Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

domingo, 17 de abril de 2011

VIOLÊNCIA NÃO! RESPEITO E VALORIZAÇÃO SIM!

Comentário retirado da postagem :MOVIMENTAÇÃO DA PL 5446/2009


Atendentes de Praia Grande disse...


"Diante dos últimos acontecimentos, com ameaças de morte a nossa secretária de educação, Maura Ligía Costa Russo, nós atendentes de educação tratamos essa postura com sentimento de repúdio e que somos contra toda e qualquer violência seja ela física, psicológica ou verbal e esta suposta atendente não representa em nenhuma hipótese a posição da classe dos atendentes de educação.



Mas conseqüentemente a estas ameaças, a senhora Maura Ligía conclama a toda sociedade para um discurso que aparentemente é a chamada para a paz mas que em implicitamente coloca o trabalho de todos nós atendente de educação sobre suspeição, portanto em relação a estas colocações nós não concordamos com tais expressões,pois as mesma passa a mensagem de que nós somos pessoas más e violentas, deixando bem claro que as crianças podem estar sendo maltratadas com violências físicas, psicológicas e verbais, e verdadeiramente usando os pais para perseguir a todos nós.



Precisamos deixar claro que a escola é onde os conflitos acontecem onde as relações humanas acontecem em grande escala e muitas vezes essas relações entram em choque porque todos nós somos diferentes e por se tratar de um país com um a diversidade cultural imensa essas mesmas relações fica ainda mais em evidencia, sem contar o fator das cobranças necessárias para o trabalho andar corretamente,tanto nossa em relação aos pais,que algumas vezes não é pacifica ou da direção para conosco.



Muitas vezes somos perseguidos pela SEDUC (Secretaria de Educação de Praia Grande) que através de seus subordinados nos oprimem com ordens sem sentido algum, portanto nós não somos respeitados pelos pais que não nos consideram educadores e simplesmente cuidadores de seus filhos, toda situação que é um pouco mais conflituosa, eles passam por cima de todos inclusive da direção e leva ocaso para a SEDUC, e o veredicto geralmente é contra todos nós profissionais da educação, se pararmos para pensar nós é que somos desrespeitados tanto eticamente, moralmente e verbalmente."



Nós somos totalmente contra qualquer tipo de violência, não será desta forma que atingiremos nossos objetivos. A Secretária de Educação de Praia Grande-SP Sra. Maura Lígia Costa Russo, assim como a de Angra dos Reis, do Município do Rio de Janeiro e outros, precisam entender que as coisas mudaram, estamos nos unindo até mais rápido que pensamos.



Na era do assitencialismo era fácil ludibriar os profissionais que trabalhavam em creches por conta de seu baixo nível de escolaridade, hoje são raríssimos os profissionais que não possuem nível médio, quando não o Magistério e Pedagogia. Fomos enganados e vamos continuar a lutar, aconteça o que acontecer. Nossa meta é chegar a Brasília numa manifestação a nível nacional caso os gestores continuem a nos ignorar.



Infelizmente o que vem acontecendo em vários municípios é a violência psicológica que os gestores estão impondo através de transferências, do arrocho no trabalho, marcação cerrada em alguns funcionários, ameaças de demissões, incitam uns funcionários contra os outros através de fofocas e por aí vai. Não podemos perder o foco, a união é o segredo de nossa vitória.


Tudo isso se dá pelo preconceito que já citamos aqui em várias postagens, é muito complicado para essa gente aceitar que a tarefa de trocar fraldas possa ser de um professor, tanto é verdade que em Angra já ouvimos frases do tipo: "-Mas como? Onde já se viu professor limpar cocô? Isso é tarefa do auxiliar, eles fizeram concurso pra isso!" Se realmente conhecessem a nova concepção da Educação Infantil saberiam que nesta etapa da educação básica o cuidar e educar não se separam, é tarefa de um único profissional. Mesmo em alguns municípios onde a regulamentação está acontecendo, é possível ver o preconceito embutido no Projeto Lei.


