Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

terça-feira, 23 de março de 2010

Assembléia SEPE em Angra.

Dia 25/03/2010 às 18:30h no Colégio Estadual Artur Vargas, o SEPE fará uma assembléia, para filiados ou não do respectivo sindicado, e o que nos chamou a atenção foi este trecho abaixo:

"Pretendemos também chamar aos profissionais da educação à responsabilidade de fazer representar suas vontades coletivamente e não ficar esperando que a direção do sindicato adivinhe o que queremos e solucione nossos problemas."

Como o SEPE é um sindicato dos profissionais da educação do estado, seria interessante estarmos presente para ouvir deles o que estão fazendo em prol do nosso reconhecimento como professores de educação infantil.

Aproveitamos para informar aos funcionários de escola como zeladores, merendeiras, apoio administrativo que o SEPEparece ter interesse em tomar providências quanto criação do plano de carreira para esta categoria(assunto este abordado aqui neste blog) em obediência (acreditamos nós) à lei 12.014/09 de autoria da Senadora Fátima Cleide e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que discrimina quem são os funcionários de escola e dentre uma das exigências para o crescimento profissional é a formação em nivel médio, curso oferecido pelo governo federal em parceria com os estados e municípios.

Então não percam essa assembléia e reivindique seus direitos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Pelo que sei nem o Sinspmar nem esse tal Sepe apoia a causa dos Auxiliares, nem sei se vale a pena perder tempo...

Educação Infantil na PBH disse...

Oi, gente!

Espero que esta Assembleia seja um espaço de discussão para nossas reivindicações. Em BH estamos em greve desde o dia 18 de março. A greve conta com a adesão de 70% da categoria e no eixo salarial um ponto crucial é a unificação da carreira do educador com o professor.

Estamos com vcs na luta!!!!
Thaís

Anônimo disse...

Tou, adorado muito este blog. Foi informada que pessoas que trabalham em brasilia tambem estao lendo,sao pessoas influentes.
parabens para as autoras!!!