Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

sábado, 20 de março de 2010

NÓS EXERCEMOS A ATIVIDADE PRINCIPAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CUIDAR E EDUCAR

Antes de reinvidicarmos nossos direitos previstos em lei, Angra dos Reis realizava as formações continuadas sem separar os docentes I dos ainda chamados auxiliares, ou seja, docentes I, auxiliares de recreação e berçário compartilhavam do mesmo aprendizado nessas formações, até por que diziam que deveríamos ter a mesma linha de atuação dos docentes I.
Esta semana foi anunciada a primeira formação continuada separada, terça feira dia 23/03/10 acontecerá a formação dos auxiliares e dia 26/03/10 a dos docentes I.

E dai?

Daí que na terça-feira dia da formação continuada dos auxiliares a creche terá que fechar suas portas, enquanto que no dia 26, dia da formação dos docente I, a creche funcionará normalmente, isso prova que é vital a presença dos auxiliares nas creches para que ela funcione de acordo com o proposto para a educação infantil através das legislações da educação, ou seja, a indissociabilidade do cuidar e educar!

Será que neste dia a creche volta ao assistencialismo? Se isso acontecesse estariam infringindo a LDB que diz que as creches hoje é a primeira etapa da educação básica, mas isso NÃO ACONTECE, a creche funcionará exatamente da mesma forma.

Acorda Brasil!

Somos educadores e exigimos nosso reconhecimento.

34 comentários:

Anônimo disse...

É lógico que a creche não funciona sem os auxiliares, como já postei aqui nete blog e falei, somos o maior exemplo para as crianças, ficamos com elas sete, oito horas por dia! somente a educação infantil é que não vê essa importância.Infelizmente!

Anônimo disse...

Postar + bog = nota -

Anônimo disse...

quem, postar neste blog ganha nota baixa. Isso esta acontecendo numa certa creche...
como pode!!!
Que coisa horrive!!!
favor postar esta mensagem...

aline disse...

sou auxiliar de sala em maceio e aqui estavamos pensando em colocar na justica so apos o termino do pro infantil ter este estimulo de voces e muito bom

Professora disse...

Olá Aline boa noite,

O que estamos fazendo é simplesmente lutar para fazer com que se cumpra a lei, somos educadores e é injusto continuarmos da forma que estamos.
Pode contar com nosso apoio no que vocês quiserem e estiver a nosso alcance. Não é fácil a luta,mas a vitória é certa.

Um abraço

Anônimo disse...

Mas a formação continuada não é só pra professores? o que iremos fazer lá?

Anônimo disse...

Querida Anônima das 19:30h, iremos aprender a como fazer "Atividades Recreativas" sem a parte pedagógica!!! kkkkkkkkkkkkkk Se é que isso é possível!?!?!?

Anônimo disse...

Anônimo das 14:47

É inadimissível que isto esteja acontecendo, postar nos blogs é um direito que todo cidadão tem, ninguém tá mandando ela viver xeretando aqui.Dar nota baixa ela tem todo direito quando é verdade, agora contando MENTIRAS , isso não! ainda bem que a classe tá unida e já percebeu a intenção da chefe.Ainda bem que podemos postar como anônimo!
Estamos juntos!

Valci disse...

Isso é mesmo uma vergonha.O Brasil inteiro precisa se mobilizar e exigir igualdade já. Não podemos nos calar diante de tanta injustiça.
Não desistam colegas. Cada dia nos tornamos mais fortes.

Anônimo disse...

Essa, diretora tem que voltar p sala de aula.coitadas das criaças.
muita maldade!!!

Anônimo disse...

Venho, a este blog elogia o trabalho das meninas. pois, trabalhei com elas.
merece todo meu respeito e consideraçao..

Eliane disse...

O que entristece é ver que o preconceito para com os profissionais de EI – modalidade Creche, parte principalmente de professores e de pessoas intimamente ligadas à Educação.
Essas pessoas estão atrofiadas, presas em posições passadas, não se permitindo evoluir juntamente com a Educação Infantil. Não se deixam perceber que não somos mais aquelas mulheres de antigamente, que executavam apenas o cuidar nessas crianças.
Hoje somos igualmente ou até superior em nível de escolaridade e formação, aos profissionais que atuam em outros níveis do ensino.
Quem vê a creche nos moldes do assistencialismo e seus profissionais como meros cuidadores, nega a própria LDB.
Somos profissionais atuantes, graduados e queremos a valorização que é nossa por direito.
A infância não pode ser negada a nenhuma criança. Na creche ela desenvolve essa infância que muitas das vezes é roubada em nossa sociedade e família. Neste ambiente a criança deve ter seu direito respeitado. Deve desenvolver suas áreas afetivas, cognitivas, sociais e motoras. Não somos cuidadores! Somos Professores de Educação ou Desenvolvimento Infantil! Educamos e cuidamos!

Ana Paula disse...

Eliane,
parabéns pelo pensamento, disse tudo que eu estava sentindo no momento.
Juntos somos muito mais!!!!!!!!

Anônimo disse...

