Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

domingo, 17 de julho de 2011

GESTORES SEM FORMAÇÃO OU ESTÃO QUERENDO NOS PASSAR PRA TRÁS MESMO ...

Comentário retirado da postagem: QUEM ATUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL É SOMENTE PROFESSOR!

Camila disse...

Ola pessoal, queria deixar um comentario sobre uma conversa que tive com nossa secretaria de educação. Ela me disse que em conversa com algumas cidades do municipio eles a criticaram por ter feito a transformação de cargo de monitora de creche para professora de educação infantil e disse que o professor não atribui a função de trocar fralda, dar banho, etc (ou seja é função do auxiliar) porque o professor não pode para com sua atividade pedagogica para trocar a fralda ou algo assim, eu tentei explicar a ela que pela LDB o professor tem o dever de educar e CUIDAR mas ela disse que pela LDB sim, mas isso se o municipio quiser vai pelas leis do municipio e que nos berçarios não precisa de professor só auxiliar se necessario um professor respondendo pela sala e se ele quiser ajudar pode se não quiser não é atribuição dela portanto não precisa, ou seja sobrecarega o auxiliar queria saber a opinião de vcs pois afinal a LDB não a instituição maioral quando se fala em educação? Obrigada Camila


Olá Camila!


Infelizmente regularizar a situação dos profissionais de creche depende da boa vontade do município, afinal é do executivo que deve partir a iniciativa do projeto lei regularizando a situação, o problema todo é que a LDB e o PNE não definiram uma punição para os municípios que descumprissem a lei.


Por isso lembro novamente do abaixo assinado (que possui link ao lado), ele é uma forma de pressionar o governo federal a cobrar ações dos municípios a fim de resolver nosso problema.


Quanto as atribuições do professor de educação infantil, seria importante indicar algumas leituras esclarecedoras para a Secretária de Educação de seu município, como o REFERÊNCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, em especial o volume 1.


Em uma postagem antiga destacamos alguns trechos importantes, confira AQUI.


P.S.: Ao lado, na lista de postagens importantes, existe outras postagens falando sobre as atribuições do PEI. elas que podem ajudar a esclarer o assunto.

9 comentários:

Anônimo disse...

ENQUANTO ISSO:
"Chillete Express do Tangra" na postagem:
Sábado, Julho 16
Lembram do clube do SESC?

Carlinha disse...
Na sexta-feira à noite passei no Mercado de Peixe(zumbi) e reparei uma gritaria geral de várias pessoas dizendo Ladrão, Safado, fora ladrão.A população ou algumas pessoas já estão se manifestando.É o preço senhor PAULO MATOS.Toda a POPULAÇÃO deveria fazer o MESMO se MANIFESTAR,parabéns para todas aquelas pessoas!!!!!

OBS: Impressionante como as coisas acontecem tão rápido.

Anônimo disse...

Ola!Também estamos nesta luta.Sempre atentas e lendo tudo o que está no blog,ficamos preocupadas com o PARECER CNE/CEB n 7/2011.Mesmo revendo toda a história da ed. infantil deixam claro que o enquadramento só é legal para aqueles que foi exigido a habilitação no concurso.E aqueles que não foi exigida a habilitação e se qualificaram depois? Há como pedir um parecer ao CNE através do blog?

Anônimo disse...

O dia que o preconceito acabar tudo se resolve, mas a culpa maior é o MEC que determina uma coisa, sabe que os municípios, por esperteza, descumpre e não faz nada, e fica essa guerra. O mais grave vem acontecendo, as prefeituras vem fazendo concurso para professor de educação infantil como manda a lei, com sua atribuições também como manda a lei, mas falam ao pé do ouvido do novo professor que ele na prática não precisa cuidar, então é tudo fachada, precisamos denunciar ao MP se esses professores não quiserem cuidar das criança. Essa denúncia pode ser anônima para não criar mal estar entre os auxiliares e PIs. O MEc tb precisa determinar que não se faça mais concurso para auxiliar como previu o PNE a mais de dez anos.

Professora disse...

Anônimo das 20:30,

O Parecer 7/2011, deixa de fora os professores leigos, ou seja,àqueles que estão em sala de aula e precisam de formação específica,sendo providenciadas com a ajuda do próprio Governo federal( Proinfantil). Fomos informadas que os AACs do Rio estavam providenciando esse Parecer. Vamos aguardar. Pensamos também que este abaixo assinado(link ao lado) deverá ter força para "forçar" uma resposta a nosso favor.Então convoquem todos a assinar, precisamos de cinco mil assinaturas!

18 Julho, 2011 16:10

Professora disse...

Anônimo de 20:31,

Sim, Falta manifestação.Não só o povo de Angra como o brasileiro como um todo é passivo demais, não exercem o direito de protestar.o caso dos auxiliares de creche não é diferente, o medo sobrepõe a razão. Achamos que pode ser questão cultural.
Abraços

Anônimo disse...

Quais os procedimentos para que eu faça uma conculta ao MEC, através do sindicato que atuo?

Luluzinha disse...

cordas vocais para saber como estava. E pq não podemos ser reconhecida como professores, se passamos pelas mesmas exigencias??

To aí para o que der e vier... Temos que nos fortalecer como uma categoria organizada e partir para cima dos nossos direitos!

Anônimo disse...

Olá galera!!!! Vamos fazer reivindicar os nossos direitos!!!

Professora disse...

Anônimo de 21:50,

Achamos que em primeiro lugar você deve consultar o sindicato de sua categoria para saber como proceder.É preciso saber se o sindicato apoia nossa causa. Qualquer pessoa pode escrever para o MEC e solicitar esclarecimentos ou providências, basta entrar no portal do MEC, você receberá um protocolo para acompanhar seu pedido, algum tempo depois é enviado para seu e-mail a resposta.

Abraços.

21 Julho, 2011 1