Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

terça-feira, 21 de junho de 2011

DIAS MELHORES VIRÃO...



Anônimo disse...

"Boa noite, sou de barra de são Francisco e estou junto nesta luta, sou recreadora de uma escola infantil em minha cidade, tem uns 4 anos que entramos com um processo para o reconhcimento de professores, estamos aguardando sentença do juiz espero que seja favorável,e o mais rápido possível já estamos angustiados nesta espera.Um grande abraço para todas que estão nesta luta não desanimem, dias melhores virão bjs."


Prezada anônima,

Vamos nos unir em pensamento positivo que tudo dará certo, um processo bem fundamentado não deixa brecha para que não consigamos nossa inclusão no Magistério, fomos usados até muito pouco tempo atrás, sem nenhum tipo de protesto, agora chega! Vão ter de arrumar a casa, a bagunça e a prática da exploração acabou. O MEC disse que é o professor de Educação que atua nas creches, e não auxiliares, babás,monitores, educadores,agentes auxiliares de creche, recreadoras e outras mais que os gestores inventam para nos enganar nos pagando mixaria, e muitos deles fazem isso para sobrar mais para então surrupiarem os cofres públicos.

Cobramos também a manifestação do MEC que permanece mudo e com isso ainda vemos municípios como mesquita no Rio de Janeiro que acabou de promover um concurso público com exigência de nível fundamental para auxiliar de creche. Precisamos conscientizar os pais sobre esse absurdo, é a educação de seus filhos que está em jogo? Estamos em 2011 e ainda vemos Professores Leigos em sala de aula!!!

Torcemos por vocês!



Anônimo disse...

"OLÁ PESSOAL, CHEGA DE CIRCO!!!!A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PRAIA GRANDE, APÓS UMA REUNIÃO EM QUE FORAM CHAMADOS REPRESENTANTES DE CADA CRECHE MUNICIPAL PARA SE TRATADO ASSUNTOS DE INTERESSE DAS "ATENDENTES DE EDUCAÇÃOII" COMO O TAL PLANO DE CARREIRA,ONDE FOI COLOCADO DIANTE DE UMA COMISSÃO TODOS OS NOSSOS ANSEIOS, E POSTURA ADMINISTRATIVAS QUE NÔS LEVARAM A CRER NA BOA VONTADE DE SOLUCIONAR NOSSA SITUAÇÃO.

PARA NOSSA SURPREZA TODAS AS PROPOSTAS FORAM VETADAS PELA ADMINISTRAÇÃO CAUSANDO GRANDE SURPRESA E REVOLTA NOS "ATENDENTES"E MAIOR AINDA FOI O AUMENTO CONCEDIDOAOS PROFESSORES DE SALA DE AULA 33%.ENQUANTO NÓS FICAMOS MENDINGANDO UM PISO SALARIAL E DEMAIS DIREITOS QUE A LDBN NÔS FAZ JUS.ASSIM SENDO, NÃO EXISTE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NA CIDADE DE PRAIA GRANDE.

SERÁ QUE UMA ADMINISTRAÇÃO TEM PODER MAIOR QUE UMA LEI FEDERAL?AONDE ESTÁ O CUMPRIMENTO LEGAL DA LEI ? ESTÁ A CIDADE DE PRAIA GRANDE CUMPRINDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TODOS OS SEUS PONTOS?ESTÁ A PREFEITURA DE PRAIA GRANDE CUMPRINDO TOTALMENTE COM OS INDICADORES DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL?O QUE A PREFEITURA DE PRAIA GRANDE ENTENDE COMO EDUCAÇÃO DE QUALIDADE?DEIXEMOS DE HIPOCRESIA!!!!!PARA A TAL ADMINISTRAÇÃO QUEM DEVE APLICAR AS ATIVIDADES SÃO OS ANIMADORES,O RESPONSÁVEL, O ADULTO ENTRE OUTROS.PENSO QUE ELES PODEM TER RAZÃO DIANTE DE TANTA PALHAÇADA SOMENTE UM ANIMADOR PARA ATURAR TANTO DESCASO.

PERGUNTA-SE QUEM SÃO OS MAIORES PREJUDICADOS? AS CRIANÇAS OS CIDADÃOS DE DIREITO. DIREITO ESTE QUE É VETADO PELA PREFEITURA DE PRAIA GRANDE.COM UMA POSTURA SURREAL A PRÓPRIA SECRETARIA EM QUESTÃO ASSUME MEDIANTE A COMISSÃO DE ATENDENTES QUE SOMOS REGISTRADOS NO MEC COMO EDUCADORES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL,POIS CASO CONTRÁRIO NÃO HAVERIA REPASSE DE VERBA!Á TODOS QUE LEÊM ESTA INFORMAÇÃO,NÃO PODEMOS DESISTIR.GILBERTO DIMENTEIN DISSE...A EDUCAÇÃO COMEÇA DE BERÇO, LÁ NO BERÇO DAS CRECHES, ONDE AS CRIANÇAS SÃO ESTIMULADAS EM SEUS DESENVOLVIMENTOS PARA UMA FORMAÇÃO MELHOR.A CRIANÇA QUE É ESTIMULADA DESDE DE CEDO VAI APRESENTAR UM EXCELÊNTE DESEMPENHO EDUCACIONAL NO FUTURO."