Quanto aos pais, eles precisam saber e ver o trabalho que vocês desenvolvem com seus filhos, em Angra temos contato direto com os pais (embora algumas vezes temos os olheiros puxa-sacos que ficam por ali em troca de mordomias) diariamente na saída, e algumas vezes na entrada quando o professor falta e também durante todo mês de janeiro e recesso de julho, são nestas brechas que devemos entrar! Nós aqui do blog conversamos com os pais até na rua. Precisamos urgentemente fazer este trabalho de informação( nos arquivos do blog temos uma postagem com o título:CARTA DE ESCLARECIMENTO AOS PAIS DE ALUNOS DE CRECHE E PRÉ-ESCOLA E COMUNIDADES. Vocês podem proceder da mesma forma) os pais precisam estar do nosso lado, precisamos conquistá-los. Pensem nisto...



Nosso conselho é para que todos aqueles que se sentirem prejudicados, desrespeitados e perseguidos, façam denúncias ao Ministério Público, quanto mais denúncias feitas por nossa categoria pelo país, melhor. Juntos somos fortes! Vamos vencer esta batalha!


Abraços.

Ps.: Estamos com outro comentário de Praia Grande para liberar. Aguardem.


8 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí minha gente, as coisas tomam proporções que não imaginávamos, daí pra pior, ou eles pensam que vamos ficar de braços cruzados sendo usados por esses aproveitadores?vamos a luta, seguindo em frente, mas sem violência.

Anônimo disse...

SOU ATENDENTE DE EDUCAÇÃO AQUÍ DE PRAIA GRANDE, E ASSIM COMO TODAS AS PROFISSIONAIS DESTA PREFEITURA ESTAMOS CHOCADOS COM A SITUAÇÃO QUE SE INSTALOU EM NOSSO MEIO.QUERO DEIXAR CLARO QUE REPUDIAMOS TODA E QUALQUER TIPO DE VIOLÊNCIA!!!SOMOS EDUCADORAS,E CONTRIBUÍMOS PARA UM PAÍS MELHOR SEM VIOLÊNCIA.DESEJAMOS MAIS DO QUE NUNCA QUE TAL CRIATURA AUTORA DE TAIS AMEAÇAS SEJA O MAIS BREVE POSSÍVEL BANIDA DO NOSSO MEIO.TAL PESSOA COM ESTE PERFIL JAMAIS PODERÁ TRABALHAR COM CRIANÇAS.TAL PESSOA NÃO REPRESENTA O NOSSO DESEJO DE RECONHECIMENTO PELAS AUTORIDADES PÚBLICAS DESTE MUNICÍPIO.QUERO DEIXAR AQUÍ TBM UMA EXPRESSÃO DE APOIO AO SINDICATO DOS TRABALHADORES DE PRAIA GRANDE, NA PESSOA DO SENHOR GIVANILDO,POIS TEM SE COLOCADO EM NOSSO APOIO BUSCANDO TODO ESFORÇO PARA UM FINAL FELIZ PARA TODOS OS PROFISSIONAIS ATENDENTES.APESAR DE TUDO NOSSA LUTA CONTINUARÁ!!!!!!

Professora disse...

Bom saber que o sindicado está com vocês nesta luta. Aqui em Angra lutamos para que o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais reconheça a legitimidade de nossa causa, mas tudo indica que nosso sindicato não está nem aí para os direitos de nenhum servidor público.

Mas acreditamos que alcançaremos nosso objetivo. Só depende de nosso empenho.


Um abraço.

Anônimo disse...

Esperamos um número grande de atendentes de educação da Praia Grande em nossa passeata no dia 28/05/11 as 9:00 em frente a Praça das Cabeças,vamos sair as ruas para mostrar a população o que nós queremos que é nossa valorização profissional e nosso piso salarial que é de nosso direito.Nós executamos um trabalho maravilhoso dentro de uma creche, e queremos ser valorizadas, hoje o educar e cuidar não se separam mais.
É a sua presença ATENDENTES DE EDUCAÇÃO que vai mudar esta situação, nós estaremos num dia de sábado sem prejudicar nenhum ônus a prefeitura e nem o dia de trabalho dos pais, que precisam da creche.
Convidem os pais, vizinhos e todos para participarem !!!!
Ate lá!!!

