Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL GANHAM SALÁRIO DE MISÉRIA...

Comentário retirado da postagem:EM SILÊNCIO E SEM AÇÃO NADA VAMOS CONSEGUIR...
MANA disse...

"OLÁ,MEU NOME É MANUELA,E EU TRABALHO NUMA CRECHE COMO AUXILIAR EM,CRUZ DAS ALMAS,NO INTERIOR DA BAHIA, AQUI NÓS RECEBEMOS O SALARIO MINIMO.E DEPOIS QUE DESCONTA O INSS FICAMOS COM 500 REAIS,LIMPO E SECO POR QUARENTA HORAS DE TRABALHO.UMA VERGONHA!!!!!!!!"

Depois esses políticos sem noção vem com discursos demagogos: "-Nós, pensando no melhor para as crianças, estamos investindo na Educação Infantil..." Investir na Educação infantil meus senhores é pensar também em salários dignos para àqueles responsáveis direto pela educação das crianças, será que ganhando salário mínimo ou pouco mais que isso, esses profissionais desenvolverão com afinco suas atribuições? claro que não! fora que trabalhamos com a mínima estrutura, sem pessoal suficiente, sob forte pressão emocional, com carga horária desumana, salários de miséria e imensa responsabilidade.

Podemos virar esse jogo. A receita é coragem e união!
abraços.

8 comentários:

Zaira disse...

É mole ou quer mais, 500 reais para tanta responsabilidaes, esse povo merece uma greve, só assim eles nos darão valor

Camila disse...

Ola, gostaria de saber uma informação, procurei nos sites mas não encontrei, trabalho em uma creche com crianças de um ano a dois anos de idade na nossa cidade a lei diz que é oito crianças por profissional tabalhamos em duas na sala e estamos no momento com 19 crianças e por ser uma cidade pequena quando aparece uma mãe pedindo a vaga e não tem por estar lotada a sala elas vão no prefeito e então o prefeito liga e diz que cabe sempre mais um, por favor se vcs tiverem algum documento que fale sobre o numero certo de vagas por profissionais me passem ou algum site que eu possa ver pois do jeito que esta não pode ficar, me ajudem.Obrigada

MANA disse...

OLHA ZAIRA GREVE AQUI NEM EM SONHO,PRA VC TER UMA IDÉIA EU E OUTRA COLEGA CONVOCAMOS AS AUXILIARES PARA NOS REUNIRMOS E PLANEJARMOS UMA REUNIÃO COM A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PARA FAZERMOS ALGUMAS REIVINDICAÇÕES.NÃO FOI NEM A METADE DAS AUXILIARES QUE HÁ NO MUNICIPIO.E FOI UMA SIMPLES REUNIÃO.HÁ UMAS QUE DIZEM QUE DENADA ADIANTA RECLAMAR,OUTRAS ESTÃO EM DESVIO DE FUNÇÃO E ACHAM QUE VAI FICAR A VIDA TODA!

MANA disse...

OLHA ZAIRA GREVE AQUI NEM EM SONHO,PRA VC TER UMA IDÉIA EU E OUTRA COLEGA CONVOCAMOS AS AUXILIARES PARA NOS REUNIRMOS E PLANEJARMOS UMA REUNIÃO COM A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PARA FAZERMOS ALGUMAS REIVINDICAÇÕES.NÃO FOI NEM A METADE DAS AUXILIARES QUE HÁ NO MUNICIPIO.E FOI UMA SIMPLES REUNIÃO.HÁ UMAS QUE DIZEM QUE DENADA ADIANTA RECLAMAR,OUTRAS ESTÃO EM DESVIO DE FUNÇÃO E ACHAM QUE VAI FICAR A VIDA TODA!

MANA disse...

OLHA CAMILA AQUI EM CRUZ DAS ALMAS NÃO É DIFERENTE,NA MINHA SALA SÃO 23 CRIANÇAS PARA TRÊS PESSOAS.SENDO QUE HÁ SALAS COM 25 CRIANÇAS DE DOIS ANOS PARA TRÊS PESSOAS.AQUI AS MÃES NEM PRECISAM IR AO PREFEITO.BASTA IR À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E LÁ ORDENAM QUE A CRIANÇA SEJA MATRICULADA.DIZENDO QUE "AS CRIANÇAS TÊM O DIREITO DE ESTAR NA CRECHE".DO POUCO QUE EU SEI A LEI DIZ QUE O MINMO SÃO 15 CRIANÇAS E O MÁXIMO SÃO VINTE.

Lurian disse...

Sorte de vocês que recebem 500,00 e trabalham oito horas por dia,eu trabalho nove horas e meia(sete às quatro e meia),sem sair para almoçar,recebo os mesmos 500,00 só que não tenho carteira assinada,não recebo décimo terceiro e nem férias.É uma vergonha, e isso no Estado do RJ.Pior, tem funcionário(parente) que trabalha muito menos e no entanto recebe muito mais. É desesperadora a nossa realidade.

Anônimo disse...

Ola companheiras! Eu tb trabalho em uma escola Particular em Brasilia, como Auxiliar de Educação...Escola pra Classe Média Alta e recebo uma merreca(500 reais)Onde estudam as filhas ro Roco Pitanga e a Filha do Malvino Salvador e recebo uma miséria dessa. Sou casada tenho,filhos e pago aluguel como me viro com esse salario em uma Capital com base no Funcionarismo Publico?

Mas Deus é por nós!

Fabiane Cruz disse...

Olá Lurian,
Meu nome é Fabiane.
É muito deprimente a sua situação, porém me parece que vc está querendo que as pessoas que ganham o mesmo que vc e trabalham menos se conformem!!! Neste país, só o que vemos são pessoas oprimidas querendo calar a boca uns dos outros... Não importa se trabalha mais ou menos e se ganha um pouco mais ou menos, o que importa é que quando abrirmos a nossa boca, seja para somente explicar a nossa situação e nos unir com quem tem coragem e vontade de fazer valer o que declara na CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA. O nosso salário deve oferecer o básico para nós e nossa família, que é: saúde, educação, alimentação, moradia, lazer,vestuário, higiene, etc...
DEVEMOS NOS UNIR E NÃO JOGAR NA CARA UM DO OUTRO QUE DEVEMOS ESTAR FELIZ POR ESTARMOS NUMA SITUAÇÃO MENOS MISERÁVEL QUE OUTROS!!!
Lurian, quero acreditar que vc tenha se expressado dessa forma sem querer, quero que a sua situação mude como a de todos que se encontram em situações ruins, ok?
Obrigada e parabéns pelo blog.