Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

sábado, 12 de junho de 2010

MESMO NO ESTADO DE SÃO PAULO, AINDA EXISTEM MUNICÍPIOS QUE NÃO LEVAM A EDUCAÇÃO INFANTIL A SÉRIO...

Comentário retirado da postagem:REUNIÃO NA CÂMARA DE VEREADORES DE ANGRA DOS REIS-RJ

meire disse...
"SOU DE SÃO PAULO INTERIOR E ADOREI ESTE BLOG,SOU AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL, TRABALHO COM O MATERNAL 1 TEMOS 17 CRIANÇAS E DESENVOLVE AS ATIVIDADES UMA PROFESSORA E EU NO PERÍODO DA MANHÃ E A TARDE SE REPETE MUDANDO DE PROFESSORA APENAS. O SALÁRIO DO PROFESSOR AQUI É O DOBRO DO NOSSO DE ADI E MUITOS NÃO ENTENDEM NOSSA RECLAMAÇÃO PORQUE EXECUTAMOS TUDO O QUE O PROFESSOR EXECUTA, TRABALHAMOS O DOBRO POIS É PERÍODO INTEGRAL E GANHAMOS A METADE, ISTO ACONTECE PORQUE NÃO TEMOS NÍVEL SUPERIOR.SE TORNA DIFÍCIL TRABALHAR COM MOTIVAÇÃO SE SOMOS DIFERENCIADAS PELA NOSSA FORMAÇÃO ESCOLAR E NÃO NO NOSSO DESEMPENHO, POIS VEMOS MUITAS ADI'S TRABALHANDO MELHOR QUE MUITOS PROFESSORES.BEIJOS PARA TODAS VCS MEIRE."

Olá Meire, bem vinda ao blog,

São poucos ainda os municípios que regulamentaram a situação vexatória que se encontra os profissionais de creche, exercemos a função do Professor de Educação Infantil , função que como a do professor das séries iniciais é penosa e que nos causa muitos desgastes e sofrimentos, onde já existem profissionais com problemas de coluna, audição, depressão, com dor de cabeça crônica , calos nas cordas vocais etc. e como você bem disse,trabalhamos com uma carga horária excessiva.

O mais revoltante é que quando nossa categoria se mobiliza para que as coisas possam ser mudadas, sofremos várias retaliações, como se nossa profissão não tivesse nenhuma importãncia, pelo contrário, eles acham que devemos ficar no patamar onde estamos , sofrendo calados.Quanto ao salário, em Angra dos Reis um professor que trabalha quatro horas e meia, ganha quase três vezes mais que nós que trabalhamos sete horas.

Leia a postagem: AS CRIANÇAS TÊM O DIREITO DE SOMENTE TER PROFESSORES(QUALIFICADOS E VALORIZADOS) EM SALA DE AULA! Fizemos um comentário sobre o que diz o Mec sobre os profissionais que atuam em sala de aula, verá que todos precisam ser professores, quer sejam titulares ou auxiliares.

Ainda será longa a nossa luta, pois temos que lutar primeiramente contra o câncer do preconceito e do assistencialismo impregnado na mente dos nossos administradores, mas o mais importante é que ela já começou, e acreditamos que o poder público irá despertar.
O que precisamos é de pessoas com coragem(precisa ter muita), determinação e principalmente UNIÃO, desta maneira não haverá empecilho para conquistarmos a vitória.

7 comentários:

Salete disse...

Nossa!!! O blog ficou show... Parabéns!!!

Anônimo disse...

O que acontece é na secretaria de Educação a maioria dos chefes são pessoas egoístas,se é pra encher os bolsos deles,se são benefícios, na hora aprovam, ainda mais que estão com a caneta nas mãos, quando falam em melhoria para outra categoria que não a deles colocam tudo quanto é obstáculos, mesmo sabendo que estão cometendo injustiça.Fala sério!

Anônimo disse...

Mais esta mamata vai acabar,pois,esse governo ninquem mereçe.
professora

Anônimo disse...

trabalho como auxiliar infantil em uma escola EMEI, tem apenas eu para 4 classes infantil,gostaria que respondesse qual a minha funçao?? ja que não trabalho mais na creche onde trabalhava, lá eu sabia tudo sobre o que tinha que fazer!!! obrigada loren

Professora disse...

Oi Marta, seja bem vinda,

Entendemos que sua função será sempre a de Professora de Educação Infantil(cuidar e educar) e você deve trabalhar sempre nos lugares onde reza o edital do concurso, se fez concurso para a educação infantil, isso compreende do bercário a pré-escola.

Nos envie seu e-mail para mantermos contato.

Anônimo disse...

Incrível blog,
Comentários excelentes,prático e Funcional.
Sou pedagoga e meu blog está crú crú ,posso colocar seu link no meu?
Muito obrigada pela generosidade e carinho das postagens!

Fiz uma homenagem a Mulher Professora,êi-la:

http://www.youtube.com/watch?v=LVKDOeSCmNI

Felicidades & Sucesso !
"tia" Pri

Professora disse...

Olá!

Fique a vontade para colocar o nosso link em seu blog, se quiser nos mande o endereço do seu.

Obrigada,
Um abraço.