Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL = DESVALORIZAÇÃO E DESCASO

Comentário retirado da postagem: MOVIMENTAÇÃO DO PL 5446/2009

Atendentes de Praia Grande disse...

A senhora secretária de educação, Maura Ligía Costa Russo, em seu protesto contra a violência, deixa claro que todos nós somos profissionais valorizados, é que a diferença de nossos salários para o professor é de $22,00, o que não concordamos portanto nosso salário é 589,93, insalubridade 117,99 e uma gratificação de 50% acima do nosso salário base, dando um total de 1.032,38, sabendo que insalubridade não é salário, eu ganho somente quando estou presente fisicamente no trabalho, esse ganho é invariável, o salário do professor é de 1. 094.44 com mais 175,00 reais a mais por hora atividade e trabalho pedagógico, a diferença é de 237,06 e não de 22,00 reais sem falar nas questões de aposentadoria.

Esta administração precisa ser mais transparente com as pessoas e não usá-las politicamente para atingir seus objetivos, essa administração tem relutado em admitir nossa inserção no quadro do magistério, até mesmo porque sabemos que é de direito, uma vez que recebe verba federal para o pagamento de parte de nosso vencimentos, não existem mais diferenças entre o que fazemos e os professores, apesar de se estar tentando mascarar esta realidade, o que é verdadeiramente para ser discutido é a reorganização da nossa atividade dentro do processo administrativo, sabemos que a transposição para professora é ilegal, mas não é essa a nossa busca, apesar de que todos somos professoras, para eu entrar nessa prefeitura como atendente tenho que comprovar que tenho diploma de pedagogia ou técnico de magistério,que é formação exigida para professora.

A professora em praia grande é em grande parte contratado principalmente os que atuam na pré escola, estes contratos são de dois anos, e a atual gestão não te nenhum interesse em mudar essa situação. Uma gestão que tem como parâmetro de valorização seja ela salarial ou profissional apenas o mínimo é vergonhoso, fica a pergunta porque não ter como parâmetro a cidade de santos e Cubatão e até mesmo São Vicente,que buscam a excelência.

Pois é atendentes de Praia Grande, enquanto alguns profissionais deram sorte com suas secretarias de educação, em Angra não tivemos a mesma sorte, assim como vocês, aqui a diferença salarial entre auxiliares e professores é ainda mais gritante, chega a 100 %, isso com o recente aumento que tivemos (falaremos sobre o assunto brevemente). E o que falar da carga horária, trabalhamos 35 h semanais e o professor 22,5 h. Desta forma ganhamos a metade e trabalhamos praticamente o dobro, sem direito a recesso em julho e dezembro para nos recuperar do desgaste físico e psicológico que a profissão nos causa.

O importante é ressaltar que apesar dessas diferenças os auxiliares de recreação e berçário desenvolvem as atribuições de Professores de Educação Infantil ( cuidar e educar), enquanto os Docentes 1 qua atuam hoje nas creches municipais de Angra tentam fazer somente seu trabalho de educar, missão bem difícil, quem conhece a realidade da creche sabe disso. Afinal até mesmo o MEC sabe que o profissional que atua na educação infantil cuida e educa, só a nossa Secretária de Educação, Luciane Pereira Rabha, não sabe disso. Ahhh outros secretários de educação, do mesmo nível, por aí que também não sabem.

Nossa secretaria chama as atividades que desenvolvemos de vida diária, só para mascarar o trabalho pedagógico que desenvolvemos e não promover nosso devido reconhecimento.

Quanto a transposição de cargos, realmente é inconstitucional, mas não é o que buscamos. De acordo com uma série de documentos do MEC, quem atua em sala de aula em contato diretamente com as crianças, é professor de educação infantil, e sua formação e valorização é assegurada. Sendo assim queremos apenas o reconhecimento do que somos de fato e de direito.





Confiram estas postagens antigas que possuem links para documentos que esclarem melhor o assunto:












P.S.: É necessário denunciar ao MP essa história do município contratar professores ao invés de promover concurso público, só assim essa farra de contratos poderá ter um fim.

