Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

PAIS E ESCOLA JUNTOS!

Esta matéria foi retirada do Blog Professores Leigos, achamos muito interessante e resolvemos postá-la aqui.


É muito importante a participação dos pais também nas creches que desde 1996 deixou de ter caráter assistencilaista, hoje as crianças tem direito a vaga e não funciona mais como antigamente onde as mães deixavam seus filhos na creche para serem cuidados enquanto ela ia para o trabalho, os pais precisam estar cientes que as creches hoje, além de cuidados, promovem ensino para seus filhos, essa aproximação é salutar.

É dever do administrador público construir novas creches e empregar de forma clara e transparente os recursos enviados pelo governo federal para a construção de novas instituições de ensino. O que vem acontecendo em vários municípios do país é que os maus políticos desviam essa verbas ou ignoram a educação infantil(até por que eles também conservam a mente assistencialista) deixando o déficit de vagas em patamares inimagináveis.

Esperamos que os pais participem da promoção e possam contribuir com ideias que venham para aproximar a família da escola.

Vejam:



CRECHE TAMBÉM É EDUCAÇÃO!!!

O Blog Educação lançou no twitter a campanha " Família na Escola".
Nós, educadores das creches públicas do RJ, poderíamos participar e mostrar que esta parceria para ser bem consolidada deve começar na creche. A família precisa aprender a olhar a creche como espaço educacional, ao invés de assistencial.

Aproveitando que o tema do primeiro ciclo de mobilização social do Parceria Votorantim pela Educação é sensibilização de família, o Blog Educação convida os leitores para debater o assunto.

Para isso lança no twitter, a partir de hoje (31), a promoção “Família na Escola”. A proposta é estimular as pessoas a sugerirem formas de motivar os pais a acompanharem a vida escolar dos filhos e participarem das atividades da escola. Diversas pesquisas têm demonstrado que, quando os pais são mais presentes, o desempenho escolar dos filhos tende a ser muito melhor.

Participar da promoção é bastante simples. Confira abaixo as orientações e não fique fora dessa:

Participação

Os leitores podem participar enviando mensagens pelo twitter (via “direct message“) ou para o e-mail: contato@blogeducacao.com.br sobre a seguinte questão: “Apresente uma boa ideia para levar a família para a escola”. As respostas devem ter, no máximo, 140 caracteres.

As três melhores mensagens, escolhidas por uma banca formada pela equipe do projeto Parceria Votorantim pela Educação, serão submetidas a julgamento popular no Blog Educação. A enquete ficará disponível no Blog durante o período da promoção e os leitores poderão votar quantas vezes quiserem.

Período da promoção

Fase 1 – Envio das mensagens: de 31 de março a 10 de abril

Fase 2 – Enquete popular: 13 a 17 de abril

Divulgação do resultado: 19 de abril

Prêmio

O autor da mensagem eleita pelos internautas levará como prêmio um kit educativo, composto por um pen drive especial e pelos seguintes livros: Acorda Brasil! e Somos Todos Responsáveis (autor: Antonio Ermírio de Moraes) e Corpo Vivo – Reeducação do Movimento (autor: Ivaldo Bertazzo).

Contato

Dúvidas sobre a promoção podem ser enviadas por DM no próprio Twitter ou encaminhadas para o e-mail contato@blogeducacao.org.br.

Equipe Blog Educação

Nenhum comentário: