Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PALAVRA DO(A) VERDADEIRO(A) PEI...

Eu passei no concurso da Prefeitura de SP, na síntese de atribuições do edital tem tudo relativo ao pedagógico, destacando também:Responsabilizar-se pela estimulação, cuidado, observação, e orientação às crianças na aquisição de hábitos de higiene, bem como dar atendimento à necessidade de troca de fraldas, banho, escovação de dentes e demais procedimentos relativos à preservação da saúde; acompanhar e orientar as crianças durante as refeições, estimulando a aquisição de bons hábitos alimentares, auxiliando as crianças menores na ingestão de alimentos na quantidade e forma adequada, oferecer mamadeira aos bebês, tomando o devido cuidado com o regurgito. cuidar, estimular e orientar as crianças na aquisição de hábitos de higiene, trocar fraldas, dar banho e escovar os dentes. A professora de educação infantil tem que fazer tudo isso, pelo menos na Prefeitura de SP O salário é em torno de 2,000 e pode chegar à valores mais elevados pra quem faz pós e mestrado, além das gratificações. Melhorou muito nos últimos anos.
Por Anônimo em SANTA IGNORÂNCIA... em 26/11/11


O Município de São Paulo foi um dos pioneiros a colocar em prática a indissociabilidade entre cuidar e educar. Para os profissionais que não acreditam que isso seja possível, está aí a palavra de quem conhece e põe em prática a LDB.


Clique aqui para ler a lei transformou os ADIs em PEIs no Município de São Paulo.


2 comentários:

jonny disse...

Boa noite estou precisando muito da ajuda de todos voces. Já postei um comentario aqui antes e fui prontamenete repondido e desde ja agradeço. Como comentado anteriormente hoje (1/12/2011) tivemos uma reunião com a nossa chefe de educação infantil e ela se comprometeu e nos transfomar em professores de educação infantil mais nos pediu ajuda para no dia 9/12/2011 montarmos juntos um projeto de lei com essa finalidade para envio aos vereadores para votação. contudo surgui um problema como alguns de nos(assim como eu)não possui ensino medio normal o que fazer com esses profissionais ate mesmo porque alguns( dentre não estou incluso) não querem fazer o PROINFANTIL que foi oferecido por nossa chefe de educação infantil pra abilitar esse profissionais que não possuiem o nível mínimo exigido pelo MEC, como elaborar esse projeto de lei sem prejudicar a ninguem e sem incorrer-mos em irregularidades, já que todos fizemos o mesmo concurso e temos o mesmo piso salarial o que mudaria com a nova denominação. gostaria de pedir encarecidamente para todos aqueles quq possuam materiais que possa nos auxiliar nesse projeto de lei para que enfim tenhamos a valorização que por anos lutamos. esclareço que eu vou fazer o proinfantil pois compartolho da ideia de possuirmos qualificação para avançarmos na qualidade na educação infantil. desde de ja agradeço e deixo a disposição meu e-mail para envio de materiais e quaisquer questionamenteos. segue : jonnymachado@gmail.com

Anônimo disse...

Muito simples,é só querer, o problema é que esses prefeitos, como esse aqui de Angra não sabe administrar nem uma quitanda quanto mais uma cidade. São sempre a frente de todos!