Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

sábado, 26 de junho de 2010

VIVA A DEMOCRACIA!!!!!

A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo), na democracia é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo.

Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade.

A democracia baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias.

As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade.

Os cidadãos numa democracia não têm apenas direitos, têm o dever de participar no sistema político que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades.

As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso. Sendo assim, agradecemos ao espaço para a discussão que a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Angra dos Reis, composta pelos vereadores Jorge Eduardo(Mascote), Aguilar e Cordeiro vem nos proporcionando, também agradecemos pelo apoio do vereador Ilson Peixoto, que mesmo não fazendo parte da comissão vem acompanhando nossa história.

Além do espaço onde pudemos expor nossas reivindicações, os vereadores, vendo nosso embasamento, se propuseram a levar a discussão adiante, a fim de encontrarmos o melhor caminho possível para sanar os equívocos cometidos com a categoria, desta forma os veredores se posicionam de forma democrática, fazendo juz ao meio no qual foram postos no poder.

Quanto a Secretaria de Educação de Angra dos Reis, esperamos que suas atitudes reflitam as atitudes dos vereadores, e que obstáculos não sejam lançados em nosso caminho, nossa mobilização é legítima, nosso direito de organização e participação política devem ser respeitados.


Nas palavras de Mahatma Gandhi:

“A intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático”.

5 comentários:

AUX.RECREAÇÃO disse...

NÃO SABEMOS POR QUE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ANGRA É CONTRA A REGULAMENTAÇÃO DO NOSSO CARGO, PARECE QUE A GENTE FEZ BROTAR NO CORAÇÃO DELES UM ÓDIO TERRÍVEL, A ÚNICA COISA QUE FIZERAM DEPOIS QUE A GENTE COMEÇOU NOSSA LUTA FOI PERSEGUIR,CADA DIA CHEGA UMA ORDEM DIFERENTE NAS CRECHES, COM INTUITO DE PUNIR TODOS OS AUXILIARES,MUITAS VEZES SÃO TELEFONEMAS DA ALTA CÚPULA, COMO POR EXEMPLO NEUSA FONSECA. ONDE ISSO TUDO VAI CHEGAR????QUANTOS SERÃO DEMITIDOS ???E QUEREMOS SABER POR QUE????
EXCELENTE POSTAGEM!

"BRASIL MOSTRA SUA CARA, QUERO VER QUEM PAGA PRA GENTE FICAR ASSIM..."

Anônimo disse...

Até quando vamos lidar com a ditadura nas creches?fico pensando:será que é assim com todas as categorias, ou somente com profissional de creche?não podemos esquecer do que estamos passando na hora certa...afinal somos o povo!viva a Democracia, viva os vereadores democráticos!

Anônimo disse...

As creches são uma bomba relógio em todo país,prestes a explodir, somente os administradores que só olham pro seus umbigos não veem.

Recreadora disse...

Hei meninas, acordem!!!vcs acham que a Secretaria de Educação vai nos apoiar?duvi de ó dó!pelo andar da coarruagem, o que eles puderem fazer para nos DESVALORIZAR eles farão.Pode ser que esteja enganada, mas acho que o negócio é esperar o próximo prefeito!tomara que seja um que vá nos apoiar...obrigada aos vereadores empenhados em nos ajudar!

Rosi disse...

Pessoal vamos votar direito!!!prestemos atenção em quem a gente coloca no poder,podemos mudar qualquer situação, pois somos nós que colocamos e tiramos toda essa gente que se julga "superiores" na cadeira onde estão sentados.
Pelo menos aqui no Rio temos número suficiente para enchermos os olhos de qualquer prefeito, somos mais de quatro mil + nossa família, soma um número de votos que poderá ajudar a elegé-lo ou derrubá-lo.
Um abraço