir isto. Vamos esclarecer a todos sobre nossa adequação, assim chegará o dia em que todos estarão cientes do que acontece com nosso cargo, entenderão e nos apoiarão.
Avante classe!!!

Verinha disse...

Se entendi bem,o Docente I que está na sala de aula hoje pode até atuar na educação infantil, mas deverá cumprir a função do professor de educação infantil que é cuidar e educar, só que eles despistam e vão no refeitório, dão umas colheradinhas de comida na boca da criança pra dizer que cuidam, só que cuidar não é somete isso é muito mais!mas em compensação eles podem sair da creche e atuar até na quinta série enquanto a gente não pode.

Salete disse...

Essa postagem foi muito esclarecedora para algumas pessoas que ainda pensam que nós queremos "pular" de cargo, que é inconstitucinal e todos nós sabemos disso. O tão temido enquadramento nosso ao "Docente I"... Não é isso que estamos pleiteando. Devemos mostrar e explicar, sempre, que nossa luta não é para isso... E é como você bem o disse: "AGUA MOLE EM PEDRA DURA, TANTO BATE ATÉ QUE FURA"!!!

Cintia disse...

É ruim heim de algum Docente neste país querer trocar fraldas, eles preferiram sair fora, vão se achar inferiorizados, mas é certo que o docente quem realmente gostar de crianças terá que cumprir toda atribuição do professor de educação infantil, parece inacreditável para algumas pessoas desinformadas, mas é a realidade dura e crua!

Anônimo disse...

Os Auxiliares não podem deixar de existir. A quem as Gestoras e professoras vão humilhar e inferiorizar?

Tati disse...

Não podemos generalizar, existem gestoras e professoras que nos apoiam, que reconhecem nosso trabalho, nem todas são arrogantes e estão se fazendo de desentendidas. Podemos contar com muitas professoras.

Anônimo disse...

Pensem bem, se a escolaridade exigida para trabalhar com as crianças é normal, então porque eles querem somente darem o curso pra gente mas não querem valorizar? não tem cabimento, nunquinha que vão conseguir isso, em todos os cantos do Brasil vai ter briga, porque ninguém é bobo!

Anônimo disse...

Incostitucional é explorar a gente,é querer nos pagar pela metade, é querer que a gente varra a sala quando os zeladores não vem, é se vingar do funcionário que de alguma maneira questiona o que realmente não está certo transferindo-os para creches muito distantes de suas casas na intenção de se vingar,fazer sofrer! não respeitando o critério de trasnferência que pode até gerar algum descontentamento mas é o mais justo, ou seja, morar perto e o último que chegou na unidade!
Obs. Toda regra tem excessões!!!

Anônimo disse...

É minha amiga, mas se conseguir provar que é perseguição, corra atrás,acione o sindicato, denuncie ao Ministério Público, ponha a boca no mundo, com certeza não sairá no prejuízo sozinha caso se cale, aí sim...Não existe ditado mais certo:"quem nunca comeu melado quando come se lambuza."

Anônimo disse...

É mesmo, alguns poucos chefes vingativos se deliciam quando a educação precisa transferir algum funcionário, aí chega a hora delas se vingarem, com o coração cheio de ódio se livra daquele funcionário a seu bel prazer, mas quem se sentir prejudicado não pode deixar de levar o assunto ao conhecimento da gerência da educação, pra que elas então façam a justiça(eu scho até que eles não são de perseguir) até pra tirar a mal impressão de perseguição.No mais esta(s) chefe(s) precisa saber que o cargo não é eterno! então é melhor deixar saudade quando sair do que um "já vai tarde".

Anônimo disse...

Olá, companheiras de Angra dos Reis. Nós monitoras de Blaneário Camboriú achamos muito interessante a idéia do blog de vocês e desenvolvemos um para a disseminação da informação para todas as monitoras de nossa cidade. No nosso blog, tem uma postagem sobre as monitoras de Angra. Participem. Um abraço,

http://planodecarreirajabc.blogspot.com

Anônimo disse...

Uma Diretora disse que ia colocar uma AAC que é negra no tronco. A colega gravou e conseguiu que a Diretora fosse exonerada.

Anônimo disse...

Hoje em dia existem muitos mecanismos para trazer a tona os abusos das chefezinhas que se acham a tal e mostrar pra toda sociedade. Somos seres humanos e precisamos ser tratados como tal.
Bem feito pra pra esta diretora, como pode? como ela deve tratar as crianças negras heim? acho que não pode ser qualquer pessoa que pode ser diretora, deve ser feita uma análise minunciosa antes de nomeá-las, por não fazerem isso tem umas que são até meio malucas!