Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

sábado, 27 de março de 2010

PERSEGUIÇÃO X ESTÁGIO PROBATÓRIO.

Comentário retirado da postagem: "NÓS EXERCEMOS A ATIVIDADE PRINCIPAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL."

Anônimo disse...
ja sei, que vou receber nota baixa na minha avaliaçao. Tou sentido que a minha batata ta assado.Por isso que falo que diretora tem que ser escolhida pela comunidade...

Caro anônimo,
Não podemos aceitar que utilizem o estágio probatório como meio de perseguição dos funcionários, desta forma, preguinam o medo nos funcionários para desestabilizá-los, prejudicando assim sua liberdade de organização e manifestação.

Geralmente as pessoas que não costumam aceitar imposições arbitrárias, descabidas e até ilegais, pessoas que cumprem sua atribuição de servidor de levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo que ocupa, geralmente são alvos de perseguições. Pessoas com este perfil geralmente são exemplos de profissionais competentes, pois são vigiados o tempo todo, seu assediador fica a espera de captar uma falha, basta um besteira, um pequeno erro a ser cometido, que o assediador logo busca um telescópio para tornar bem grande e visível a todos.

Mas não é porque uma pessoa que está em um nível hierárquico mais acima, como exemplo, um diretor de uma unidade escolar, pode falar o que quiser, pode fazer acusações falsas e ficar por isso mesmo, o importante é fazer suas atribuições, se dedicar, cumprir todas suas obrigações, isto sendo feito o restante a justiça se encarrega de pôr as coisas em seu devido lugar. De acordo com as súmulas 20 e 21 do Supremo Tribunal Federal:

É NECESSÁRIO PROCESSO ADMINISTRATIVO COM AMPLA DEFESA, PARA DEMISSÃO DE FUNCIONÁRIO ADMITIDO POR CONCURSO.

FUNCIONÁRIO EM ESTÁGIO PROBATÓRIO NÃO PODE SER EXONERADO NEM DEMITIDO SEM INQUÉRITO OU SEM AS FORMALIDADES LEGAIS DE APURAÇÃO DE SUA CAPACIDADE.

Ou seja, não podem falar e fazer o que quiserem, somente porque estamos em estágio probatório, temos direito a ampla defesa. Se suas notas do estágio probatório não estiverem de acordo com o trabalho que você desenvolve, não assine a avaliação, vá até o segundo andar da secretaria de educação e entregue um relatório explicando os fatos a Glória ou ao Marcos (pelo menos foi isso que o SINSPMAR orientou), para que a secretaria de educação tome as devidas providências, caso a secretaria de educação se mostre conivente com a situação, procure a justiça.

Fiquem com Deus, ele nos ajudará suportar tanta pressão e injustiça.

10 comentários:

Anônimo disse...

Se isso acontecer vai ter diretora que vai se acabar em puxar o saco dos pais,vai ser algo feio de se ver.Mas isso é bom, assim os pais darão jeito nessa bagunça, vão exigir pelo menos creche com estrutura, sabe por que? as diretoras vão ficar como político em véspera de eleições, fazendo promessas de melhorias.E a nossa contribuição é dizer aos pais o que precisa ser feito.

Educação Infantil na PBH disse...

Oi, gente!

Não sei como é a avaliação de desempenho de vcs, mas aqui ela é dividida em uma parte de dados quantitativos relativos à faltas e processos da corregedoria e 3 questionários: auto-avaliação, avaliação dos pares e avaliação do gerente imediato (direção). Somos aprovadas se conseguirmos 70% no final do processo e subimos um nível no plano de carreira (5%).

Como sabemos que a avaliação tem aspecto punitivo e objetiva não a discussão das práticas e posturas dos servidores, e sim diminuir ao máximo o número de servidores aprovados, em BH temos a campanha "a Rede é 10!". A campanha conclama todos/as a dar nota 10 nos itens das 3 avaliações. Desta maneira quase todos/as são aprovados.

Um problema q enfrentamos é que o mesmo "erro" é punido em todos os questionários. As faltas injustificadas, por exemplo, são especificadas no campo de dados e no campo dos 3 questionários. Sobrecarregando os aspectos negativos.

Com a campanha conseguimos modificar alguns pontos da avaliação, mas ainda temos muito que discutir sobre ela.

Abraços,
Thaís

Educação Infantil na PBH disse...

Colegas,

no nosso blog publicamos o link de um artigo que escrevemos sobre a avaliação de desempenho em BH. Se tiverem interesse, entrem para entender um pouco mais da nossa luta por aqui.

Aproveito para divulgar também um artigo sobre a luta pela isonomia salarial em BH. Está desatualizado, pois já avançamos muito nas conquistas depois da publicação dele.

O endereço do blog é www.educacaoinfantilpbh.blogspot.com

Abraços,
Thaís

Professora disse...

Olá Thaís,
Agradecemos pelo seu interesse em nos ajudar, já deu pra perceber que estamos sofrendo perseguição por estarmos a frente da causa pelo nosso reconhecimento como educadores e ainda estarmos cumprindo o estágio probatório.
Infelizmente em Angra dos Reis ficamos literalmente nas mãos do chefe imediato, é ele quem decide nossa sorte, não temos o direito de nos auto-avaliar como aí em BH.Aqui a nota vai de 0 a 10, e menos que 5 o funcionário não atinge a suficiência para efetivar no cargo.
Antes de iniciarmos nossa luta nossa média era 9 e 10 e agora caiu para 5,o que mais nos revoltou foi receber esta nota em idoneidade moral e o não cumprimento de nossas atribuições. Tal afirmação é inverídica e injusta pois não condiz com a realidade, e o curioso é que em toda creche somente nós que recebemos essa nota.Tomamos as devidas providências e estamos no aguardo das ações que serão tomadas pela nossa Secretaria de Educação. Acreditamos que isso vá se resolver pois a Secretaria tem provas fornecidas por nós que comprovam que a diretora MENTIU,caso a prefeitura não tome providências em corrigir esse erro, seremos obrigadas recorrer para que seja feita justiça na esfera fora da prefeitura.
Um abraço e caso tenha algo a acrescentar ficaremos agradecidas.

Anônimo disse...

Força,pessoal conte com todas as creches,pois, fiz uma pesquisa e todo estao com vcs!!!
bjos
aux de recreaçao

Anônimo disse...

Isso mesmo estamos com voces, queremos o nosso reconhecimento.
chega de trabalhar ganhado este salario baixo. A lei tem quer ser comprida. LDB
aux de berçario

Anônimo disse...

Legal o pessoal de outros estados nos ajudar,isso prova que estamos todos unidos e se a categoria se unir, ninguém segura!
Força meninas!

Anônimo disse...

Fui aprovado em primeiro lugar através de concurso público,porém quando fui nomeado, desde o início fui designado em função diferente pois a mesma estava sendo exercida por terceiros que nem funcionário publico era,após muita insistência começaram as ameaças e a maldita perseguição,fiz um requerimento pedindo transferência e explicando os motivos reais,mas a situação ainda se agravou tornando-se insuportável?O que fazer?deixe comentários...

Professora disse...

Prezado anônimo,

Entre com uma ação contra a prefeitura, é ganho de causa certo. Desvio de função é inconstitucional, a não ser em caso extremos que impedem o servidor trabalhar na função que fez concurso.

Um abraço

Anônimo disse...


"Tou sentido" ???

"ta assado" ???


Profeçor?