Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

QUEM ATUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL É SOMENTE PROFESSOR!


comentários retirados das postagens:SEGUNDO O CNE AS CRECHES FECHAM EM JANEIRO ASSIM COMO AS ESCOLAS, POIS SÃO UNIDADES EDUCATIVAS e NOSSA REAL SITUAÇÃO...




zel disse...

O município é obrigado a manter apenas um professor em sala de aula, por isso que aqui no município de São Gabriel da Palha abriu vagas no concurso público de 2008 para professores de educação infantil e auxiliares de educação infantil. as instituições de educação infantil atendem em período integral, um período com o professor e uma auxiliar e o outro período com as auxiliares essa foi a resposta dada a nós auxiliares por um dos secretários da Prefeita.


É mais ou menos isso que acontece em Angra, com uma excessão: aqui eles, ao invés do profissional correto que é o Professor de Educação Infantil eles colocaram em sala de aula por somente um período do dia o Docente I, que,segundo eles, fazem o pedagógico e a gente os cuidados, algo impossível de acontecer por causa da indissociabilidade dessas funções na educação infantil.Essa artimanha de ter somente um professor em sala de aula,foi criada com a intenção de economizar e deixar a Educação Infantil no assistencialismo mascarado como instituição de ensino. NA EDUCAÇÃO INFANTIL TODOS DEVEM SER PROFESSORES.

Nubya Nagly disse...

Difícil é escutar pessoas ignorantes e mal informadas dizer: Vamos atender as crianças nesse recesso sem o pedagógico.

Até parece !!!!!


Então tá, vamos deixar as crianças paradinhas em sala de aula, sem brincar, sem comer,sem fazer atividades, sem banho, sem cantar, sem dançar....é minha gente, tudo isso na Educação Infantil É PEDAGÓGICO! Será que é preciso desenhar???

2 comentários:

ELISANDRA C. D. FERNANDES disse...

Isso deixa claro estão economizando onde não deve!!!!!Se falam que educação infantil é educação básica,nós somos o que, BOBO DA CORTE?

Camila disse...

Ola pessoal,queria deixar um comentario sobre uma conversa que tive com nossa secretaria de educação.Ela me disse que em conversa com algumas cidades do municipio eles a criticaram por ter feito a transformação de cargo de monitora de creche para professora de educação infantil e disse que o professor não atribui a função de trocar fralda, dar banho, etc(ou seja é função do auxiliar) porque o professor não pode para com sua atividade pedagogica para trocar a fralda ou algo assim, eu tentei explicar a ela que pela LDB o professor tem o dever de educar e CUIDAR mas ela disse que pela LDB sim, mas isso se o municipio quiser vai pelas leis do municipio e que nos berçarios não precisa de professor só auxiliar se necessario um professor respondendo pela sala e se ele quiser ajudar pode se não quiser não é atribuição dela portanto não precisa, ou seja sobrecarega o auxiliar queria saber a opinião de vcs pois afinal a LDB não a instituição maioral quando se fala em educação?
Obrigada
Camila