Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

O CERCO ESTÁ SE FECHANDO...


"Sou tb professor de educação infantil, aqui em Recife conhecido como aux. de desenvolvimento infantil. Estamos travando uma luta com a Prefeitura do Recife pelo reconhecimento do nosso cargo como professor, fundamos uma associação que se chama ASSADIR (Associação dos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil). Queremos contribuir para o reconhecimento de nosso cargo que já existe na prática só falta o reconhecimento legal, esperamos contribuir com alguma coisa, estamos a disposição para a construção de nossa identidade..."
Por sil.

Em cada canto do país os auxiliares estão se organizando, não haverá outra alternativa a não ser nosso reconhecimento como Professores de Educação Infantil, é esta nossa identidade segundo o MEC e de acordo com as funções que exercemos dentro das creches, ou seja: cuidar e educar.

Parabéns pela iniciativa de criar esta associação em Recife, são ações deste tipo que chamará atenção das autoridades à nossa causa.

Abraços.

Ps. Divulguem e assinem o abaixo assinado com link ao lado, precisamos de um número expressivo de assinaturas para entregá-lo aos seus destinatários.

Um comentário:

AACs - Professores Leigos do Rio de Janeiro disse...

Maravilha!!!
Não podemos desanimar...pode tardar, mas não falhará!
Nosso reconhecimento é JUSTO!
Importante a ideia da associação...será que os auxiliares de creche do RJ podem participar?
Abraços e visitem o blog http://professoresleigos.blogspot.com/