2 comentários:

Anônimo disse...

OLÁ PESSOAL, CHEGA DE CIRCO!!!!A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PRAIA GRANDE, APÓS UMA REUNIÃO EM QUE FORAM CHAMADOS REPRESENTANTES DE CADA CRECHE MUNICIPAL PARA SE TRATADO ASSUNTOS DE INTERESSE DAS "ATENDENTES DE EDUCAÇÃOII" COMO O TAL PLANO DE CARREIRA,ONDE FOI COLOCADO DIANTE DE UMA COMISSÃO TODOS OS NOSSOS ANSEIOS, E POSTURA ADMINISTRATIVAS QUE NÔS LEVARAM A CRER NA BOA VONTADE DE SOLUCIONAR NOSSA SITUAÇÃO. PARA NOSSA SURPREZA TODAS AS PROPOSTAS FORAM VETADAS PELA ADMINISTRAÇÃO CAUSANDO GRANDE SURPRESA E REVOLTA NOS "ATENDENTES"E MAIOR AINDA FOI O AUMENTO CONCEDIDOAOS PROFESSORES DE SALA DE AULA 33%.ENQUANTO NÓS FICAMOS MENDINGANDO UM PISO SALARIAL E DEMAIS DIREITOS QUE A LDBN NÔS FAZ JUS.ASSIM SENDO, NÃO EXISTE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NA CIDADE DE PRAIA GRANDE.SERÁ QUE UMA ADMINISTRAÇÃO TEM PODER MAIOR QUE UMA LEI FEDERAL?AONDE ESTÁ O CUMPRIMENTO LEGAL DA LEI ? ESTÁ A CIDADE DE PRAIA GRANDE CUMPRINDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TODOS OS SEUS PONTOS?ESTÁ A PREFEITURA DE PRAIA GRANDE CUMPRINDO TOTALMENTE COM OS INDICADORES DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL?O QUE A PREFEITURA DE PRAIA GRANDE ENTENDE COMO EDUCAÇÃO DE QUALIDADE?DEIXEMOS DE HIPOCRESIA!!!!!PARA A TAL ADMINISTRAÇÃO QUEM DEVE APLICAR AS ATIVIDADES SÃO OS ANIMADORES,O RESPONSÁVEL, O ADULTO ENTRE OUTROS.PENSO QUE ELES PODEM TER RAZÃO DIANTE DE TANTA PALHAÇADA SOMENTE UM ANIMADOR PARA ATURAR TANTO DESCASO.PERGUNTA-SE QUEM SÃO OS MAIORES PREJUDICADOS? AS CRIANÇAS OS CIDADÃOS DE DIREITO. DIREITO ESTE QUE É VETADO PELA PREFEITURA DE PRAIA GRANDE.COM UMA POSTURA SURREAL A PRÓPRIA SECRETARIA EM QUESTÃO ASSUME MEDIANTE A COMISSÃO DE ATENDENTES QUE SOMOS REGISTRADOS NO MEC COMO EDUCADORES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL,POIS CASO CONTRÁRIO NÃO HAVERIA REPASSE DE VERBA!Á TODOS QUE LEÊM ESTA INFORMAÇÃO,NÃO PODEMOS DESISTIR.GILBERTO DIMENTEIN DISSE...A EDUCAÇÃO COMEÇA DE BERÇO, LÁ NO BERÇO DAS CRECHES, ONDE AS CRIANÇAS SÃO ESTIMULADAS EM SEUS DESENVOLVIMENTOS PARA UMA FORMAÇÃO MELHOR.A CRIANÇA QUE É ESTIMULADA DESDE DE CEDO VAI APRESENTAR UM EXCELÊNTE DESEMPENHO EDUCACIONAL NO FUTURO.

Anônimo disse...

sao vicente eata na mesma situasao nos acham com cara de palhaço nóis naõ podemos nos calar reinvindicaçao já!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!