Prezada(o) anônima(o),

Realmente você tem razão, a Educação Infantil em vários municípios do país é um verdadeiro circo e infelizmente nós somos os palhaços. A dificuldade dos gestores é entender que a valorização dos profissionais da Educação Infantil deve ser exatamente igual a dos outros segmentos da educação básica, vejam o caso das Educadoras de Belo Horizonte-MG, elas fizeram o conurso público com a exigência do Magistério mas a Secretária de Educação está irredutível, não aceita a valorização das mesmas, abaixo o trecho com a fala da secretária, segundo o Blog Educação Infantil na PBH:

"que o fato de o profissional (Educador) estar na escola não o qualifica como professor. (...) Que o Educador Infantil possui a atribuiçao de organizar tempos e espaços que privilegiam o brincar. Que o Educaro Infantil não possui dentre suas atribuições o planejamento pedagógico"
Não parece piada? O MEC precisa saber disso! Ou a gente se organiza ou então seremos obrigados a continuar ler coisas desse tipo.

Voltando ao assunto, o MP de Angra enviou um ofício à Prefeitura questionando como eram distribuídos os recursos do FUNDEB, eles mandaram muitos papéis e poucas respostas, até pouco tempo vinha impresso em nosso contra-cheque que éramos remunerados pelos 40% ao invés dos 60% destinados ao pagamento daqueles que desempenham função do Magistério, precisamos todos nos inteirar mais desse assunto para cobrarmos nossos direitos e lisuras nos gastos dos recursos federais enviados aos municípios.

Sabemos de uma coisa: Com união e disposição para lutar e questionar, ninguém nos pára, é como dizia nossas avós:

"Ou calça de veludo ou bumbum de fora"




Um comentário:

Anônimo disse...

Fundeb proporciona aumento de 32% aos professores municipais de PG Lei Federal 11.494/07 determina ao prefeito concessão de aumento aos professores!!!!!!

PQ NO MEU HOLERITE VEM : ORGAO= ENSINO FUNDAMENTAL-FUNDEB????????
NAO SOMOS NEM DA SECRETARIA DE EDUCAÇAO,NEM DO QUADRO DO MAGISTERIO? HEI PSIU...SOMOS ADMINISTRATIVOS..ESTAMOS SIM ,NAS CRECHES EM SALAS ,DE AULA COM CÇS DE 0 A 5,FAZENDO O TRABALHO DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇAO INFANTIL,QUE SEGUNDO A ¨'LDB" ,AGORA EEE PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇAO BASICA,E NAO TEM NEM UM PROFESSOR AO NOSSO LADO ,SOMOS NOS MESMO,VULGO ATENDENTES DE EDUCAÇAO II,[POMPOSO NE?]
A VERBA DO FUNDEB E REPASSADA DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE ALUNOS MATRICULADOS NA EDUCAÇAO BASICA,PRAIA GRANDE E A TERCEIRA CIDADE DO ESTADO QUE MAIS GANHA EM REPASSE DO FUNDEB,ACHO EU QUE PELO NUMERO DE CRECHES ,40% DESSES ALUNOS ESTAO EM CRECHES DA CIDADE,SIM PORQUE AGORA,A CRECHE,OS EMEIS,FAZEM PARTE DA EDUCAÇAO BASICA,E NOS QUE SOMOS A MOLA MESTRA DAS CRECHES ,NAO RECEBEMOS ESSE REPASSE DO FUNDEB PORQUE?PARA ONDE VAI A VERBA DESTINADA AOS PROFISSIONAIS DA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇAO BASICA OU ENTAO AS CRIANÇAS NAO FAZEM PARTE DESSE NUMERO PARA O REPASSE DO FUNDEB,SIM PQ ESSA VERBA segundo a Legislação Federal, 60% dos recursos do Fundeb devem ser aplicados no pagamento dos professores. Os outros 40% devem ser aplicados na manutenção das escolas, capacitações de educadores, aquisição de materiais escolares e outras ações educacionais previstas legalmente.EI PSIU MAS EU NAO SOU PROFESSOR,TOU TODOS OS DIAS NAS CRECHES FAZENDO o cuidar e educar EM SALAS mas..mais...EI ACHO QUE TAO CONFUNDINDO MINHA CABECINHA...KKKKK VOU PRECISA IR AO PSIQUIATRA....KKKK SO RINDO PARA NAO CHORAR.