Anônimo disse...

Hoje dia 25/05/11 nós atendentes de educação em Praia Grande recebemos uma notícia que nos deu mais força para sairmos na nossa passeata. O sindicato dos trabalhadores que dizem ser dos trabalhadores nos informou através de informativos distribuídos na porta das escola, que não estão nos apoiando, nesta caminhada para o nosso direito.
Só queremos dizer o que pedimos é sim o plano de carreira e sermos incluídos no estatuto do magistério,com todos os direitos que nos reserva.Leiam o Referencial curricular da educação infantil vol 2 e diz claramente que somos professores de educação infantil e o MEC reconhece.
O problema é que nossa Prefeitura e nossa Secretraria de Educação não quer é pagar, claro as verbas do FUNDEB ,irão ser repartidas com mais gente.Até o Censo Escolar nosso é falsificado nós vamos como AUXILIARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL para receberem as verbas, mas o nosso piso salarial é de R$589,00.Isto é uma patifaria o que fazem, admiramos muito a posição do diretor do sindicato GIL, que foi coagido por nossa secretaria de educação D. Maura.
Mas nada disso reduzirá nossa força, nos iremos até o fim pelos nossos direitos.
Ate breve DIA 28/05/11 as 9 da manhã em frente a Praça das Cabeças, e é lá que mostraremos nosso UNIÃO e RECONHECIMENTO DA NOSSA PROFISSÃO.

zé paulo disse...

Olá pessoal , estou solidário a luta de todos , quero dizer que o Sindicato não representa a vontade nem os direitos dos atendentes , o Sindicato representa a vontade do secretariado e do prefeito, estamos sendo processados por cobrar posições, pelo presidente do sindicato Sr. Givanildo, Sra. Maura Ligia, secretaria de Educação, Sr. Getulio Matos, secretario de Empregos e relações do Trabalho e o Sr. Jaime adjunto do secretario de saúde, eles alegam estar sendo injuriados, cobramos por exemplo as varias condenações da Seduc quanto a licitações , a perda de mais de 1000vagas de cursos de capacitação do FAT para Praia grande, cobramos ainda a falta de transparência e Assembléia pelo sindicato e chamamos ele de "pelego" ou seja não representa a categoria, cobramos ainda transparência nos gastos da saúde, sobre a terceirização dos serviços da cidade. Como podem ver isso eles consideram injuria e querem que nos retratemos , isso foi rechaçado ontem em audiência no Fórum de Praia Grande em audiência em que todos compareceram. Vamos tocar o processo adiante sem medo de intimidações por parte dessas pessoas que se acobertam em cargos públicos, o motivo disso tudo esta explicito na Comunidade dos servidores pagina do ORKUT acessem e vejam , estamos ainda falando a mesma coisa nas redes sociais como FACEBOOK , “DIRETO DE EXPRESSÃO “ vamos lutar e contamos com apoio de todos atendentes assim como vamos apoiá-los nesta batalha. Plano de carreira sem discutir com a categoria é golpe e sindicato que não representa mais ainda. Vamos fortalecer o debate e pressionar para uma solução imediata , abraços e estamos a disposição.

Professora disse...

Olá Zé Paulo,

Somos também solidárias a sua luta. É muito triste quando nos deparamos com um sindicato pelego que ao invés de lutar pelos interesses das categorias que pagam seus salários, se enveredam para o lado do prefeito para ganhar sabe Deus o que, ninguém apoia o outro de graça somente por seus lindos olhos, sempre há interesses no meio.Continue lutando, a justiça estará do seu lado,sabemos também que podemos buscar outras instãncias caso necessário.

Abraços.

zé paulo disse...

Olá anônimo entra em contato, meu email é zepauloart@yahoo.com.br , vamos buscar soluções e fortalecer a luta dos atendentes, mais precisamos de mais informações, aguardo .