Sou, funcionario da creche e estou sentido muita pressao por parte da direçao. pois, fiz o que minha conciencia mandou. Peço urgente uma reuniao com os funcionarios.

Anônimo disse...

Essa,tao diretora nao esperava tanta uniao do grupo, pois, pensava que nos, por estar no periodo probatorio. Iriamos ficar com medo. Quebrou a cara!!!
tendo certa pessoas como ela no comando ate desanima trabalha na educaçao...

Anônimo disse...

Venho,atravez deste blog, elogia a diretora do creche do balneario.
parabens pelo seu trabalho!!!
ela sabe diferencia a nossa nota, da nossa luta.

Anônimo disse...

Se, voce com ela. Eu duvido que a bonita nao ia lutar pelos seus diretos. Ficou toda feliz com o aumento que recebeu como professora. O mal do serumano e pensar so nele...
EH!!! mais deus e justo, nada como dia apois o outro...

Professora disse...

Ao anônimo das 22:30,

Parabéns então para diretora da creche do Balneário, como dissemos toda regra tem exceção, sabe que o que estamos fazendo é simplesmente reivindicar um direito nosso,sabe que não é dela a competência de dizer se temos ou não esse direito.Mais uma vez obrigada a todos.
Um abraço.

Anônimo disse...

So, quero ficar sabendo, que fim vai tomar essa tao diretora.
mantenha o pessoal do blog informado. Pois,quero que se faça justiça...
bjos
amiga

Anônimo disse...

ja sei, que vou receber nota baixa na minha avaliaçao. Tou sentido que a minha batata ta assado.
Por isso que falo que diretora tem que ser escolhida pela comunidade...

Anônimo disse...

aproveito o espaço p elogiar a diretora do frade. Que diretora!!!
continue assim...

Anônimo disse...

fiquei sabendo que tem um processo na secretaria de treinamento que esta parado... Por favor, peço informaçao desse processo.
postar no blog.
obrigado!!!

Anônimo disse...

O PESSOAL, TEM QUE ENTENDER QUE CRECHE E IGUAL AO ANTIGO JARDIM DE INFANCIA...

Anônimo disse...

O assédio moral é um mal difícil de ser exterminado, mesmo as diretoras sendo escolhidas pela comunidade haverá problemas, pois tem aquelas pessoas que quando vão falar com os pais das crianças são uns doces, enganam direinho os pais.

Aquele ditado é certo: Se quiser saber o caráter de uma pessoa é só dar poder a ela.

Mas quando falamos em diretora de creche, não estamos tão ruim assim, tem diretoras sendo bastante elogiadas aqui, pena que não podemos estender este elogio a todas.

Beijos.

OBS: Deixo minha opinião como anônimo, pois para minha diretora escrever no blog é sinônimo de nota baixa.

Anônimo disse...

Se,essa tao diretora fizer alguma coisa com vcs. Favor escrever no blog pois ,vamos nos unir.
fala serio, colocar uma pessoa dessa para trabalhar com criança.
força!!!

Anônimo disse...

Se,essa tao diretora fizer alguma coisa com vcs. Favor escrever no blog pois ,vamos nos unir.
fala serio, colocar uma pessoa dessa para trabalhar com criança.
força!!!

Anônimo disse...

Tou, muito triste com que aconteçeu com vcs. Que injustiça!!! Voces sao pessoas dignas, por isso que todos os colegas que trabalharam com vcs assinaram a lista...
força meninas
deus esta com vcs!!!

Professora disse...

Parabéms as diretoras do Frade e Balneário, como afirmaram as funcionárias das respectivas creches, elas usaram de bom senso, justiça e imparcialidade para avaliar os funcionários sem misturar a causa trabalhista com o trabalho prestado pelos auxiliares nas unidades.

Anônimo disse...

Tou,louca para sai dessa creche. pois, trabalhar com tanta injustiça realmente nao dar.
tou tendo nausea.

Anônimo disse...

Nunca, vi tanta maldade na minha vida.
como pode?
que sanque frio.
bjos pessoal
lutar pelo direito agora nao pode!!!
se nao recebe nota baixa!!!

Anônimo disse...

Queria,tanto saber quem e, essa diretora que mais pareçe uma cobra.
fala pessoal o nome!!!

Anônimo disse...

Assino, qtas listas me derem p assinar. pois,sempre vou falar a verdade.
meus pais, me ensinaram a falar sempre a verdade!!!
tenho caracter!!!
nao vou ser puxa saco de ninquem.
medo e uma coisa que desconheço.
força pessoal,vcs sao pessoas de caracter!!

Anônimo disse...

Assino, qtas listas me derem p assinar. pois,sempre vou falar a verdade.
meus pais, me ensinaram a falar sempre a verdade!!!
tenho caracter!!!
nao vou ser puxa saco de ninquem.
medo e uma coisa que desconheço.
força pessoal,vcs sao pessoas de caracter!!

Anônimo disse...

Agora, tudo que fazemos logo vem a palavra: estagio probatorio...
Pessoal, nao podemos mais ter opiniao...
como pode isso???
para, esta na prefeitura hoje, fiz concurso. Nao entrei pela janela.
beijos
força