Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

PRECISAMOS ESTAR JUNTOS E MISTURADOS...

Comentários retirados das postagens:EM SILÊNCIO E SEM AÇÃO NADA VAMOS CONSEGUIR...,

Anônimo disse...


"Mais uma distorção!Este mês nós aqui de Mairiporã descobrimos que as ADIs que estão sendo contratadas para serviço temporário são contratadas como cargo do quadro do magistério. Quando procuramos a Secretaria da Educação Municipal para esclarecimentos eles alegaram que foi um erro do RH. Um contrato passa por varias pessoas e ninguém viu o “erro”?Sem contar o RD(registro de docente) que ninguém sabe nos explicar o porque nos temos sendo que não somos profissionais do quadro do magistério."

Ora prezada(o) anônima(o), chega de errar! Os gestores agora estão sabendo que podem ser denunciados por desobediência às Leis Educacionais e por conta disso estão fazendo a coisa certa, ou seja, exigindo o Magistério para profissionais que trabalham diretamente com as crianças responsáveis diretos pela educação das mesmas. Não houve erro algum, eles estão exigindo o Magistério porque sabem que se isso não acontecer, estarão infringindo a lei. O mais triste é eles nos tratarem como "retardados" tentando nos esconder o que não dá pra esconder...Somos os Professores leigos da Educação Infantil!


MANA disse...

"OLHA ZAIRA GREVE AQUI NEM EM SONHO,PRA VC TER UMA IDÉIA EU E OUTRA COLEGA CONVOCAMOS AS AUXILIARES PARA NOS REUNIRMOS E PLANEJARMOS UMA REUNIÃO COM A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PARA FAZERMOS ALGUMAS REIVINDICAÇÕES.NÃO FOI NEM A METADE DAS AUXILIARES QUE HÁ NO MUNICIPIO.E FOI UMA SIMPLES REUNIÃO.HÁ UMAS QUE DIZEM QUE DENADA ADIANTA RECLAMAR,OUTRAS ESTÃO EM DESVIO DE FUNÇÃO E ACHAM QUE VAI FICAR A VIDA TODA!"

Pois é Mana, em todo lugar existe esse tipo de colega: Aquele que acha que irá ficar no bem bom até se aposentar, ou aqueles que preferem fingir que não sabem, não viram e ainda aqueles que ficam com o um pé lá, outro cá. Triste é saber que a vitória virá para todos e somente uns poucos se sacrificam e se indispõe com a chefia que revida com todo tipo de covardia. É por isso que dissemos sempre aqui, a união faz a força, não tem como eles perseguirem todos ao mesmo tempo, mas como "enfiar" isso na mente de algumas pessoas??? Às vezes ficamos pensando: Não seria mais fácil através do diálogo? Acreditamos que ninguém fica confortável diante de uma situação conflituosa, eles sabem da importância dos ainda chamados auxiliares na educação das crianças, sem falar no "Status" que terá o município onde TODOS seus profissionais estão trabalhando de forma regular, de acordo com a legislação vigente, mas logicamente VALORIZADOS, sem esses dois requisitos o sistema fica capenga, ou seja, a qualidade é questionável, haja vista que o rendimento dos profissionais não será o esperado.


vanildo disse...

"Em julho completarei cinco anos como auxiliar e aqui em cruz das almas nunca foi citado o proinfantil.aqui ninguém sabe que tem o direito de fazer esse curso."


Olá vanildo,

Que legal sua participação aqui no blog, seja muito bem vindo, estamos mesmo precisando de uma força masculina em nossa luta.
Quanto ao Proinfantil, sua Secretaria de Educação precisa solicitar a adesão ao curso, o Proinfantil é um curso de emergência destinados a nossa capacitação, é uma chance que os municípios devem agarrar, pois de qualquer maneira terão que capacitar os auxiliares que estão de forma irregular dentro de sala de aula, então nada mais oportuno que contar com a ajuda do Governo Federal e Estadual. Mas eles não são obrigados a aderir esse curso especificamente! O que devem fazer é denunciar ao MP o fato de estarem em sala de aula sem a formação exigida por lei(no blog tem vários documentos que provam que devemos possuir no mínimo o Magistério)ou então ir até o Sindicato dos servidores Públicos de sua cidade(torcemos que não sejam pelegos) para que eles entrem em contado com a Secretaria de Educação para as providências quanto a participação de seu município, caso ainda haja uma outra oportunidade de segmento do curso.


Anônimo disse...

"Gostaria de saber se vcs tem alguma lei que sustenta o pedido de vcs, sou monitora de creche em uma cidade do interior de São Paulo e se tiver uma brecha iremos brigar por redução aqui também. Obrigada."

Prezada(o) anônima(o),

A Educação Infantil não tinha muita importância para os gestores, até pouco tempo atrás era de caráter assistencialista, logo a quantidade sobrepunha a qualidade. Mais precisamente com a Constituição Federal de 88, LDB/96 e PNE/2001, esse segmento da educação passou a ser pensado pelas autoridades, os profissionais estão tomando ciência de seu valor e começam uma luta, inclusive para diminuir a carga horária que é extremamente cruel com um ser humano.Na justificativa do PL do deputado Carlos Zarattini é citado que, segundo pesquisas, quanto menor o educando mais desgaste para o professor. Em todos os setores onde houve vitória foi com luta. Estamos iniciando nossa luta, e nossa vitória depende do empenho de cada um, conseguiremos muitas coisas se nossos objetivos for um só.

Abraços a todos!






3 comentários:

antoniofrederico disse...

Percebe-se uma preocupação Nacional com a Educação, principalmente a Educação Infantil.
Isso mostra o quanto nossa luta em prol da EI está surtindo efeitos mesmo que pareçam mínimos.
Aqui no municipio do Rio de Janeiro, os AACs manifestam-se através das Redes Sociais como Orkut, Facebook e Twitter.
Nossa intenção é unificar a luta, agregar histórias, dar visibilidade à causa.
Sou homem, Educador e cidadão.
Antonio - Agente Auxiliar de Creche do municipio do Rio de Janeiro.

Lilian disse...

Ola,aqui em Arujá.SP estamos na seguinte situação,com muita luta conseguimos 30 horas,em alguns momentos somos tratadas como professores e em outros como ADI a secretaria de educação montou um processo de reenquadramento porém o jurídico nunca nos dá um parecer favorável,mas o pior é o que esta acontecendo agora,nas creches existem 3 categorias com salários diferentes,ADI,PROFESSOR,ESTAGIARIOe saiu um processo de contratação para professor de creche com salário de R$ 1751,00 sendo que os citados acima não tem este salario,enfim, isso é legal sendo que as atribuições são as mesmas?

Anônimo disse...

Bom dia,

Sou de Araxá M-G e,tambem estamos na luta pelo nosso reconhecimento,como faço para saber se temos o RD(registro de docente,pois ,aqui ninguem ouviu falar.